Os 25 melhores discos do primeiro semestre de 2024 segundo a comissão de música popular da APCA

Terça passada aconteceu mais uma premiação da Associação Paulista dos Críticos de Arte (desta vez transmitida online, dá pra conferir aqui) e esta semana a comissão de música popular da APCA, da qual faço parte ao lado de Adriana de Barros (TV Cultura), Bruno Capelas (Programa de Indie), Camilo Rocha (Bate Estaca), Cleber Facchi (Música Instantânea), Felipe Machado (Istoé), Guilherme Werneck (Meio e Ladrilho Hidráulico), José Norberto Flesch (Canal do Flesch), Marcelo Costa (Scream & Yell), Pedro Antunes (Estadão e Tem um Gato na Minha Vitrola) e Pérola Mathias (Poro Aberto), escolheu os 25 melhores discos do primeiro semestre deste ano. Uma boa e ampla seleção que não contou com alguns dos meus discos favoritos do ano (afinal, é uma democracia, todos têm voto), mas acaba sendo uma boa amostra do que foi lançado neste início de 2024. E pra você, qual ficou faltando?

Confira abaixo os indicados:  

Paul McCartney no Brasil em 2024!

Paul McCartney veio ao Brasil no ano passado e o José Norberto Flesch acaba de cravar que ele volta ainda esse ano! São poucas informações adiantadas pelo Flesch, que deixou no ar a possibilidade de ele passar por cidades que não passou na vinda de 2023 pra cá (quando passou por Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro) e que sua décima primeira vinda ao Brasil aconteceria entre novembro e dezembro deste ano. Pra quem perdeu o fio da meada, Paul veio ao Brasil em 1990, 1993, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2017, 2019 e 2023! E é claro que estaremos lá mais uma vez, rezando nossa missa beatle e cantando todos os nanananas de “Hey Jude” possíveis. Triste é quem não tem um ídolo desse quilate vindo pra cá toda hora.

Veja abaixo o anúncio do Flesch:  

Eis os melhores de 2023 na categoria Música Popular segundo a APCA

Ludmilla, Jards Macalé, Ana Frango Elétrico, Titãs, Luiza Lian, projeto Relicário e Mateus Fazeno Rock são os vencedores nas categorias de Música Popular da edição de 2023 do prêmio dado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, da qual faço parte. Eis os vencedores de cada categoria:  

Os 50 melhores discos de 2023 segundo o júri de música popular da APCA

Estes são os 50 discos mais importantes lançados em 2023 segundo o júri da comissão de música popular da Associação Paulista dos Críticos de Arte, da qual faço parte ao lado de Adriana de Barros (editora do site da TV Cultura e apresentadora do Mistura Cultural), José Norberto Flesch (Canal do Flesch), Marcelo Costa (Scream & Yell) e Pedro Antunes (Tem um Gato na Minha Vitrola, Popload e Primavera Sound). A amplitude de gêneros, estilos musicais, faixas etárias e localidades destas coleções de canções é uma bela amostra de como a música brasileira conseguiu se reerguer após o período pandêmico com o lançamento de álbuns emblemáticos tanto na carreiras de seus autores quanto no impacto junto ao público. Além dos discos contemporâneos, fizemos menções honrosas para dois álbuns maravilhosos que pertencem a outras décadas, mas que só conseguiram ver a luz do dia neste ano passado, um de João Gilberto e outro dos Tincoãs. Na semana que vem divulgaremos os indicados nas categorias Artista do Ano, Show e Artista Revelação, para, no final de janeiro, finalmente escolhermos os vencedores de cada categoria. Veja os 50 (e dois) discos escolhidos abaixo:  

A economia de Taylor Swift

Escrevi sobre o impacto da atual turnê de Taylor Swift na economia norte-americana em mais uma colaboração para o site da CNN Brasil e aproveitei para conversar com gente do mercado de shows sobre como atrações internacionais – inclusive a vinda da própria Taylor, que estará entre nós no fim deste mês – mexem na economia do Brasil.

