Jornalismo

Ludmilla, Jards Macalé, Ana Frango Elétrico, Titãs, Luiza Lian, projeto Relicário e Mateus Fazeno Rock são os vencedores nas categorias de Música Popular da edição de 2023 do prêmio dado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, da qual faço parte. Eis os vencedores de cada categoria: Continue

Já imaginou uma DESANIVERSÁRIO de Carnaval? Não precisa mais imaginar: neste sábado, 3 de fevereiro, mais uma vez ali no Bubu, no estádio do Pacaembu, eu, Camila, Claudinho e Clarice fazemos mais uma festa daquelas, desta vez em parceria com a Ju Pongitor. É baile à fantasia e começa mais cedo, a partir das 18h, e vai até a meia-noite, como sempre (talvez passe um pouquinho, mas não muito, porque domingo é dia). Vem pular Carnaval com a gente, dançar clássicos do pop brasileiro como se não houvesse amanhã – mas tem e o Carnaval está vindo aí! Chega mais!

#desaniversariobubu #desaniversario #noitestrabalhosujo

Triste a notícia da morte de Wanessa Dourada, violinista e rabequeira virtuose em plena ascensão, que havia acabado de lançar seu primeiro disco solo, Em Volta da Fogueira, no final do ano passado. Vinda do choro e da música erudita, ela desbravava diferentes fronteiras musicais à medida em que conquistava fãs tanto no público quanto entre seus pares artistas. Pude conhecê-la há uma semana do lançamento de seu disco, quando ela participou do último show da temporada que Chicão fez no Centro da Terra. Ela estava contando os dias para o lançamento do disco e estava muito animada com os desdobramentos do ano novo – lamentavelmente o tema de seu último post no Instagram, em que ela comemorava o ótimo ano que teve para saudar o 2024 que parecia ser promissor. Infelizmente ela sofreu um acidente de carro há alguns dias, que a colocou em um inesperado coma. Os amigos estava organizando shows para arrecadar fundos para custear suas despesas hospitalares, mas ela infelizmente nos deixou neste sábado.

Uma noite incrível no Picles desta quinta-feira viu os primeiros shows de duas bandas promissoras. A noite começou com a Schlop, trabalho solo de Isabella Pontes, que tornou-se um trio quando ela juntou-se a Cadu Scalet e Ruan Yagami para mostrar suas músicas ao vivo, aproveitando para eles mesmos mostrarem as suas. Revezando-se entre os três instrumentos, o trio também aproveitou para celebrar os 470 anos de São Paulo numa versão paulistana para o triste lamento que o LCD Soundssytem fez para Nova York que tornou-se “São Paulo Eu Te Amo Mas Tá Foda Demais” na versão Schlop. Depois foi a vez do Monstro Bom liderado pela Gabi para mostrar como suas canções azedinho-doces envolvem-se no entrosamento instrumento do quarteto de Osasco. No final, eu e a Fran assumimos a pista e foi aquele descontrole que faz todo mundo se acabar na pista do Picles madrugada adentro…

#inferninhotrabalhosujo #noitestrabalhosujo #picles #trabalhosujo2024shows 9 e 10

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Dua Lipa lançou mais um detalhe de seu próximo disco, ainda sem título nem data de lançamento, ao anunciar nesta sexta-feira o lançamento do single “Training Season”, que deverá ser lançado no próximo dia 15 de fevereiro. Ela compartilhou só um trechinho, que nem parece ser o refrão, mas que conta com o baixo pronunciado típico das produções do homem Tame Impala, Kevin Parker, que está na ficha técnica deste próximo lançamento como compositor (junto com o Tobias Jesso Jr.!), baixista, baterista, guitarrista, tecladista, percussionista, produtor, programador e autor dos efeitos sonoros. Parece ser um passo à frente de “Houdini” no sentido de se distanciar de Future Nostalgia, o disco mais recente da diva inglesa, mas ainda não soa como um disco proprimanete novo… Ouça o trechinho abaixo: Continue

