Ao preparar o lançamento da caixa Joni Mitchell Archives Vol. 1: The Early Years (1963-1967), que será lançada no fim deste mês, a cantora e compositora canadense faz as pazes com o seu passado ao se reconhecer como uma cantora folk, rótulo que odiava que lhe pregassem desde o início de sua carreira. “Eu não deveria ser tão esnobe contra minhas primeiras músicas”, ela contou em uma declaração em seu site. “Muitas destas músicas eu acabei as perdendo. Elas ficaram pelo caminho. Só existem estas gravações. Por muito tempo eu me rebelava contra o termo: ‘Eu nunca fui uma cantora de folk’. Eu ficava putaça se me rotulassem. Eu não acho que era uma boa descrição para o quem eu era. E aí eu escutei e… era lindo. Me fez perdoar meu início. E eu tive essa revelação… Eu era uma cantora folk!” E depois de revelar a primeira gravação que fez na vida (uma deslumbrante versão para “The House of the Rising Sun” dos Animals), ela agora mostra outra joia da caixa que está vindo aí: a primeira demo que gravou na vida!
“Day After Day” foi registrada para ser enviada a Jac Holzman da gravadora Elektra, muito antes de ele lançar os Doors e os Stooges. Gravada numa sessão no dia 24 de agosto de 1965, a faixa nasceu junto com outras: “What Will You Give Me”, “Let It Be Me”, “The Student Song” e “Like the Lonely Swallow”, todas presentes na caixa e todas mostradas para o público pela primeira vez. A caixa segue em pré-venda.
A mestra canadense Joni Mitchell mergulha em seu próprio passado e apresenta uma caixa com cinco discos que viaja aos seus anos 60. É o primeiro volume da série Joni Mitchell Archives, que resgata um dos primeiros registros da cantora ao vivo, quando apresentou-se na rádio canadense CFQC AM em 1963. É o ponto de partida da caixa, que passeia por outros shows, demos e gravações caseiras até 1967, incluindo uma apresentação na casa Canterbury, em Ann Arbor, próximo a Detroit, em outubro daquele ano, com quase quatro dezenas de canções divididas em três entradas ao vivo. Tanto este show quanto a primeira apresentação de rádio serão lançados como discos à parte e a caixa, que chega ao público no fim de outubro (e já está em pré-venda), ainda traz um encarte de 40 páginas com textos escritos pelo crítico e cineasta Cameron Crowe. Uma versão que ela gravou para “House Of The Rising Sun” dos Animals naquela primeira emissora, foi liberada para audição.
Eis todas as faixas que entrarão na caixa:
Disco 1
Radio Station CFQC AM, Saskatoon, Saskatchewan, Canada (ca. 1963)
“House Of The Rising Sun”
“John Hardy”
“Dark As A Dungeon”
“Tell Old Bill”
“Nancy Whiskey””
“Anathea”
“Copper Kettle”
“Fare Thee Well (Dink’s Song)”
“Molly Malone”
Live at the Half Beat: Yorkville, Toronto, Canada (October 21, 1964)
First Set
“Introduction”
“Nancy Whiskey”
“Intro to The Crow On The Cradle”
“The Crow On The Cradle”
“Pastures Of Plenty”
“Every Night When The Sun Goes In”
“Intro to Sail Away”
“Sail Away”
Second Set
“John Hardy”
“Dark As A Dungeon”
“Intro to Maids When You’re Young Never Wed An Old Man”
“Maids When You’re Young Never Wed An Old Man”
“The Dowie Dens Of Yarrow”
“Deportee (Plane Crash At Los Gatos)”
“Joni’s Parents’ House: Saskatoon, Saskatchewan, Canada (February 1965)”
“The Long Black Rifle”
“Ten Thousand Miles”
“Seven Daffodils”
Disco dois
Myrtle Anderson Birthday Tape: Detroit, MI (1965)
“Urge For Going”
“Born To Take The Highway”
“Here Today And Gone Tomorrow”
Jac Holzman Demo: Detroit, MI (August 24, 1965)
“What Will You Give Me”
“Let It Be Me”
“The Student Song”
“Day After Day”
“Like The Lonely Swallow”
Let’s Sing Out, CBC TV: University of Manitoba, Winnipeg, MB, Canada (October 4, 1965)
