Jornalismo

Onda lenta

Lê Almeida antecipou seu próximo disco, I Feel in the Sky, em uma apresentação hipnótica abrindo os trabalhos de outubro no Centro da Terra. Em sua versão solo, ele manteve os compadres de Oruã na formação – como Bigú Medine (agora disparando efeitos), João Casaes (nos teclados) e Phill Fernandes (na bateria) – mas convidou a baixista Melanie Radford e o baterista Cacá Amaral para fazer o público decolar em câmera lenta a partir de células musicais repetidas circularmente pela banda, enquanto ele cantarolava suas canções sobre uma base que conversava tanto com o krautrock quanto com o afrobeat – e tudo num ritmo vagaroso e hipnótico, barulhento e doce na mesma medida. Em dado momento do show, ele ainda chamou mais gente pra sua gira, convocando Ana Zumpano para a percussão e Otto Dardenne e Alejandra Luciani como vocais de apoio e fez um bis com uma música que havia sido composta no dia anterior. Só delírio.

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Às vésperas de entrar em uma residência artística na cidade norte-americana de Seaview, Lê Almeida é a primeira atração de outubro do Centro da Terra, quando antecipa o disco que mostra este mês pela primeira vez ao vivo. I Feel in the Sky marca a transição da musicalidade deste que é um dos principais nomes da cena indie do Rio de Janeiro para uma sonoridade em que influências jazzísticas e cancioneiras o levam para uma nova fase, mais espiritualizada. Chamado de “a resposta brasileira ao Robert Pollard” pelo jornal inglês The Guardian, em referência ao líder da banda Guided by Voices, Lê mistura as referências indie e lo-fi a elementos de free jazz, afrobeat, hip hop, krautrock e música brasileira. Na apresentação ele vem acompanhado dos músicos que também fazem parte de sua banda Oruã, como Bigú Medine, João Casaes, Melanie Radford, Phill Fernandes e Cacá Amaral. A apresentação começa pontualmente às 20h e os ingressos podem ser comprados antecipadamente neste link.

Enquanto o U2 deixava todo mundo de queixo caído no sábado passado com sua apresentação hi-tech no Sphere em Las Vegas, a torcida do time italiano Salernitana fazia a mesma coisa no mesmo dia, mas de forma artesanal, ao homenagear os 50 anos do Dark Side of the Moon, do Pink Floyd. Mandaram bem…

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Mesmo tendo pendurado as chuteiras há dois anos, a dupla francesa Daft Punk segue sua autocelebração ainda comemorando os dez anos de seu último álbum, Random Access Memories. E depois de lançar uma caixa com o disco remasterizado e com alguns extras (nada digno de ter entrado no disco, diga-se de passagem), a dupla acaba de anunciar uma versão do álbum sem bateria: Random Access Memories (Drumless Edition), já em pré-venda, parece uma contradição em relação a um disco de dance music, mas os dois já desbravaram caminhos aparentemente estranhos com bastante fluidez, como fica evidente no primeiro single que revelaram do projeto, “Within”.

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Vamos à segunda metade do semestre, o que nos leva à fase final deste forte 2023, que nos trouxe tantos pensamentos e emoções sempre de forma intensa. E como neste outubro temos cinco segundas-feiras, a primeira delas (dia 2), foge da temporada e é uma apresentação única, em que o herói indie Lê Almeida revela em primeira mão, no palco, o disco que lançará este mês, I Feel in the Sky, que o aproxima de uma sonoridade jazz e espiritual. No dia seguinte, na terça-feira (dia 3), o músico e pesquisador Paulo Beto transforma sua banda eletrônica em uma orquestra e sob o título de Anvil FX Orchestra visita a obra Cosmos, de Carl Sagan, num espetáculo audiovisual que contará com as participações do vocalista Rodrigo Carneiro e do videoartista Jodele Larcher. Na segunda segunda-feira do mês começa a temporada de outubro, quando a cantora, compositora e musicista Paula Rebellato atravessa quatro segundas-feiras em suas Ficções Compartilhadas. Na primeira delas (dia 9), ela reúne-se aos saxofonistas Mari Crestani e Thiago França para mostrar suas novas composições. ERm sua segunda data (dia 16), ela dedica-se ao improviso com os velhos compadres Bernardo Pacheco, Cacá Amaral e Romulo Alexis. Depois (dia 23), ela mostra a avalanche kraut de seu Madrugada (ao lado de Otto Dardenne, Raphael Carapia e Yann Dardenne), para finalizar a temporada (dia 30) revisitando o clássico Desertshore da Nico ao lado de João Lucas Ribeiro, Mari Crestani e Paulo Beto. Haja coração! As duas terças seguintes ficam por conta da percussionista Nath Calan, que divide suas apresentações em duas partes: na primeira faz (dia 10), sozinha, sua apresentação de percussão cênica, área que se especializou, mostrando diferentes abordagens para seus instrumentos em cena em canções e temas de peças das quais fez parte. Na segunda (dia 17), entrega-se à música pop, cantando canções de artistas com quem já tocou bateria, de Fernanda Takai a Maurício Pereira, passando por Porcas Borboletas, Malu Maria, entre outros, acompanhada do guitarrista Carlos Gadelha e do baixista Eristhal. Na terça seguinte (dia 24), a cantora e compositora Manuella Julian, que apresenta-se como Manu Julian à frente de grupos como Pelados, Pequeno Cidadão e Fernê, começa a mostrar sua carreira solo, em canções inéditas e versões para músicas já conhecidas, com a guitarra de Thales Castanheira. E encerrando o mês na última terça-feira de outubro (dia 31), Maurício Pereira sobe ao palco do Centro da Terra mais uma vez acompanhado de seu compadre Tonho Penhasco, revisitando o repertório de seu disco mais recente, Micro, à luz de novidades que vem preparando para esta apresentação. Os espetáculos começam pontualmente sempre às 20h e os ingressos podem ser comprados antecipadamente neste link.

