Finalmente saudei minha dívida com a Ana Frango Elétrico e pude ver o melhor disco brasileiro de 2023 ao vivo neste sábado, no Sesc Ipiranga, depois de perdê-lo no Sesc Pompeia no fim do ano passado e no Circo Voador no fim de janeiro (até fiz planos, mas infelizmente não rolou). Não tinha dúvida que seria um showzaço, mas Ana entregou ainda mais que esperávamos, passando a íntegra de seu Me Chama de Gato Que Eu Sou Sua além de várias músicas de seus dois discos anteriores, Mormaço Queima e Little Electric Chicken Heart, ambos acondicionados à nova realidade sonora projetada pela sensação carioca. A começar pela banda que ela reuniu, um time de peso que traz alguns dos principais músicos brasileiros da atualidade: Sérgio Machado na bateria, Alberto Continentino no baixo, Guilherme Lírio na guitarra, Thomás Jagoda nos teclados, Dora Morelenbaum nos vocais de apoio e Pablo Carvalho na percussão, e a luz sempre deslumbrante da Olívia Munhoz. Além de ter sido um show mais longo dos que ela tem feito até aqui, a banda estava tinindo de tão entrosada, deixando Ana completamente à vontade não só para se jogar em cima do público como a soltar sua voz maravilhosamente e fazer até um solo de Moog arrastando a cabeça nas teclas (sério!). Abrindo o show perfeito com a música mais alheia do repertório – a stereolabiana “Let’s Go To Before Again” -, a apresentação pesa no groove e na dance music, atingindo um pico na fusão que ela fez entre “Não Tem Nada Não” (o encontro dos gênios Eumir Deodato, João Donato e Marcos Valle) e “Gypsy Woman” (aquela da Crystal Waters). Mas, como no disco, meu momento favorito foi quando ela emendou as três baladas espetaculares – “Camelo Azul”, “Nuvem Vermelha” e “Insista em Mim” – num bloco de derreter corações e mentes. Obrigado, Ana! Quero ver mais!
#anafrangoeletrico #sescipiranga #trabalhosujo2024shows 17
Sempre reconheci que a breve passagem de Damo Suzuki por São Paulo em 2005, quando participou da quarta edição do festival Hype, que aconteceu no Sesc Pompeia, como um dos grandes acontecimentos da minha vida. Além do eterno vocalista do Can, o festival reuniu, entre os dias 12 e 14 de maio daquele ano, artistas tão distintos quanto a volta da banda Akira S & As Garotas que Erraram, o produtor austríaco Fennesz, o duo Wolf Eyes, a produtora norte-americana DJ Rekha, o pernambucano DJ Dolores, o DJ escocês Kode9, o rapper Black Alien e a dupla Drumagick. Damo apresentou-se no último dia do evento, no sábado, quando eu faria a mediação de duas conversas na parte da tarde, a primeira com o próprio Damo e a segunda com Steve Goodman, mais conhecido como Kode9. Mas conversamos os três um pouco antes do papo e em vez de fazermos uma hora de conversa com cada um deles, misturei as experiências dos dois numa longa e riquíssima conversa de duas horas com discussões que ecoam na minha cabeça até hoje, contrapondo arte e experiências pessoais às noções de sucesso comercial que, como reforçava o próprio Damo, eram artificiais e vazias. Não bastasse essa conversa maravilhosa, no fim do dia ainda pudemos assistir a mais de uma hora de improviso intenso reunindo nomes de diferentes fases do pop experimental paulistano – Miguel Barella, Paulo Beto, Ian Dolabella, Renato Ferreira, Carlos Issa, Gustavo Jobim, Maurício Takara e Sergio Ugeda – regidos pelo decano vocalista japonês, num descarrego energético que mudou a vida de quem esteve no teatro do Sesc Pompeia naquele sábado. Encontrei uns poucos registros em vídeo dessa noite no canal do compadre Paulo Beto, mas torço para que o Sesc tenha gravado a íntegra desta apresentação e sonho com a possibilidade de encaixá-la nessa excelente série Relicário, em que o Selo Sesc finalmente abre seu acervo de shows para o público.