“Favorite Colour”
“Me And My Uncle”
Home Demo: Detroit, MI (ca. 1966)
“Sad Winds Blowin’”
Let’s Sing Out, CBC TV: Laurentian University, London, ON, Canada (October 24, 1966)
“Just Like Me”
“Night In The City”
Live at the 2nd Fret: Philadelphia, PA (November 1966)
“Brandy Eyes”
“Intro to Urge For Going”
“Urge For Going”
“Intro to What’s The Story Mr. Blue”
“What’s The Story Mr. Blue”
“Eastern Rain”
“Intro to The Circle Game”
“The Circle Game”
“Intro to Night In The City”
“Night In The City”
Disco três
Folklore, WHAT FM: Philadelphia, PA, (March 12, 1967)
“Intro to Both Sides Now”
“Both Sides Now”
“Intro to The Circle Game”
“The Circle Game”
Live at the 2nd Fret: Philadelphia, PA (March 17, 1967)
Second Set
“Morning Morgantown”
“Born To Take The Highway”
“Intro to Song To A Seagull”
“Song To A Seagull”
Third Set
“Winter Lady”
“Intro to Both Sides Now”
“Both Sides Now”
Folklore, WHAT FM: Philadelphia, PA (March 19, 1967)
“Intro to Eastern Rain”
“Eastern Rain”
“Intro to Blue On Blue”
“Blue On Blue”
A Record Of My Changes – Michael’s Birthday Tape: North Carolina (May 1967)
“Gemini Twin”
“Strawflower Me”
“A Melody In Your Name”
“Tin Angel”
“I Don’t Know Where I Stand”
“Joni improvising”
Folklore, WHAT FM: Philadelphia, PA (May 28, 1967)
“Intro to Sugar Mountain”
“Sugar Mountain”
Disco quatro
Home Demo: New York City, NY (ca. June 1967)
“I Had A King”
“Free Darling”
“Conversation”
“Morning Morgantown”
“Dr. Junk”
“Gift Of The Magi”
“Chelsea Morning”
“Michael From Mountains”
“Cara’s Castle”
“Jeremy (Incomplete)”
Live at Canterbury House: Ann Arbor, MI (October 27, 1967)
First Set
“Conversation”
“Intro to Come To The Sunshine”
“Come To The Sunshine”
“Intro to Chelsea Morning”
“Chelsea Morning”
“Intro to Gift Of The Magi”
“Gift Of The Magi”
“Play Little David”
“Intro to The Dowie Dens Of Yarrow”
“The Dowie Dens Of Yarrow”
“I Had A King”
“Intro to Free Darling”
“Free Darling”
“Intro to Cactus Tree”
“Cactus Tree”
Disco 5
Live at Canterbury House: Ann Arbor, MI (October 27, 1967)
Second Set
“Little Green”
“Intro to Marcie”
“Marcie”
“Intro to Ballerina Valerie”
“Ballerina Valerie”
“The Circle Game”
“Intro to Michael From Mountains”
“Michael From Mountains”
“Go Tell The Drummer Man”
“Intro to I Don’t Know Where I Stand”
“I Don’t Know Where I Stand”
Third Set
“A Melody In Your Name”
“Intro to Carnival In Kenora”
“Carnival In Kenora”
“Songs To Aging Children Come”
“Intro to Dr. Junk”
“Dr. Junk”
“Morning Morgantown”
“Intro to Night In The City”
“Night In The City”
“Both Sides Now”
“Urge For Going”
Uma das maiores cantoras da música norte-americana (e não uma “cantora folk dos anos 60″como explica este artigo), Joni Mitchell sofreu um acidente no início de março que lhe deixou hospitalizada. Aí nesta quarta-feira, saiu uma notícia que ela estaria em coma irreversível, que logo se espalhou pela internet. Mas a amiga Leslie Morris, que está ao lado de Joni no hospital, usou a página da cantora no Facebook para nos tranquilizar sobre sua situação:
“Ao contrário dos rumores que circularam hoje na internet, Joni não está em coma. Ela ainda está no hospital – mas ela entende, está alerta e está de posse de todos seus sentidos. Espera-se uma recuperação completa. O documento que foi obtido por um certo veículo de mídia simplesmente dá à sua velha amiga Leslie Morris a autoridade – na ausência de tratamento 24 horas – para tomar decisões de saúde em nome de Joni assim que ela sair do hospital. Como todos sabemos, Joni é uma mulher perseverante e não vai desistir da luta tão cedo. Por favor continue com Joni em seus pensamentos.
E chamou os fãs da cantora para lhe desejar bons votos no site WeLoveYouJoni.com.