Leia abaixo:  

Beyoncé no Brasil: Enlightenment | Illuminism Act II vem aí?

Será que o segundo ato da Beyoncé pós-pandemia está vindo aí? O rumor sobre a continuação de seu disco de 2022 estava contido no título, quando a maior estrela do planeta atualmente batizou o melhor disco do ano passado de Act I: Renaissance. As especulações sobre um movimento de três atos – a divisão clássica das peças de teatro – e sobre quando os outros capítulos viriam surgiram logo em seguida do lançamento súbito daquele discaço. E como Beyoncé batizou o disco com o título uma das fases da história da arte, a Renascença, logo começaram as especulações que o segundo ato viria com o título do movimento seguinte, o Iluminismo (e o terceiro seria o Romantismo, o Modernismo ou a Revolução – de acordo com o exercício de imaginação dos fãs até aqui). Acontece que nesta quinta-feira, o jornalista José Roberto Flesch antecipou a vinda da nova turnê de Beyoncé para o Brasil em 2024, uma vez que a excursão do primeiro ato não passou por aqui, e ao publicar que a turnê se chamaria Enlightenment | Illuminism Act II em sua conta no Twitter, teve que apagar o tweet devido a partes envolvidas na negociação, embora tenha mantido a especulação sobre a vinda da deusa para o Brasil no ano que vem. E será que o disco sai ainda esse ano? Dez anos atrás ela fez algo parecido, quando lançou seu Beyoncé depois que todo mundo já tinha escolhido os melhores discos do ano, em pleno dezembro. Ah mulher…

Depeche Mode no Brasil!

E agora o Flesch crava que quem vem para o Brasil no próximo semestre é o grupo inglês Depeche Mode. O clássico grupo eletrônico que desenho parte do futuro da música pop no início dos anos 80 deve vir ao país entre maio e junho de 2024 para divulgar seu disco mais recente, Memento Mori. É a primeira vez que o grupo virá ao país depois da morte de Andy Fletcher no ano passado. O grupo já passou aqui duas vezes, em 1990 e 2018, e retorna com dois de seus fundadores na formação, Dave Gahan e Martin Gore. E fica a dúvida: como o próprio Flesch anunciou que os Tears for Fears viriam para o Brasil no mesmíssimo período, será que está se desenhando um festival de veteranos dos anos 80 no modo daquele Darker Waves que comentei aqui outro dia?

Tears for Fears no Brasil!

Mais um show vindo para o Brasil antecipado pelo jornalista José Norberto Flesch, que crava: a dupla Tears for Fears tocará no país em 2024 provavelmente no meio do primeiro semestre do ano que vem, entre maio e junho. Não há informações sobre em quais praças Roland Orzabal e Curt Smith passariam e qual é a quantidade de shows que fariam por aqui, mas pude vê-l0s em 2017, quando tocaram pela última vez por aqui num Rock in Rio, e as vozes dos dois segue excelente – fora que é um rosário de hits, além das músicas novas do disco mais recente, The Tipping Point, lançado no ano passado e o primeiro disco de inéditas desde Everybody Loves a Happy Ending, de 2004. Maravilha, hein!

Madonna no Brasil… em 2024!

Mais uma turnê internacional que passa pelo Brasil antecipada pelo José Norberto Flesch — o jornalista, que já anunciou a vinda de Paul McCartney ao país no final deste ano, agora avisa que a turnê de 40 anos de carreira de Madonna passa por aqui no inicio do ano que vem, entre janeiro e fevereiro, sem mais detalhes sobre quais cidades receberão a rainha do pop.

E esse papo de Lana Del Rey no Brasil?

Não foi só uma, mas duas especulações que surgiram nesta quarta-feira e que parecem cravar que nossa musa Lana Del Rey volta a dar o ar de sua graça por aqui ainda neste semestre. Tanto o José Norberto Flesch quanto o Hugo Gloss cravam a vinda de Lana, que está prestes a lançar um novo álbum em março (com o sensacional título Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd), para o final do mês de maio – e Gloss ainda cogita que ela virá como uma das atrações do festival Mita. Só vem!