Discutindo o estado do jornalismo de cultura hoje

mate-papo

Eis a íntegra do papo que tive na semana passada com a Roberta Martinelli, o Guilherme Werneck, o Thales de Menezes e o Luís Fernandes dentro da programação do festival Mate – Música Arte Tecnologia Educação sobre o que está acontecendo com o jornalismo que cobre cultura durante a quarentena.

Sobre crítica musical e jornalismo cultural

rambo-rimbaud

Fui convidado para entrevistar o Otto no Seminário sobre Jornalismo Cultural que o Espaço Cult realiza desde ontem. Falamos sobre crítica musical numa entrevista em que convido os alunos a entrevistar comigo o percussionista pernambucano num evento que ainda teve participações do Marcos Augusto Gonçalves (o editor do caderno Ilustríssima), o Otavio Frias Filho (diretor de redação da Folha de S. Paulo), o Wellington Andrade (professor da Cásper Líbero), a Raquel Cozer (repórter que cobre literatura na Ilustrada), Isabela Boscov (crítica de cinema da Veja) e Giselle Beiguelman (editora-chefe da revista Select). O papo com o Otto começa às 14h30 e vai até às 16h. Mais informações no site do Espaço Cult.

Jornalismo cultural e internet

Falo hoje sobre jornalismo cultural e internet no curso Jornalismo e Indústria Musical que está sendo ministrado no Espaço Revista Cult, na Vila Madalena. O curso é pago, tem outras aulas (a primeira foi ontem) e não sei se ainda há vagas, mas vai que rola…

Discutindo jornalismo cultural

Hoje participo do FILE, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, em mesa redonda mediada pela coordenadora do festival, Eliane Weizmann. Também participam da mesa Alessandro Ludovico, crítico de mídia e editor-chefe da revista Neural; Régine Debatty, do blog we-make-money-not-art.com e Victoria Messi, do site El Pez Eléctrico. Como diz o texto do evento, “a mesa redonda irá tratar das problemáticas do jornalismo cultural contemporâneo e sua atuação frente à complexidade das manifestações culturais do século 21”. O debate acontece no Centro Cultural São Paulo nesta quinta, às 18h. Mais informações no site do evento.

A produção musical contemporânea e a crítica especializada

O Sesc foi sagaz e já subiu online a íntegra (quase duas horas!) da mesa que participei ontem no 3º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural, realizado pela revista Cult, em que conversei sobre o papel da crítica musical nos dias de hoje, ao lado do Marcus Preto, do Pablo Miyazawa e do Zeca Baleiro. Põe o fone, aperta o play e deixa o papo rolar. Vale inclusive passear pelo canal do YouTube deles, que tem todas as íntegras das mesas do evento. Muito bom.

Pedro Alexandre Sanches mandando a real

Bravo, Pedro!