“Elvis definitivamente não saiu deste edifício. É uma capela Elvis. É uma catedral Elvis. É isso. E hoje à noite entrada para essa catedral é uma senha: flerte. E mais tarde nós vamos casar, ok?”, Bono não se aguentava ao inaugurar a temporada de shows que seu U2 irá fazer em Las Vegas até dezembro deste ano. Não era sem motivo. A residência U2:UV Achtung Baby inaugura também a nababesca casa de shows Sphere, que cobre o público com um gigantesco telão esférico que leva os antigos cinemas 189 graus (quem lembra?) a um patamar hiperbólico que tira o fôlego só de ver os vídeos. O grupo se apresentou pela primeira vez sem o baterista Larry Mullen Jr., que acaba de passar por uma cirurgia na coluna, e preferiu conter seu show a um pequeno palco quadrado que lembrava uma vitrola na base do telão absurdo, deixando todo o espetáculo para os telões conectados de uma forma que não havia como sair do campo de visão do público, não importava onde se estivesse, alternando imagens geradas por computador que explicitavam a artificialidade do evento ou recriando paisagens naturais como se pudesse ter um sol em miniatura apenas para eles. O sucesso dessa primeira noite, que aconteceu neste sábado, eleva a experiência ao vivo a outro patamar e megaturnês como as de artistas como Beyoncé e Taylor Swift encontram um rival gigantesco que nem precisa sair do lugar – é uma casa de shows. E mirando em artistas do porte do U2 (enquanto eles ainda existem, especula-se que Harry Styles seja o próximo residente), a casa, que teve um custo maior do que dois bilhões de dólares, pode parecer um modelo de negócios viável para bilionários do mundo do entretenimento experimentar em todos os lugares do mundo (e torrar dinheiro, como gostam) – e não é difícil pensar que podemos ter um monstrengo desses por aqui. Abaixo dá pra ver alguns trechos do show histórico – o futuro que tá vindo aí é muito louco… Continue

Os amigos já sabem faz tempo, os conhecidos souberam aos poucos mas ainda não entenderam e os seguidores já foram avisados: estou tocando numa banda com três compadres e o primeiro show acontece neste sábado. Toco violão desde moleque e já tive bandas de farra com amigos em diferentes momentos da vida, mas parei com isso nos idos de 1995, antes de completar vinte anos, mas segui tocando sozinho em casa. Até que durante o período da pandemia comentei com o compadre Pablo Miyazawa que estava tirando uma hora por dia pra matar o tempo tocando violãoe, naquele segundo semestre de 2020, quando descobríamos que era possível encontrar aos poucos algumas pessoas seguindo os famigerados protocolos de segurança, ele me chamou para tocarmos juntos. Como nós dois moramos sozinhos e não havia muito o que fazer naquela época, transformamos nossos encontros em possíveis baladas a dois, quando passávamos domingos tocando, bebendo e falando besteira. No ano seguinte Pablo puxou dois outros compadres pra brincadeira – Mateus Potumati para a bateria e Carlão Freitas para o baixo -, ele mesmo assumiu uma das guitarras e me passou a segunda, me incumbindo também de cantar. Todos jornalistas com tempo de sobra, um deles dono de um estúdio que estava parado por conta da pandemia, e logo estávamos ensaiando regularmente, nos encontrando para passar o tempo tocando músicas que gostamos. Quando comecei a comentar com algumas pessoas o que estávamos fazendo, a reação de algumas delas acabou batizando a banda e o Como Assim? estreia neste sábado, último dia de setembro de 2023, três anos depois de começar a rascunhar uns “Harvest Moon” com Tears for Fears no apartamento do Pablo. De lá pra cá mudamos as músicas que tocamos, a banda conseguiu parar em pé e faremos nossa primeira apresentação ao vivo abrindo para a banda Earl Greys, que o Vini – que também trabalha no Aurora – tem ao lado do Martim e do Aloízo, dedicada a tocar música pop britânica. Nosso show de estreia acontece no próprio estúdio Aurora, que fica no número 503 da Rua João Moura, ali em Pinheiros. O estúdio abre às 20h e não cabe muita gente, por isso o lance é chegar cedo ou comprar ingresso com antecedência pra ver o que a gente tá tocando… O flyer tá aí embaixo: Continue

