Jornalismo

Que tal uma hora de João Donato ao vivo no auge, tocando seus clássicos e conversando sobre o que gosta daquele jeito que a gente gosta de ouvir? Então toma o MPB Especial de 1975 com o mestre – no período em que o programa de Fernando Faro tinha deixado de se chamar Ensaio pois tinha passado da Tupi para a Cultura – e delicie-se com histórias como essas que ele conta sobre o encontro com João Gilberto, pouco antes de tocar a única composição que fizeram, “Minha Saudade”.

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Filmando Donato

Procurei mas não achei foto minha com o João Donato – puxei pela memória e realmente não lembrei de nenhuma vez das poucas que nos encontramos de termos tirado o clássico selfie que sempre tiro com ídolos e chapas (talvez estivéssemos entretidos com algo no papo, se é que você me entende). Mas cansei de filmá-lo em tudo quanto é lugar: só esse ano pude registrá-lo duas vezes, uma lançando tocando seu último disco Serotonina e outra tocando seu Síntese do Lance com o compadre Jards na Casa Natura, última vez que o vi. O filmei em várias unidades do Sesc, em festivais pelo Brasil, dividindo o palco com vários bambas (Bixiga 70, Tulipa, Marcos Valle, Mariana Aydar) e até no Rock in Rio, mas um show que guardo no coração é uma apresentação que vi dele no mitológico Beco das Garrafas, em Copacabana, tocando seus clássicos ao lado de dois outros monstros, o contrabaixista cearense Jorge Helder e o baterista carioca Robertinho da Silva (que dividiram o palco com os sopros de Roberto Pontes e Jessé Sadoc e vocais de Emanuelle Araújo). Uma noite especial.

Abaixo seguem outros tantos vídeos que fiz do mestre: Continue

Que tristeza, essa notícia da partida de um dos maiores nomes da música brasileira… Mas João Donato segue entre nós, sempre.

Em 2009 Caetano Veloso e Jane Birkin encontraram-se no palco do Sesc Pinheiros em uma celebração da obra de Serge Gainsbourg conduzida pelos cariocas da Orquestra Imperial a partir de uma sugestão de seu percussionista Stephane San Juan. Os diretores da apresentação – Alexandre Kassin e Berna Ceppas – convidaram o maestro de grandes discos de Serge, Jean Claude Vannier, para conduzir a apresentação, que passeou por diferentes fases da carreira do mestre francês, até chegar no auge que foi a participação de sua eterna companheira, Jane, que primeiro cantou “Fuir Le Bonheur de Peur Qu’il Ne Se Sauve” acompanhada do piano de Vannier, para depois convidar Caetano veloso para dividir a eterna “Je Suis Venu Te Dire Que Je M’En Vais”. Caetano ainda cantou Baudelaire sozinho depois do dueto e seguiu no palco quando todos se reuniram para cantar “Couleur Café” – e por todos estou me referindo a uma gama de bambas do naipe de Thalma de Freitas, Nina Becker, Moreno Veloso, Domenico Lancelotti, Nelson Jacobina, Wilson das Neves, Rubinho Jacobina, Pedro Sá, Gabriel Bubu, entre outros. Abaixo, o dueto de Caetano e Jane e a íntegra da apresentação, transmitida pela TV Sesc: Continue

Eis um trecho do filme que Agnès Vardas fez sobre Jane Birkin em 1988. Neste momento de Jane B. par Agnès V. as duas falam sobre olhar para a câmera. Assista abaixo: Continue

Jane Birkin, que foi encontrada morta por seu cuidador no início deste domingo, é mais do que um ícone da moda, uma musa ativa ou uma mulher de beleza perene: ela é praticamente um dos lastros da cultura europeia que ainda vivia neste século, uma inglesa que aconteceu na França, quase um conto de fadas. Pude assisti-la em 2009, quando ela participou de um show da Orquestra Imperial cantando “Je Suis Venu Te Dire Que Je M’en Vais”. Foi bem bonito.