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Uma hora e meia de krautrock classe ouro.
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Morreu um dos grandes. Só a história da entrada de Damo Suzuki no Can já valeria seu lugar na história. Nascido no Japão nos anos 50, mudou-se para a Europa no meio dos anos 60, quando ficou vagando a esmo por diferentes lugares, fazendo todo tipo de trabalho – e de arte. Até que encontrou os integrantes do Can na rua, quando o quarteto, prestes a começar mais um show, souberam da saída do antigo vocalista. Encontraram aquele japonês andando e cantarolando na rua, começaram a conversar com ele e, do nada, ele topou fazer improvisar os vocais nos shows daqueles caras. Foi o começo de uma curta e definitiva a carreira: os quatro discos em que Damo foi o vocalista do Can (na ordem – Soundtracks, Tago Mago, Ege Bamyası e Future Days) não só colocaram o grupo alemão no topo de um novo movimento musical como estabeleceu sua reputação para o resto da vida – a ponto de Mark E. Smith, do Fall (justo quem!), ter escrito uma música chamada “I Am Damo Suzuki”. Desde sua saído do Can, em 1973, ele vaga pelo planeta se juntando com músicos improvisadores não importando de onde eles vêm: música eletrônica, rock, jazz, noise, funk, ambient. Em cada lugar que passava montava um grupo para tocar junto e alguns deles sobreviviam e continuavam existindo, outros duravam apenas a noite do show. Foi o que aconteceu em São Paulo, no dia 14 de maio de 2005, quando reuniu cobras da cena experimental de São Paulo para um show inacreditável no Sesc Pompeia – um dos melhores que já vi na vida, sem dúvida, e muito pela forma como ele regia os músicos – ao lado de Miguel Barella, Paulo Beto, Ian Dolabella, Renato Ferreira, Carlos Issa, Gustavo Jobim, Maurício Takara e Sergio Ugeda. Há dez anos foi diagnosticado com um câncer, quando lhe deram 10% de chances de sobreviver – e mesmo assim ele seguia reunindo músicos de naturezas distintas e fazendo shows únicos. Um mestre, uma luz.
Carlos Issa, Mauricio Takara e Gustavo Jobim
Carnaval já estava aí faz tempo, mas começou oficialmente nessa sexta-feira, quando a Casa de Francisca recebeu a Espetacular Charanga do França pra mais um baile à fantasia. Quem conhece sabe como é a avalanche de boas vibrações disparada pela Charanga, que mistura Queen com “Alalaô”, Beth Carvalho com Daft Punk, Benito di Paula com axé music deixando todo mundo de pernas e garganta doendo de tanto dançar e cantar. Thiago ainda temperou o já tradicional coro de “prende… prende prende prende o Bolsonaro” (mais quente que nunca) com um providencial “fora Nunes” que também deveria fazer parte da folia paulistana, afinal o atual prefeito que ninguém sabe quem é parece que é contra o carnaval. Fiz a minha parte na abertura e no final, mas fiquei devendo “Macetando”, que a Carol, lá da Francisca, veio me pedir. Na próxima não falta!
#aespetacularcharangadofrança #casadefrancisca #trabalhosujo2024shows 16
Vou deixar em aberto o fato de que a audição online de Walls Have Ears, o disco ao vivo de 1985 que o Sonic Youth lançou nessa sexta-feira de carnaval, que aconteceu nesta quinta, ter reunido Thurston Moore, Lee Ranaldo e Steve Shelley depois de muito tempo, apenas para te lembrar que o disco já está em todas as plataformas e que você deveria tirar um tempinho específico (pode ser depois do carnaval, tudo bem) pra ouvi-lo, porque é um absurdo.
