O Robocop do Padilha: “Robófobo!”

robocop-poster

Outro trailer do Robocop do Padilha – e eu nem tinha me ligado que o Omar Little do The Wire tava no elenco…

O filme tem parecido cada vez melhor, independente do Robocop parecer o Kamen Rider preto. E eu tenho quase certeza que esse “too slow boy!” vai ser usado numa cena de ação e pode virar bordão – como bem sabe fazer o Padilha… (Ou seria uma adaptação do “perdeu pleiboi” pro inglês?).

Robocop à brasileira

Quando apareceu o trailer do Robocop do Padilha, eu havia usado um poster feito por fã para ilustrar a notícia. Mas agora apareceu o primeiro poster oficial:

robocop-teaser

Eis o primeiro trailer do Robocop do José Padilha

robocop_fan_poster

Olha só o trailer novo do tão esperado remake de Robocop feito pelo diretor dos dois Tropa de Elite:

Tirando os clichês de montagem dos trailers de Hollywood (que deixa todos os filmes de ação idênticos), a impressão é que há um bom filme vindo aí… E será que essa cor preta tem a ver com o Bope? O que volta àquela minha teoria de que o Robocop do Padilha seria o terceiro episódio de Tropa de Elite: a versão globalizada da saga do Capitão Nascimento. O trailer que ilustra o post, no entanto, não é oficial – foi feito pelo ilustrador norte-americano Joseph Sheldahl.

Robocop 2013

O viral do Robocop do Padilha já começou faz tempo – o site da nova OCP, que agora chama-se Omnicorp, está no ar desde julho.

Mas isso é pra dizer que em breve escrevo o texto sobre como eu imagino que poderia ser este novo filme – e como ele se encaixa na filmografia do Padilha.

Robocop 2012

Vazou o visu, via ComingSoon.net:

Padilha deve estar putaço, imagina. Mas o vazamento dessa imagem é uma boa oportunidade de eu juntar algumas coisas que vinha pensando sobre o novo filme – devo falar disso essa semana. Me cobrem.

O Robocop do Padilha

O Hessel linka o Coming Soon:

“O que eu posso falar é: no primeiro RoboCop, quando Alex Murphy é trucidado, você vê alguns relances de hospitais e depois já corta para ele como RoboCop. Meu filme vai mostrar o que tem nesse meio tempo. Como se faz um RoboCop? Como você transforma lentamente uma pessoa em um robô? Como, na verdade, você tira a humanidade de alguém e como você programa um cérebro, por assim dizer? Como isso afeta o indivíduo?”

Potencial pra filmaço.

E o trailer de Tropa de Elite 2 pro exterior?

E por falar no Padilha, esqueci de comentar aqui como acho o Tropa de Elite 2, que chega aos cinemas norte-americanos nessa sexta, infinitamente superior ao primeiro (que parece uma pornochanchada sem sexo, só se salva pelos bordões de humor anos 70) – e assistindo ao trailer dá pra crer que o filme funcione como uma bomba-relógio sobre o papel do Brasil no novo cenário global. Como Cidade de Deus, se Tropa de Elite 2 não estourar no exterior, inevitavelmente fará crescer no inconsciente estrangeiro, bem devagar, uma nova imagem para o nosso país, frisando como a corrupção e a violência fazem parte das engrenagens básicas que mantém grande parte de nossas instituições funcionando (deixa essa merda toda sobre a Copa do Mundo começar a feder mais…). E, como o filme de Meirelles, é didático o suficiente para funcionar como apoio objetivo para futuras matérias, editoriais e memes sobre o que é o Brasil para o resto do mundo.

O que fode é essa porra de Tihuana, depõe contra toda a credibilidade do filme e consegue ser pior que a cena da rave do Matrix 2 em termos de vergonha alheia…

As primeiras cenas do Robocop de José Padilha

Outro post que tungo inteirinho do Tiago Lyra.