E vamos encerrar mais um ano de Inferninho Trabalho Sujo nessa quinta-feira, quando retorno ao bom e velho Picles para receber duas bandas queridas que teriam se apresentado no mês passado caso a prefeitura de São Paulo não estivesse disposta a sabotar a própria população. Em um dos dias de blecaute que a cidade viveu recentemente, Bufo Borealis e Pelados se apresentariam no intenso sobrado no coração de Pinheiros no que seria a primeira edição do Viçafest, pois ambos grupos contam com Vicente Tassara na formação, que aproveitava a ocasião para coemmorar seu aniversário. Mas mesmo que a prefeitura e a Enel tenham lutado contra o Viçafest acontece nesta quinta-feira, dentro do Inferninho Trabalho Sujo e o melhor é que se você chegar antes das 22h não paga para entrar (só tem que retirar seu ingresso online antes neste link). O Picles fica no número 1838 da Cardeal Arcoverde e depois dos dois shows assumo a pista com a minha cúmplice caótica Bamboloki para nos despedirmos de 2024 em grande estilo. Vamos?
Dadá Joãozinho encerrou seu 2024 nesta quinta-feira ao apresentar-se na Praça de Eventos do Sesc Vila Mariana mostrando que realmente está em uma nova fase. O que seria uma apresentação de seu disco de estreia Tds Bem Global em que mostraria as canções do álbum de 2023 acompanhado da guitarra (tocada pelo próprio Dadá), por bases eletrônicas e percussão evoluiu para um show em que o músico de Niterói reuniu uma bela banda para mostrar uma série de canções inéditas. Cercou-se de um time formado pelo baixista Everton Santos, seu compadre Joca na percussão, o baterista e diretor musical Thiago Fernandes e tecladista das bandas indie Raça e Ombu João Viegas e soltou a voz em canções cada vez mais pop, mostrando o novo rumo que seu trabalho começará a tomar em 2025. Ele ainda contou com as presenças de Bebé Salvego (que aniversariava na mesma quinta) e de Popoto (também da banda Raça, com quem dividiu os vocais na recém-lançada “Olha Pra Mim”), fechando bonito um ano em que seu trabalho conseguiu ampliar ainda mais seu alcance.
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Nina Camillo encerra seu 2024 fechando um ciclo aberto há mais de dez anos, finalmente colocando no mundo o registro da primeira fase de sua carreira. A cantora sul-mato-grossense lança seu primeiro registro oficial, o EP Nascente, título que também batizou o espetáculo que fez esse ano no Centro da Terra, nesta sexta-feira e antecipa em primeira mão para o Trabalho Sujo. O disco reúne os singles que ela lançou nesta etapa, que começou antes da pandemia, e inclui outras músicas que terminou há pouco tempo. “Foi uma novela”, explica ao reforçar a importância do produtor Tiago Frúgoli neste processo. “As músicas que eu fiz para esse disco todas vieram após eu ter aulas de piano com ele, o que me abriu uma porta de expressão absurda”, continua. “Componho desde criança, mas no violão e com o tempo fui perdendo esse amor, enquanto no piano, sinto que me encontrei, ainda mais que tinha recém-descoberto todos os artistas que considero grandes influências hoje”. Ela cita nomes como Erykah Badu e Hiatus Kaiyote e a influência do jazz brasileiro, no que chama de um processo longo de experimentação e produção. O EP surge como uma forma de unir os singles que já havia lançado com a inclusão de duas composições anteriores, incitada por Frúgoli. “Estas foram gravadas esse ano, são mais introspectivas e pessoais que os singles e falam da minha relação com a música. Cada vez mais familiarizada com o estúdio e com tocar com uma banda, ela lança Nascente para o mundo como uma forma de antecipar a próxima fase. “Gravei antes de ter experiência de palco e de sons ao vivo, então nesse sentido, acho que as próximas coisas que vão vir, virão um pouquinho diferentes.”