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Se você não conseguiu ir em nenhum dos meus últimos bailes de carnaval esse ano, sua última chance esse ano é no próximo domingo, quando entro num vórtice chamado Baile de Carnaval Inferninho Trabalho Sujo, que, como preza a natureza do local, nosso querido portal interdimensional chamado Picles, vai saber o que pode acontecer. É uma festa à fantasia que acontece no meio do bairro de Pinheiros, depois que os blocos dizimaram o enorme canteiro de obras que é a região, quando refugos e refugiados da folia se encontram com os heróis e heroínas que encararam passar o domingo de carnaval assistindo à apresentação de uma banda chamada Carnaindie, que mistura hits de axé music com covers de Strokes e não deixa ninguém parado! Depois, assumo a discotecagem com minha copilota agente do caos Bamboloki, fazendo sair glitter derretido do cérebro de quem estiver na pista. O Picles fica no número 1838 da rua Cardeal Arcoverde e se prepara porque vai ser LOCO. Bora!
Encontrei Kiko, Thiago e Juçara logo que cheguei na Casa de Francisca nessa quinta-feira saindo do elevador que agora dá acesso ao camarim em direção ao palco. Pude cumprimentá-los rapidamente antes que eles começassem a apresentação e desejar um bom show (no caso deles redundância, mas a saudação importa) quando Thiago frisou: “Sabe que hoje é aniversário daqui, né?”. Não estava sabendo, mas há exatos sete anos a Casa de Francisca arrancava suas raízes na rua José Maria Lisboa nos Jardins para replantá-las no coração de São Paulo, há poucos metros da Praça da Sé, no Palacete Tereza que hoje é a cara do lugar. Feliz por estar participando mais uma vez de um momento histórico desse palco sagrado (ainda mais com show do Metá Metá!), também comemorei que esse poderia um bom começo de carnaval, embora a vibração fosse distinta. Até que começaram a cair umas fichas: primeiro que aquele começo de carnaval tinha começado algumas horas antes, quando a polícia federal deteve o passaporte do meliante que ocupou a presidência da república, aproximando-o de seu destino desejado, a cadeia. O efeito dominó que as notícias da quinta-feira causaram (e seguem causando) inevitavelmente desdobraram-se na série de piadas e numa contagem regressiva que a prisão do desgraçado poderia ser o início do carnaval (eu acho que não vai rolar agora, vai ser um carnaval fora de época daqui a pouco). E depois me lembrei do show que vi daquele mesmo Metá Metá na outra Casa de Francisca, no fatídico dia 12 de maio de 2016, quando o Senado autorizou o início do golpe na Dilma. Foi o começo da era de trevas da qual ainda estamos saindo e lembro direitinho (até escrevi sobre isso na coluna que tinha na Caros Amigos na época) de como aquela notícia pesou nosso encontro antes do show e como o show em si foi um exorcismo daquele futuro ruim que sabíamos que viria. Oito anos depois, lá estava o mesmo Metá Metá – só os três de novo – em outra Casa de Francisca comentando a possibilidade de prender a pessoa que só chegou onde chegou porque derrubaram a presidenta naquele passado não tão distante. Ainda não estamos festejando o que deve ser festejado, mas o futuro sombrio (que ainda se avizinha, à espreita, fingindo-se de desentendido) está mais distante do que estava naquela noite de 2016. E mais uma vez era a música que mostrava o rumo a ser seguido. Viva a resistência cultural! Viva a Casa de Francisca! Viva o Metá Metá! Viva o Brasil e viva a música!
#metameta #casadefrancisca #trabalhosujo2024shows 15
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O antiherói do rockabilly norte-americano, mais conhecido pelo quase-hit “Elvis is Everywhere”, que o lançou em 1987, ao lado do compadre Skid Roper, já não está entre nós. Nascido Neill Kirby McMillan Jr, ele foi encontrado morto a bordo do cruzeiro Outlaw Country no dia seguinte de sua apresentação. “Você deveria morrer como você vive”, escreveu sua família no Facebook, confirmando a passagem do ícone, que também era radialista, ator e humorista. Ele preferia se rotular como um artista cult.
O carnaval começa mesmo essa sexta e lá vou eu! Desta vez abro o baile à fantasia que a Charanga do França tá puxando na Casa de Francisca a partir das 19h30, pra quebrarmos tudo como normalmente fazemos. O desafio agora é ver quanto tempo que o Palacete fica aberto depois da maratona de boas vibrações emitidas nas quase três horas que duram o show da Charanga. A noite promete tanto que os ingressos estão esgotados desde a semana passada!