Vamos começar 2024? Eis as atrações deste mês de fevereiro no Centro da Terra, quando voltamos a fazer espetáculos depois de um merecido descanso. Começamos os trabalhos na primeira segunda do mês, dia 5, com Dadá Joãozinho, MC de Niterói que despontou ano passado com seu disco de estreia Tds Bem Global, que amplia o repertório de seu disco numa apresentação inédita batizada de Global Inabitual. No dia seguinte, terça-feira, é a vez da querida Nina Maia começar a mostrar o que será seu primeiro disco solo no espetáculo Inteira, entre o pop experimental, o jazz e a MPB, acompanhada pelos músicos Valentim Frateschi e Thalin. Pulamos a semana do Carnaval por motivos óbvios e voltamos na segunda 19 com a apresentação conjunta de dois novos nomes da cena alagoana, quando João Menezes e Marina Nemésio apresentam o espetáculo Doze Metros Terra Adentro. Na terça seguinte, dia 20, recebemos o encontro de Bernardo Pacheco, Ivan Vilela, Mariana Taques e Paulinho Fluxuz que os quatro chamaram de Rastros e mistura iluminação, dança, baixo elétrico, viola de dez cordas e efeitos especiais. E a última semana de fevereiro traz, primeiro, na segunda 26, a apresentação Alumia, em que a cantora Paula Tesser mistura suas influências nativas musicais – Fortaleza e Paris, acompanhada por Zé Nigro, Samuel Fraga, Dustan Gallas e participação de Kika Carvalho, e depois, na terça, dia 27, o paulista Meno Del Picchia apresenta Mar Aberto, apresentação em que começa a mostrar seu próximo álbum, Maré Cheia, acompanhado de uma banda formada por Batataboy, Bianca Godoi e Otávio Carvalho. Os espetáculos começam sempre às 20h, pontualmente, e os ingressos já podem ser comprados através deste link.

Rodrigo Campos não para! Lançou dois discos o ano passado e já embicou em 2024 vislumbrando disco novo – na verdade transformar sua roda de samba, o Pagode do Rodrigueta, numa coleção de fonogramas, que ele ainda não sabe se vira disco ou se vão ser apenas singles. O primeiro deles chega às plataformas digitais nesta sexta-feira, mas ele antecipou em primeira mão aqui pro Trabalho Sujo pra quem quiser sacar antes da hora. E para começar estes trabalhos, pinçou um clássico do Exaltasamba como faixa de abertura – e ele explica porque escolheu “Gamei”, que gravou sozinho, apenas com a participação de Thiago França: “Na adolescência eu tocava numa casa de show chamada Chopapo, em São Bernardo, dividíamos o domingo meu grupo – que se chamava Apoteose -e o grupo Katinguelê”, lembra o sambista. “Aos sábados tocava o grupo Inspirasamba, que mais tarde se tornaria o Exaltasamba. Nessa época ninguém tinha gravado ainda, lembro de esperar ônibus no ponto com o Péricles. Era a época da foto que escolhi pra capa. Poucos anos depois vi o Exalsamba gravar e virar sucesso nacional. Acho que ‘Gamei’ simboliza essa transição deles, foi um dos maiores sucessos da época. Faço assim uma homenagem ao grupo e ao adolescente que fui no início dos anos 90.”

