Link – 7 de junho de 2010

Mão no controle, olho na bolaA Copa móvelFifa 10 ou PES 2010?Concentração e distraçãoComo criar uma internet menos mal educada?Quando scraps viram namoroA indústria pornô quer o seu celularVida Digital: Anthony Volodkin, do Hype Machine

Link – 31 de maio de 2010

O Xereta Privacidade e ControleInformação livre, só para o FacebookO que diz quem fica e quem sai do Facebook Os polêmicos termos de usoFuja de Mark Zuckerberg Super Mario Galaxy 2: bom até para quem é ruim Zynga crê em vida pós FacebookMais um capítulo na história da megalomania digital Pesquisador crítica mudanças no Marco Civil Além da maquiagem verde Quando o controle realmente está na sua mãoVida Digital: Niklas Zennström, criador do Skype e do Kazaa

Link – 24 de maio de 2010

Gênio, sim. Do mal? Steve Jobs visto através de seis ex-parceiros1. O fundador: Steve Wozniak2. O mágico: Andy Herzfeld3. O artista: Hartmut Esslinger4. O inimigo: John Sculley5. A mulher que entende o homem: Pamela Kerwin6. O soldados: David SobottaNestlé na mira dos ativistas digitaisTroca de figurinha, agora via TwitterPersonal nerd: criando suas fontesO futuro mais revolucionário da semana passadaA reabilitação do Adobe Flash‘Quem é pior: Apple ou Microsoft?’ puxa o papo nesta festaUma startup brasileira entre 180 expositoresUma guerra contra o limite do 3GVida Digital: John Weschler, criador do Formspring.me

Link – 17 de maio de 2010

A solução do mistério não importaLost fez primeiroAnsiedade de fãs forçou a mudança da televisãoA ficção científica encontra o amorHistórias em várias plataformas criadas por diversos produtoresAnálise: E daí se as peças não se encaixarem?Personal Nerd: J.J. Abrams linka tudoO que Obama quis dizer ao vilanizar Xbox, iPod e iPadPolítica, economia e cultura na mesa31 de maio: o dia de sair do FacebookBrasil lidera a adoção de redes sociaisVida digital: Andreas Lange

O que aconteceu, aconteceu

Materinha de abertura da edição do Link de hoje.

O começo do fim
Falta uma semana para o fim de Lost. Mas o impacto da série de J.J. Abrams, que mudou a forma como a cultura é produzida e consumida, continuará a ser sentido ao longo do século 21

Em menos de uma semana, tudo terá terminado. A história que fez que a série Lost se tornasse uma das marcas mais fortes da cultura do século 21 chega ao fim no próximo domingo, quando irá ao ar o último episódio da série, chamado apenas de “The End”.

Mas o fim da série só reforça sua importância, que vai muito além da TV. Lost criou uma mitologia própria e obrigou o espectador a especular para além da trama original, buscando links em livros clássicos e na história da religião, da ciência e da filosofia para tentar desvendar seu enigma.

Some isso ao fato de que a série acompanhou a forma como a internet mexeu com a velha mídia e desdobrou-se online, usando a rede como plataforma para divulgar mais especulações. Lost não só contava uma história – chamava seu público para participar dela, como em um jogo.

Fora dos Estados Unidos, Lost foi ainda mais importante, pois pela primeira vez na história um produto ficcional teve audiência planetária em tempo real, mérito que antes era apenas de transmissões jornalísticas e eventos esportivos. O interesse pela série fez que telespectadores de todo o planeta não esperassem a exibição dos episódios em seus países e buscassem meios – online – para acompanhar a saga simultaneamente ao público de seu país de origem.

Lost também inaugura um novo tipo de narrativa, que explora as possibilidades da era digital como nenhum filme, livro ou disco conseguiu fazer até hoje. É o produto que melhor representa como será a cultura do futuro, em que o público pode escolher entre simplesmente acompanhar uma única história ou se entregar a um universo de ramificações infinitas.

A série faz que seus espectadores sejam ativos e busquem aumentar a história a partir de sua própria participação – mesmo que isso signifique apenas especular sobre o que pode acontecer. Parece pouco, mas não é.

“O mistério representa possibilidades infinitas”, disse seu criador J.J. Abrams em uma palestra no evento TED (sobre tecnologia, entretenimento e design) em 2007. “Representa esperança, representa potencial… O mistério é um catalizador da imaginação”.

O grande plano de J.J. Abrams

Eu assinei o Personal Nerd desta edição do Link.

A leitura na era digital

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Os outros debates (sobre política e economia em tempos digitais) podem ser assistidos seguindo este link.

A leitura em discussão no último dia do Link na Cultura

E hoje encerro a rodada de discussões do Link ali na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Depois do debate sobre política mediado pelo Doria e do de economia conduzido pelo Cruz, é a minha vez de intermediar um papo sobre mercado editorial, literatura, dispositivos de leitura eletrônica e o papel do livro em tempos digitais, que inevitavelmente descambará para novos hábitos de comportamento, consumo e produção criativa no século 21. A conversa será realizada entre o Flávio Moura, diretor da Flip, e o Samuel Titan, do Instituto Moreira Salles e começa pontualmente às 12h30. A entrada é gratuita.

O segundo dia do Link na Cultura

Continua o Encontros Estadão & Cultura, primeiro evento do jornal na livraria e cuja pauta são os temas do Link. Ontem o papo sobre política e internet rendeu bem e hoje a conversa é sobre tecnologia e negócios e o Renato Cruz, repórter do caderno de economia do jornal, media uma conversa sobre as vantagens e as dificuldade de começar a trabalhar com uma empresa de tecnologia no Brasil. Na mesa sentam-se o Romero Rodrigues do Buscapé, o criador de um dos primeiros provedores de internet do Brasil Aleksandar Mandic; Marcelo Romeiro da Rio Bravo e Gustavo Morale da Hotwords. O papo começa às 12h30 ali no auditório da unidade da Cultura no Conjunto Nacional e a entrada é gratuita.

O primeiro debate do Link na Livraria Cultura

Daqui a pouco, ao meio-dia e meia, começa o primeiro Encontros Estadão & Cultura, série de debates que o jornal onde trabalho realiza com a Livraria Cultura. E o caderno que edito (o Link, pra quem não sabe) foi o escolhido para dar início aos trabalhos com três debates que abordam aspectos diferentes de seu universo – nestes três dias falaremos de política 2.0, tecnologia e empreendedorismo e sobre leitura em tempos digitais. A primeira conversa acontece hoje e aborda a política na internet de uma forma mais ampla do que a discussão partidária – mediada pelo Doria, a mesa conta com a participação do Rodrigo Bandeira, criador do site Cidade Democrática, e do analista de mídias sociais Pedro Markun, do Transparência Hack Day. Amanhã e sexta tem outros dois, no último sou mediador – mas estarei nos três dias por lá. O evento é gratuito e acontece na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na avenida Paulista. É só aparecer.