Mais uma apresentação do Delta Estácio Blues de Juçara Marçal, desta vez no chão sagrado do Centro Cultural São Paulo, e o disco que Juçara Marçal lançou há quase dois anos segue vivo e pulsante, se transformando a cada novo show e maravilhosamente cada vez mais alto – o final noise de “Oi Cats” especificamente atordoou os ouvidos do público. As fronteiras do pós-punk com o noise estão sendo diluídas a cada nova apresentação e na deste sábado a ausência da batera Alana Ananias trouxe Sergio Machado para tocar mais uma vez com seus compadres e a histórica formação do Metá Metá no meio da década passada estava quase toda reunida (com Kiko Dinucci na guitarra e Marcelo Cabral no baixo, claro), celebrando essa descarga de energia e sentimentos que é esse disco maravilhoso.

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Estou pra falar essa há um tempo e nunca lembro: se você gosta do Indiana Jones, vai lá ver o novo no cinema. Indiana Jones e a Relíquia do Destino pode não inspirar por inúmeros motivos – o excesso de remakes e continuações, franquias velhas sendo requentadas, só pelo fato de ser mais um hit de Hollywood -, mas o fato é que o quinto filme da série encerra a agora pentalogia no mesmo tom que conseguiu fechar no final dos anos 80, com o terceiro episódio, A Última Cruzada. O quarto filme não ajuda nessa percepção e por mais que George Lucas tenha insistido no tom de ficção científica dos anos 50 (a década em que o filme se passa), Shia LaBeouf se finja James Dean de forma quase caricata (me lembra a ponta do Michael Cera na terceira temporada de Twin Peaks) e a famigerada cena da geladeira antinuclear (que me incomoda menos do que o ataque de macacos de computação gráfica), ele é um bom filme – tanto que sua bilheteria no ano que foi lançado só ficou atrás do segundo filme que Christopher Nolan fez sobre o Batman (é, o do Coringa oo Heath Ledger). Mas não fazia justiça ao encerramento do personagem no cinema. Como muitos, me animei desde que soube que um fictício quinto Indiana Jones poderia se materializar e obviamente iria assistir mesmo que as críticas o destruíssem de saída – Harrison Ford e seu personagem mais clássico é um inspiração contínua desde que vi Caçadores da Arca Perdida e reencontrá-lo causava um certo nervosismo como rever um tio ou primo querido que não se vê há tempos. Mas se mesmo com as críticas, Indy havia sobrevivido ao quarto filme, não poderia ser de todo mal.

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Mais um DM gravado sem pauta pré-definida, fazendo com que eu e Dodô Azevedo saiamos do frio deste inverno que sempre gostamos de falar mal para a morte de Zé Celso Martinez Corrêa e sua relação com São Paulo, daí para a greve dos roteiristas e atores nos Estados Unidos, o filme novo de Kleber Mendonça Filho, a série do The Weekend, a importância do erro e da imperfeição, como os serviços de streaming e os aplicativos de entrega e transporte fazem a mesma coisa com as pessoas, citando 2001, John Carpenter, o novo Indiana Jones, a força do teatro e a outra série do Donald Glover.

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Que sacada! Os irmãos Iggor e Max Cavalera, que criaram o Sepultura em Belo Horizonte há quarenta anos, resolveram comemorar o aniversário da banda que hoje percorre o mundo sem seus fundadores regravando os discos que lançaram no ano de sua fundação. A dupla, que ainda atende pelo nome de Cavalera Conspiracy, lança nesta sexta-feira as regravações que fizeram para as músicas do EP Bestial Devastation (incluindo a inédita “Sexta-Feira 13”) e do álbum Morbid Visions com a sonoridade que os dois desenvolveram nestas décadas, transformando clássicos toscamente mal gravados da história do metal em potências absurdas que mostram como o grupo foi visionário sonicamente em seu tempo, mesmo mal tendo condições para se gravar direito. Os dois se reúnem ao baixista Igor Amadeus Cavalera (filho de Max) e ao guitarrista Travis Stone para começar a turnê Morbid Devastation a partir do final de agosto, quando atravessam os EUA por dois meses com as bandas Exhumed e Incite abrindo seus discos. Please come to Brasil!

Dá pra ouvir os dois disco aí emabaixo: Continue