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Já dá pra dizer que show do Metá Metá em dezembro já é uma tradição de fim de ano, como reforçou o camarada José à saída da primeira das duas apresentações que a melhor banda do Brasil faz esta semana no porão da Casa de Francisca. O encontro de Thiago França, Juçara Marçal e Kiko Dinucci é sempre um acontecimento, mesmo que eles mantenham intocável o mesmo repertório há uns bons anos. Não que isso seja um problema, pelo contrário. Ao reforçar uma seleção de músicas contemporâneas que já são clássicas, o trio pega o público pela goela e faz o que quiser com ele, tangendo-o da catarse à devoção como se tudo estivesse combinado. É sempre impressionante o que uma combinação tão improvável e mínima de instrumentos (voz, violão e saxofone ou flauta) consegue mexer com os ouvinte, atirando todos contra uma parede de som que faz expectativas altas serem ultrapassadas como se fossem fáceis. E passeando entre canções próprias – um rosário esplendoroso que inclui “Exu”, “Oyá”, “São Jorge”, “Vale do Jucá”, “Orunmilá”, “Atotô”, “Cobra Rasteira”, “Iyami Ilê Oró” – e alheias, como “Trovoa” de Maurício Pereira que o grupo eternizou cantada como se fosse um hino e uma oração, “Samuel” do Passo Torto (dedicada a um dos integrantes do grupo, Rômulo Froes, que estava presente) e “Let’s Play That” de Jards Macalé e Torquato Neto, além de três de Douglas Germano, “Sozinho”, “Rainha das Cabeças” e a joia “Vias de Fato”, em que Kiko convidou o próprio Douglas, que também estava na casa, para dividir os vocais com Juçara. Nos poucos momentos em que conversaram com o público destacou-se a insistência – justa – de Thiago França para que os presentes participassem da eleição para o Conselho Participativo Municipal que acontece neste domingo: “Cada um procure a sua subprefeitura e os candidatos progressistas pra gente parar de perder essa guerra por W.O.”, lembrando para levar RG e comprovante de residência para garantir a votação. “Não adianta reclamar na segunda-feira no Instagram”, esbravejou o saxofonista, com razão, abrindo caminho para encerrar a noite com a implacável “Obá Iná”. De lavar a alma.
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E olha que foda esses arcanos de um tarô moderno – com forte tempero brasileiro – criados pelo paraibano Samuel de Gois. Veja mais abaixo: Continue
Imagine, só imagine, que alguém liga pro nosso compadre Lirra e pergunta se ele não quer vir pro Brasil no ano que vem – trazendo outro velho conhecido, o mano Shelley, pra tocar junto. E já que estamos aqui, dá um alô em outro chapa, o galalau Thurston, pra repetir o improv que fizeram sexta passada em Nova York numa escala um pouco maior em São Paulo (e já sopra pro agente dele e pra alguém que tenha editora por aqui pra armar o lançamento suas lembranças de 2023, Sonic Life: A Memoir, no Brasil). Quando? Em maio do ano que vem, quando a irmã Kim estará por aqui. O último show do Sonic Youth foi no Brasil, em 2013. Por que o reencontro dos quatro – nem precisa ser show, só a reconexão – não pode acontecer aqui? Questões pessoais são superáveis, Kim e Thurston não são Waters e Gilmour e ainda compartilham os mesmos valores e visões, algo que não só está em falta hoje em dia como está em xeque… Só imagine… Muitos acham impossível, mas para o impossível acontecer primeiro precisamos imaginá-lo…
Assista a trechos do último show do Sonic Youth abaixo: Continue
E nesta semana convidamos Felipe S., vocalista do Mombojó, para dividir suas lembranças sobre shows em mais uma edição de nosso podcast – e o ponto de partida de sua viagem foi o emblemático show que o Radiohead fez em São Paulo em 2009…
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No cartaz estava escrito que era um encontro de três artistas: Crizin da ZO, Deaf Kids e MNTH. Mas o que o público que foi ao Centro da Terra nesta última terça-feira da programação de música do ano do teatro assistiu não foi um encontro, foi o nascimento de um grupo. A química entre o vocal e a percussão de Cris Onofre e do baixo e dos efeitos de Marcelo Fiedler (que puxou um samba na guitarra uma hora), ambos do Crizin da ZO; de Douglas Leal (guitarra e percussão) e Marian Sarine (bateria, percussão e efeitos), do Death Kids; e das programações, beats e efeitos de MNTH caminhou para longe de um improviso coletivo e parecia a formação de um novo conjunto, que pode ser batizado com o título que os cinco deram para a noite: Colapso Programado. Usando as músicas do Crizin da ZO como eixo lírico e forjando células de ruído a partir do ritmo, os cinco cruzaram punk, funk e jazz numa fritação contínua, que só teve uma única pausa para fôlego e agradecimentos em quase uma hora incessante de texturas elétricas agressivas e camadas de groove compactadas entre timbres sintéticos e o couro da percussão. O encontro ainda estava sendo processado na mesa por Pedro Silva e pelo chiaschuro intenso da luz de Georgia Tolaini, o que deu um outro andar de pesadelo ao acontecimento. Encerramos o ano em grande estilo e antevendo que 2025 vai ser ainda melhor. Vamos!
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E encerramos 2024 com o abismo no fim do túnel, ao apresentar o Colapso Programado surgido com a junção do funk apocalíptico carioca do Crizin da ZO ao noise extremo paulista dos Deafkids e o experimentalismo climático do projeto de Guarulhos MNTH, quando punk, rap, samba e drum ‘n’ bass se encontram num ponto de tensão eletrônico. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos estão à venda na bilheteria e no site do Centro da Terra.
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Foi-se um dos últimos ícones da literatura moderna brasileira e um dos principais nomes a colocar Curitiba no mapa cultural do país – Dalton Trevisan, conhecido por seu estilo preciso, sintético e direto, nos deixou no final desta segunda-feira morreu como viveu: longe dos olhos do público e contrariando a possibilidade de festejar seu centenário em vida, despedindo-se sem velório e sem dizer do que morreu.