Letrux no CCSP

letrux-

Letícia Novaes apresenta seu Em Noite de Climão nesta quinta-feira em São Paulo no CCSP (mais informações aqui) e aproveitei a deixa para pedir para que ela dissecasse seu disco faixa a faixa abaixo:

Letrux 2017: “Que brutal esse caldo que você me deu”

Letrux-

Mesmo depois de desfeito o casamento, Letícia Novaes e Lucas Vasconcellos – o casal que era a força-motriz da banda carioca Letuce – seguiram em frente com a banda e lançaram o ótimo Estilhaça, em 2015, motivo para mais um último giro ao vivo por aí como banda e para fazer o show de encerramento desta fase. Desde então, Letícia vem burilando seu primeiro trabalho solo, cujo primeiro single (e clipe) ela lança em primeira mão no Trabalho Sujo.

“Coisa Banho de Mar” é uma boa porta de entrada para Em Noite de Climão – mas o fato é que quase todas as outras músicas do disco também são. Elas mostram a desbocada e sinuosa Letícia de sempre, mas deslizando à noite, longe da luz do sol e do calor humano, entre as sombras e a frieza da vida noturna, na pista. É um disco dance de forte pulso oitentista, mas não em citações literais (e isso não inclui a participação de Marina Lima na ótima “Puro Disfarce”), e sim em timbres e ambientações. Tudo isso mero cenário para que ela destile um fel irônico, mas gente boa, que muitas vezes ela aponta para si mesma. É um disco ao mesmo tempo de autodescoberta e imersão no nada, que chama o ouvinte para dançar – com as palavras. Conversei com ela sobre o disco, cuja capa e ordem das faixas vem a seguir e será lançado na semana que vem.

De onde veio Letrux? É uma personagem, uma fase, um disfarce?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/letrux-2017-de-onde-veio-letrux-e-uma-personagem-uma-fase-um-disfarce

Por que Noite de Climão?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/letrux-2017-por-que-noite-de-climao

O quanto o final de um casamento está ligado ao início de uma carreira solo?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/letrux-2017-o-quanto-o-final-de-um-casamento-esta-ligado-ao-inicio-de-uma-carreira-solo

Como você compõe agora? O que muda nessa nova fase?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/letrux-2017-como-voce-compoe-agora-o-que-muda-nessa-nova-fase

Você consegue separar o tipo de composição atual do que você compunha para o Letuce?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/letrux-2017-voce-consegue-separar-o-tipo-de-composicao-atual-do-que-voce-compunha-para-o-letuce

E em termos estéticos, por que se aproximar dos anos 80?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/letrux-2017-e-em-termos-esteticos-por-que-se-aproximar-dos-anos-80

Conta a história do disco, quando ele começou, quando você começou a gravar etc.
https://soundcloud.com/trabalhosujo/letrux-2017-conta-a-historia-do-disco-quando-ele-comecou-quando-voce-comecou-a-gravar-etc

Como Marina entrou no disco?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/letrux-2017-como-marina-entrou-no-disco

Como é o disco ao vivo? Quem é a banda?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/letrux-2017-como-e-o-disco-ao-vivo-quem-e-a-banda

letrux-noite-climao

“Vai Render”
“Ninguém Perguntou Por Você”
“Coisa Banho de Mar”
“Que estrago”
“Puro disfarce” (com Marina Lima)
“Amor Ruim”
“Noite Estranha, Geral Sentiu”
“Além de Cavalos”
“Hypnotized”
“Flerte Revival”
“5 Years Old”

Letrux: “Onde a fossa dança e o gozo dói”

leticia2017-

Pedi pra Letícia Novaes, a eterna lady Letuce, para falar sobre seu primeiro disco depois do fim da banda, Letrux em Noite de Climão, cuja campanha de crowdfunding ela acabou de lançar: “‘Letrux em Noite de Climão – onde a fossa dança e o gozo dói’, Letícia Novaes quer te fazer dançar e chorar no seu primeiro disco solo após o fim da sua banda Letuce. Produzido por Natália Carrera – que será guitarrista -, Arthur Braganti – tecladista – e pela própria Letícia, o disco deve vir ao mundo no final de maio. O disco conta com composições próprias, e algumas parcerias com Arthur. ‘Coisa Banho de Mar’, ‘Isso Aqui Vai Render’, ‘Artes Plásticas’ e ‘Amor Ruim’, são alguns títulos das composições”, ela escreveu, percebendo em seguida que havia se descrito na terceira pessoa: “Foi mal, fiz o Pelé”, gracejou. Esse é o vídeo que ela fez para apresentar o novo álbum:

É impressão minha ou tem um certo diálogo com o Tropix da Céu? Uma versão carioca e acanalhada do sentimento noite néon do disco da cantora paulista. Não é só o x no final do título… Você pode apoiar o projeto no Catarse.

Nicolau Caverna

Marvio se joga à obra de Nick Cave, em show que fez no Rio para o lançamento do novo livro de Cave no Brasil, A morte de Bunny Munro. Tomara que ele também faça esse show em São Paulo que, no Rio, teve a participação do Dado Villa-Lobos…

…e da Letícia do Letuce.

E Nick Cave pro Brasil, ninguém anima trazer?