Lincoln Olivetti (1954-2015)

, por Alexandre Matias

LincolnOlivetti-

Maus ventos de 2015 sopram que o mago maestro Lincoln Olivetti já não está mais entre nós. Lincoln Olivetti teria sofrido um enfarto do fim da tarde dessa terça, como já postaram nas redes sociais uma série de amigos e conhecidos do músico, arranjador e produtor, embora não haja uma confirmação oficial.

Lincoln Olivetti é desses raros produtores brasileiros que dominaram a sonoridade de uma época. Bebendo no soft rock do Steely Dan e dos Doobie Brothers, no soul da Filadélfia, nos arranjos suntuosos da disco music e no jazz elétrico dos anos 70, misturando igualmente doses de Quincy Jones e Giorgio Moroder a uma brasilidade reluzente e festiva, no penúltimos dos suspiros de um Rio de Janeiro utópico no imaginário brasileiro. Sua presença musical refletia-se nos teclados elétricos e levadas manhosas de metais, um suingue global rebolado de forma muito brasileira, apesar das críticas da época que falavam em “pasteurização” ou “padronização”, quando, na verdade, era uma clara assinatura musical. Alguns de seus exemplos clássicos falam por si:

Além de seu clássico disco autoral com o guitarrista e parceiro Robson Jorge, de onde saiu sua clássica foto lá em cima:

E a lista vai longe… Muita música boa, uma perda gigantesca pra nossa música. E rola uma história que ele estava com um disco prontinho pra ser lançado…

Tags: ,