Bruxaria noise

Mais um Inferninho Trabalho Sujo que deixou o Picles intenso, dessa vez com jorros de energia elétrica capturados por duas bandas que mal têm registros fonográficos e puxadas por vocalistas endiabradas. A noite começou com a força do Fernê, grupo que conta com dois Pelados (o baterista Theo Cecato e a vocalista Manu Julian) e um Chico Bernardes em sua formação, cada um deles mostrando facetas musicais bem diferentes das que são mais conhecidas. A banda é completa com a guitarra noise de Max Huszar e o baixo de Tom Caffé, passeou por músicas próprias e versões personalíssimas para “Terra” (Caetano Veloso) e “Hunter” (Björk) e é impressionante como Manu torna-se outra vocalista com essa formação, completamente entregue ao palco e deixando sua voz voar solta. Logo depois foi a vez do quinteto Madrugada solapar o público com sua parede de krautrock improvisado, com os irmãos Dardenne (Yann na bateria e Otto no baixo), puxando bases hipnóticas e pesadas desta vez acompanhadas de um novo integrante, o percussionista Thalin, que também toca na Dupla 02, nos Fonsecas e no Eiras e Beiras, e deu um tempero especial ao molho dos irmãos. À frente, dois dos donos do Porta (o guitarrista Raphael Carapia e a tecladista e vocalista Paula Rebellato) soltam os cachorros do barulho em cima do público, Paula especialmente catártica, conduzindo a pequena massa com seus gritos dilacerantes, efeitos sonoros entre o terror e o pesadelo e o carisma enfeitiçado de sempre. Depois desse choque de som, eu e Fran seguimos à noite quase sem fôlego, mas lá pelas duas da manhã a pista estava pegando fogo! E a próxima edição é na sexta que vem, hein!

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No segundo single de seu próximo álbum, Hackney Diamonds, os Rolling Stones não deixaram barato e soltaram logo um gospel de mais de sete minutos que ecoa os clássicos números lentos do grupo, como “Shine a Light”, “Worried About You”, “Winter”, “You Can’t Always Get What You Want” e até “I Just Want to See His Face”. E o clima de igreja de “Sweet Sounds of Heaven” é reforçado pela presença dos convidados ilustres da vez, ninguém menos que Stevie Wonder entre o piano, o piano elétrico e o synth bass (linha que o grupo usou para escrever o arranjo de sopros da faixa) e uma Lady Gaga, que consegue ser simultaneamente protagonista e coadjuvante, ambos apenas reverenciando a importância que sentem em relação ao grupo. Os dois guitarristas da banda – dois dos últimos sobreviventes, Keith Richards e Ron Wood – misturam-se com os convidados como se já tivessem tocado juntos por décadas, deixando terreno e holofote para Mick Jagger brilhar, que aproveita essa luz para celebrar o amigo Charlie Watts: “Abençoe o pai, abençoe o filho, ouça o som dos tambores enquanto eles ecoa pelo vale e explode”. Bom demais.

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Na edição mais recente do Tudo Tanto, meu programa sobre música brasileira no meu canal no YouTube, converso mais uma vez com a produtora e multiinstrumentista Larissa Conforto, com quem já havia conversado uma vez no longínquo 2020. Naquela época, ela havia acabado de fechar seu primeiro trabalho solo, lançando-se como Àiyé, e teve que mostrar sua nova personalidade musical num período em que não se podia ter qualquer tipo de encontro presencial (ela brinca que fez uma “turnê de lives”). E durante este processo, inspirada por um saci, ela começou a produzir seu segundo disco, Transes, lançado já em 2023, em que tenta aproximar cosmogonias latinas e afrodiaspórica em seu trabalho como cantora, compositora e produtora, ao mesmo tempo em que aproxima a ideia da encruzilhada moderna com esse momento pós-internet que estamos atravessando.

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