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Terceira vez que pude ver ao vivo o sensacional Erosão, primeiro trabalho solo da baterista Mariá Portugal, que ela gravou antes da pandemia mas que só conseguiu apresentá-lo nos palcos depois que atravessamos aquele pesadelo. Neste meio tempo, ela mudou-se para a Alemanha, o que tornou suas apresentações ainda mais esporádicas por aqui. E ela mesma já avisou que a sessão que puxou na Casa de Francisca nesta quarta-feira talvez seja a última vez que ela executa esse trabalho ao vivo por aqui. E que despedida! Numa formação bem mais enxuta daquela que ela reuniu no primeiro show, no Sesc Pompeia, em outubro de 2022, quando contou com nove músicos no palco, mas igualmente inusitada – e excelente. Ela regeu a apresentação a partir de seu instrumento, dividindo os vocais com o camarada Tó Brandileone, que cantavam sobre um instrumental em que três sopros (Maria Beraldo, Rômulo Alexis e Marina Bastos) e dois contrabaixos acústicos (mais uma vez Arthur Decloedt e Marcelo Cabral) conversavam entre si – em horas plácidos e corteses, em outras empolgados e endiabrados e a apresentação seguiu o mesmo fluxo único em que canções transformam-se em improvisos, solos e encontros instrumentais, que funcionam como pontes que intercalam um tema ao próximo. Uma obra aberta e fechada ao mesmo tempo, em que Mariá nos provoca a pensar nossa relação com o tempo e o espaço, mesmo sem fazer isso de forma racional. E aí está a magia desta apresentação, que é ao mesmo tempo densa e leve – e nesta terceira vez ela estava irrepreensível. O que me faz acreditar que ela voltará a ser visitada nos palcos sim (foi mal, Mariá…), só que talvez não tão em breve… Inclusive tomara.

#mariaportugal #casadefrancisca #trabalhosujo2024shows 8

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O grupo Rumo começou suas comemorações de 50 anos de atividade nesta quarta-feira, véspera de feriado, no Sesc 24 de Maio, quando fez a primeira de duas apresentações que também aproveitaram para celebrar o aniversário de São Paulo – que foi, inclusive, o ponto de partida da noite, depois de começarem a noite com a clássica “Ah!”, puxando várias músicas do grupo que falam sobre a cidade, como “Paulista”, “Pro Bem da Cidade”, “Esboço”, “Ladeira da Memória” e uma versão foda para “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa). E por mais que Paulo Petit tenha dito que não tinha terminado a parte de homenagem à cidade, é inevitável que outras canções – que por mais que não abordem a cidade em si – soem nascidas nesta cidade, afinal o Rumo é uma instituição e um delírio essencialmente paulistano. E canções irresistíveis e cabeçudas como “O Apito”, “Toque o Tambor”, “Trio de Efeitos”, “Esperança Ribeiro”, “Bem Baixinho”, a tocante “Único Legado”, “Carnaval do Geraldo”, “Felicidade”, “Universo” e a deslumbrante “Falta Alguma Coisa” são a cara da megalópole sulamericana – e mesmo antigos sambas cariocas (como “Você Só… Mente” de Noel Rosa e “Cheio de Saudade” de Sylvio Caldas e Luis Barbosa) ganham posturas e sotaques característicos daqui ao serem relidos pelo grupo. Como de praxe, seus integrantes mudam de instrumentos constantemente montando formações instantâneas que vão de apenas um a nove músicos no palco – e cada um deles, Danilo Penteado, Pedro Mourão, Zecarlos Ribeiro, Gal Oppido, Akira Ueno, Paulo Tatit, Ná Ozzetti, Luiz Tatit e Geraldo Leite, ganha seu momento de brilho individual, reforçando seu aspecto de superbanda. Mas nada traduz melhor o espírito da banda quanto Ná encarnada em uma versão de “Delírio, Meu!” que teve direito a solo de vocal e dança. Foi ótimo.

#gruporumo #sesc24demaio #trabalhosujo2024shows 7

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Vamos esquentar essa semana com Inferninho Trabalho Sujo em pleno feriado! Você já sabe que depois da meia-noite eu e a Fran queimamos neurônios, quadris e solas de sapato com hits que não deixam ninguém parado – e antes disso não vai ser diferente, quando reunimos duas bandas novíssimas para apresentações especiais para esta quinta-feira no Picles. O lo-fi à brasileira do Schlop e as canções perigosas do Monstro Bom ajudam a aquecer este segundo Inferninho do ano, deixando a temperatura naquela medida que a gente conhece e gosta. A festa começa às oito da noite e quem chegar antes das nove não paga pra entrar. O Picles fica ali no coração do bairro de Pinheiros, no número 1838 da Cardeal Arcoverde e a noite promete pegar fogo! Vamos?