Jornalismo

Este 2 de novembro marca os 25 anos do lançamento do maravilhoso Roseland NYC Live, terceiro volume da discografia do Portishead que registrou o grupo ao vivo na casa de shows nova-iorquina que batiza o álbum. Acompanhado por uma orquestra com 28 músicos, o quarteto inglês consolida sua ascensão nos anos 90 ao tocar o repertório de seus dois discos de estúdio em uma noite de gala, especificamente brilhante para a vocalista Beth Gibbons, que se joga nas músicas. Aproveitando o aniversário do disco, o grupo atualiza a gravação com duas músicas novas que não estiveram no lançamento original (“Undenied” e “Numb”) e uma (“Western Eyes”) que originalmente foi editada para caber no CD na íntegra, remasterizando o disco original. Mas o mais importante do anúncio é que ele termina avisando que o grupo deve ter mais novidades em breve. Disco novo? Turnê?

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“Às vezes nos ensaios a gente brinca de tocar músicas dos outros, improvisar em cima”, lembra o vocalista e guitarrista da banda André Medeiros Lanches, err, André Medeiros, sobre a versão que estão lançado do clássico “Telefone” da Gang 90. “‘Telefone’ veio assim, saiu com facilidade, e sentimos que seria divertida nos shows. Só percebemos que a Gang 90 não está no radar de muita gente quando começaram a perguntar se a música era nossa, mesmo a gente apresentando como versão.” Esta ainda não está nas plataformas de áudio, o grupo de Juiz de Fora começou a lançar seus primeiros singles este ano e consagrou sua versão em uma sessão gravada com outras duas de suas músicas no estúdio LaDoBê, que é onde tanto a Lanches quanto sua banda irmã Varanda gravam suas músicas, e que antecipam em primeira mão para o Trabalho Sujo. O disco completo, contudo, só no ano que vem: “Ficamos um tempo aguardando o resultado de alguns editais, pra fazermos com mais grana”, conta a baixista Stephanie Fernandes. “Sentíamos que precisávamos lançar mais coisa antes, o que já estamos fazendo, e o plano é começarmos a gravar por conta própria e talvez com uma produção mais parruda, no início do ano.”

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Nem faz tanto tempo que eu chorava pelos Beatles (o Get Back foi anteontem, afinal), mas essa “Now and Then” putaqueopariu… Nem é das faixas mais clássicas deles, mas são os quatro ali ❤️

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E vamos ao primeiro Inferninho Trabalho Sujo deste novembro de aniversário dos 28 anos do Trabalho Sujo (serão três, vai anotando) quando reúno duas atrações incendiárias. A primeira é o último show da Monch Monch, liderada pelo geniozinho Lucas Monch, que vai sair do Brasil ainda este mês sem previsão de retorno breve. Depois vem o Test, a banda mais barulhenta do Brasil, em sua versão quarteto, com Berna no baixo e Mariano na percussão. E há a possibilidade de encontro de forças antes do fim da apresentação das duas bandas. Depois dessa colisão é a vez de retomar a pistinha com a comadre Francesca Ribeiro e vocês sabem o que acontece quando ocorre essa conjunção, né? O Inferninho acontece quinta sim quinta não no melhor buraco de São Paulo, nosso querido Picles, ali no coração moribundo do canteiro de obras chamado Pinheiros, no número 1838 da rua Cardeal Arcoverde. Vem com a gente!

Enquanto a “última música dos Beatles” não chega entre nós, dá pra sentir um gostinho de “Now and Then” no minidocumentário que a banda fez para contar a história de como a música deveria ter entrado no Anthology 3 e como foi ressurgir, quase 30 anos depois, como a última canção do grupo a ser registrada oficialmente.

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Chegou novembro e com ele as comemorações de aniversário do Trabalho Sujo e o primeiro evento para celebrar este 28 anos (!) acontece nesta quarta-feira, quando realizo mais uma festa Trabalho Sujo All Stars no Bar Alto. O clima você já sabe qual é: músicas de todos os gêneros, épocas e lugares do mundo que partam da premissa de manter todo mundo dançando sem parar. E como reza essa festa, seguro discotecando a noite toda, das 19h até pra lá da meia-noite, sempre dividindo as picapes com amigos queridos. Meus parceiros dessa vez são uma tríade daquelas: Luiz Pattoli, com quem eu discotecava nas Noites Trabalho Sujo desde os tempos do Alberta #3 (mas a parceria no set vem de muito tempo antes); Marcelo Costa, o senhor Scream & Yell, que sempre segurava metade da Trackers em festas homéricas que dávamos há uns dez anos, e a querida Camila Yahn, que também conheço de outros carnavais mas só neste 2023 começamos a tocar juntos, fazendo a festa Desaniversário. Cada um com seu cardápio musical, cada um com seu rosário de hits e uma meta: deixar todo mundo cansado de tanto sorrir e dançar. A festa acontece no Bar Alto (Rua Aspicuelta 194) a partir das 19h e não precisa pagar pra entrar. É só chegar! Vamos?

