On the run #176: Fred again.. x Thomas Bangalter x Pedro Winter x Erol Alkan @ Pompidou Centre (25.10.2025)

O evento de comemoração dos 20 anos da gravadora francesa Because Beaubourg já prometia ao reunir durante dois dias e duas noites eventos relacionados ao elenco do selo nos oito andares do Pompidou Centre, em Paris, neste fim de semana. E entre nomes como 2ManyDJs, Shygirl, Irfane com Breakbot, Mayou Picchu, Christine & The Queens, Laima e Iggor Cavalera, Pascal Comelade, Mariam (que fazia dupla com seu marido recém-falecido Amandou), Sébastian Tellier, ainda anunciava um set em back to back entre o francês Pedro Winter e o inglês de ascendência turca Erol Alkan. O primeiro também é conhecido como Busy P, foi empresário do Daft Punk no início da carreira e fundou a gravadora Ed Banger, que lançou nomes como Justice, Cassius, SebastiAn, Mr. Oizo, DJ Mehdi, entre outros. O segundo é um DJ lendário da virada do século, cujos remixes (que iam dos Chemical Brothers ao Franz Ferdinand, passando pelo Interpol, MGMT, Hot Chip, Yeah Yeah Yeahs, Scissor Sisters, Tame Impala, Metronomy e Depeche Mode) transformavam qualquer hit em ouro puro, surfando na onda dos mashups quando fundiu “Can’t Get You Out of My Head” com “Blue Monday” numa época em que ninguém ousava fazer isso. Já era um encontro de peso, quando, de repente, sem anúncio, primeiro surge o novato Fred Again, ele mesmo um dos melhores DJs do mundo hoje, para se juntar à dupla, para depois receberem ninguém menos que Thomas Bangalter, metade do Daft Punk, que não discotecava desde 2016 (como consegue?) e, como o próprio Fred Again publicou depois em sua conta no Instagram, “me disse que foi naquele prédio que ele se apaixonou por música eletrônica em 1992 e que não discotecava sem máscara há 24 anos”, escreveu o jovem, impressionado. “Eu não soube o que dizer depois que ouvi isso e até agora ainda não sei.” Felizmente podemos ouvir o set de duas horas, que já está online, com direito a Kraftwerk, Gil Scott-Heron, Donna Summer, Ca7riel & Paco Amoroso, Plastikman, Justice com Simian, Skrillex, Missy Elliot, e a faixa-título do novo filme de Paul Thomas Anderson. Saca só aí embaixo, com setlist completo e tudo.  

Nessas de anos 80…

toi-et-moi

Impressionante como a mistura de dance music com anos 80 reinventou a música francesa. Um bom exemplo é esse incrível remix retrô que Lawrence Ash – que atende pelo apelido de Lifelike – fez para a deliciosa (e retrô) “Toi et Moi” que a dupla Paradis – formada por Simon Mény e Pierre Rousseau – lançou no meio do semestre.

Vida Fodona #237: Vida Fodona Clássico

Depois de três programas praticamente monotemáticos, vamos de volta à já clássica rotina de seu podcast favorito, com músicas de todas as épocas, nacionalidades e estilos musicais diferentes.

Rita Lee & Tutti Frutti – “Luz del Fuego”
Ultrasom – “Eveready”
La Roux – “In It For the Kill (Lifelike Remix)”
Jupiter Apple – “Collector’s Inside Collection”
Nuuro – “Diamante”
Ike & Tina Turner – “Whole Lotta Love”
Ruído/mm – “Sanfona”
Franz Ferdinand – “Dream Again”
Olivia Tremor Control – “Jumping Fences”
Yeasayer – “Sunrise”
Memory Cassette – “Asleep at a Party”
Javiera Mena – “Cámara Lenta”
Honeycut – “Tough Kid”
Buffalo Springfield – “For What’s Worth”
Nara Leão – “Deixa”
Beck – “MTV Makes Me Wanna Smoke Crack”
Phil Collins Big Band – “Sussudio”

Por aqui.

Vida Fodona #174: Hoje eu tou devagar

Começando a semana em ritmo de dub, preguiçoso e sonolento, mas, aos poucos, pegando o ritmo. Mais um Vida Fodona Soundsystem aê!

Phil Pratt – “Star Wars”
Chalawa – “So Much Things to Say”
Céu – “Cordão da Insônia”
Primal Scream – “Higher than the Sun (Higher than The Orb Extended Mix)”
Franz Ferdinand – “The Vaguest of Feeling”
Massive Attack – “Inertia Creeps”
Public Image Ltd. – “Religion I”
Gang of Four – “To Hell with Poverty”
Cidadão Instigado – “Homem Velho”
Mundo Livre S/A – “Negócio do Brasil”
Hurtmold – “Sapers”
Yoko Ono – “Walking on Thin Ice”
La Roux – “In it for the Kill (Lifelike Remix)”
Delorean – “Deli”
Gossip – “Love Long Distance (Fake Blood Remix)”
Amanda Blank – “A Love Song”
Xx – “Crystalised”

Vamo lá?