Primeiro ela pintou o cabelo e apagou todos os posts de suas mídias sociais e no começo da semana começou a espalhar pistas que vinha com alguma novidade – um clipe rápido de vídeo mostrava números na tela que os fãs desvendaram ser as letras do nome do mágico Harry Houdini embaralhadas, publicadas no dia do aniversário do mago celebridade do início do século vinte. E agora ela revela que este é o nome de seu novo single, que abre os trabalhos de seu terceiro álbum, ainda sem título. “Houdini” será lançado no dia 9 de novembro (semana que vem, já com a pré-venda ativada) e não se sabe muito sobre o disco, a não ser que ela mesma comentou que estava conversando com o senhor Tame Impala, Kevin Parker, no início do ano. Hmmmm…

Foi maravilhosa a estreia solo de Luiza Villa nesta terça-feira no Belas Artes, dentro da primeira edição do Trabalho Sujo Apresenta que faço após o período pandêmico. Além da voz exuberante e da natural e carismática presença de palco da cantora estreante, ela ainda pode exibi-las transpondo o difícil autodesafio de atravessar o repertório de Joni Mitchell, no show Both Sides Now, em que revisita a obra da cantora em diferentes camadas. Ela começou sozinha ao violão, enfileirando “Circle Game” e “Little Green” sem perder o fòlego ao mesmo tempo em que foi apresentando os integrantes de sua banda, um a um: primeiro o violonista Tomé Antunes (em “Cactus Tree”), depois o tecladista Pedro Abujamra (em “Both Sides Now”), seguido do baterista Tommy Coelho (“Big Yellow Taxi”) e do baixista João Pedro Ferrari (“Carey”), cada um mostrando suas armas e suas habilidades até que a partir de “Hejira”, puderam mostrar como são bem amarrados como conjunto musical – Luiza inclusive, tanto nos vocais quanto na guitarra e no violão. E até o final da apresentação passearam com destreza e alegria por faixas reconhecíveis e empolgantes como “Coyote”, “Help Me” e “In France They Kiss on Main St” e outras mais espinhosas e quilométricas como “Edith and the Kingpin”, “The Hissing of Summer Lawns” (com um solo vocal de derreter qualquer ser vivo) e “Free Man in Paris”, mostrando que estão só começando a mostrar seus talentos. Um show maravilhoso que valorizou meu trabalho como diretor ao lado da produção da Beta Cardoso e da direção de arte da Olívia Pires, Olívia Albegaria e Bertha Miranda, que nos ajudaram com os vídeos, o figurino e a luz da apresentação, formando uma equipe dos sonhos. E é só o primeiro! Ave Joni!

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Ao vivo, o formato Micro, que Maurício Pereira adotou em seu disco mais recente ao lado do compadre Tonho Penhasco, necessariamente torna sua apresentação uma sessão de terapia musical em que o mestre aponta suas músicas para nós, colocando-nos no meio de suas autorreflexões. Nesta terça-feira, no Centro da Terra, ele aprofundou-se ainda mais ao fugir do roteiro de sempre puxando canções – próprias e alheias – que só toca quando ensaia esse show com Tonho com o título autoexplicativo Micro Desmontado – A Gaveta Secreta do Ensaio. Por isso tome Roberto Carlos, Gilberto Gil, Beatles “Mamãe Coragem” e Marília Mendonça, “Satisfection”, Rafael Castro, composições inéditas com Tonho, duas versões para “Tranquilo” entre discussões sobre “lugar de falha”, luz e gelo seco, autopromoção de seu recém-lançado livro e lembrança da São Paulo dos anos 60, sem esquecer clássicos como “Mulheres de Bengala”, “Um Dia Útil”, “Pan e Leche” e “Trovoa”. Sempre aquela maravilha.

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Encerrando a temporada de outubro no Centro da Terra, temos o imenso prazer de receber o mestre Maurício Pereira, que resolveu dissecar seu disco mais recente, o portátil Micro, abrindo seu próprio caderno de rascunhos. No espetáculo Micro Desmontado – A Gaveta Secreta do Ensaio, ele e o fiel comparsa Tonho Penhasco passeiam pelo próprio repertório mas abrindo margem para improvisos que só fazem quando se encontram sozinhos para passar o repertório que levam nos palcos. Entre músicas autorais e alheias, Pereira sempre adocica as canções com suas histórias, deixando tudo bem à vontade. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos podem ser comprados neste link.