A mestra Joni Mitchell completa 80 anos neste 7 de novembro de 2023, mesmo dia em que anunciamos a segunda edição do espetáculo Both Sides Now, em que a cantora Luiza Villa desfila o repertório de um dos maiores nomes da canção norte-americana, e que desta vez acontece no Blue Note SP, no dia 19 de novembro, a partir das 19h. Acompanhada de Tomé Antunes, Pedro Abujamra, João Pedro Ferrari e Tommy Coelho, mais uma vez com a minha direção. Villa passeia por canções emblemáticas do repertório de Mitchell, como “Coyote”, “Hejira”, “Big Yellow Taxi” e “Little Green” revezando-se entre guitarra e violão e o formato solo e acompanhada por sua banda. O link para comprar os ingressos antecipadamente é este.
Foi maravilhosa a estreia solo de Luiza Villa nesta terça-feira no Belas Artes, dentro da primeira edição do Trabalho Sujo Apresenta que faço após o período pandêmico. Além da voz exuberante e da natural e carismática presença de palco da cantora estreante, ela ainda pode exibi-las transpondo o difícil autodesafio de atravessar o repertório de Joni Mitchell, no show Both Sides Now, em que revisita a obra da cantora em diferentes camadas. Ela começou sozinha ao violão, enfileirando “Circle Game” e “Little Green” sem perder o fòlego ao mesmo tempo em que foi apresentando os integrantes de sua banda, um a um: primeiro o violonista Tomé Antunes (em “Cactus Tree”), depois o tecladista Pedro Abujamra (em “Both Sides Now”), seguido do baterista Tommy Coelho (“Big Yellow Taxi”) e do baixista João Pedro Ferrari (“Carey”), cada um mostrando suas armas e suas habilidades até que a partir de “Hejira”, puderam mostrar como são bem amarrados como conjunto musical – Luiza inclusive, tanto nos vocais quanto na guitarra e no violão. E até o final da apresentação passearam com destreza e alegria por faixas reconhecíveis e empolgantes como “Coyote”, “Help Me” e “In France They Kiss on Main St” e outras mais espinhosas e quilométricas como “Edith and the Kingpin”, “The Hissing of Summer Lawns” (com um solo vocal de derreter qualquer ser vivo) e “Free Man in Paris”, mostrando que estão só começando a mostrar seus talentos. Um show maravilhoso que valorizou meu trabalho como diretor ao lado da produção da Beta Cardoso e da direção de arte da Olívia Pires, Olívia Albegaria e Bertha Miranda, que nos ajudaram com os vídeos, o figurino e a luz da apresentação, formando uma equipe dos sonhos. E é só o primeiro! Ave Joni!
Tudo pronto para o espetáculo Both Sides Now que estamos preparando para a próxima terça-feira no Belas Artes. Luiza Villa e sua banda estão afiadíssimos num repertório escolhido pela própria vocalista, que celebra os 80 anos de Joni Mitchell em uma noite que promete ser mágica, como esta versão para “Hejira”. Sente o drama.
Luiza Villa encara o palco em que estará à frente em menos de dez dias, celebrando as canções de Joni Mitchell no espetáculo Both Sides Now, que vamos apresentar no Belas Artes. Os ingressos para este primeiro show já estão esgotados, mas deveremos ter novidades em breve.
E esse Both Sides Now que a Luíza Villa tá fazendo em homenagem à Joni Mitchell no Belas Artes vai ser bonito demais… Olha só essa versão de “Coyote” que a gente passou neste domingo. A apresentação vai acontecer no dia 31 de outubro, logo depois da exibição do documentário Echo in the Canyon, sobre a cena do bairro de Laurel Canyon, em Los Angeles, no final do anos 60, que viu florescer não apenas a obra de Joni como de artistas como Byrds, Buffalo Springfield, Mamas & The Papas, Doors e Frank Zappa. O show da Luíza acontece logo depois e os ingressos já estão à venda neste link.
Sigo desbravando lugares para fazer shows e dessa vez vamos colocar música no cinema. Retomo a sessão Trabalho Sujo Apresenta no final de outubro ao apresentar uma proposta que a cantora e compositora Luíza Valle me fez, um show para celebrar as canções de Joni Mitchell quando ela completa 80 anos. No show Both Sides Now: Joni Michell por Luíza Valle, ela apresenta as canções da trangressora cantora e compositora canadense em ordem cronológica, tanto tocando solo ao violão quanto acompanhada de sua banda. A apresentação acontece no clássico Belas Artes, no dia 31 de outubro, logo após a exibição do documentário Echo in the Canyon (dirigido por Andrew Slater, 2018), que conta a história da cena californiana na qual a canadense floresceu. Apresentado pelo filho de Bob Dylan, Jakob, Echo in the Canyon conta a história da vizinhança de Lauren Canyon, bairro de Los Angeles que tornou-se polo de atração para toda uma geração de músicos norte-americanos que, influenciado pela psicodelia inglesa dos Beatles, começou a mudar a cara da música pop dos anos 60, reunindo artistas tão diferentes quanto os Beach Boys, The Mamas & The Papas, The Doors e Frank Zappa. O documentário reúne cenas de época e entrevistas com protagonistas desta cena como Brian Wilson (Beach Boys), Michelle Phillips (Mamas & Papas), Stephen Stills (Buffalo Springfield), David Crosby e Roger McGuinn (Byrds), Neil Young e artistas contemporâneos fãs daquele movimento, como Beck, Fiona Apple, Cat Power e Norah Jones. A apresentação dupla acontece no dia 31 de outubro, a partir das 20h30 e os ingressos já estão à venda neste link.
Joni Mitchell segue abrindo seus arquivos e a próxima caixa de lançamentos está prevista para o início do mês que vem: Joni Mitchell Archives, Vol. 3: The Asylum Years (1972-1975), já em pré-venda, como o título entrega cobre o período em que a cantora e compositora canadense esteve na gravadora Asylum e gravou os discos For the Roses (1972), Court and Spark (1974) e The Hissing of Summer Lawns (1975), inspirados pela mudança drástica que fez em sua carreira naquele período, quando parou de fazer shows e mudou-se para a região de Sunshine Coast, na costa oeste canadense. O novo cenário mudou o ritmo e os temas de suas canções, além de aproximar sua musicalidade do jazz. Como as caixas anteriores, The Early Years (1963-1967) lançada em 2020, e The Reprise Albums (1968-1971), de 2021, esta também reúne uma série de gravações inéditas tiradas do arquivo da própria Joni com supervisão dela mesma. E além de duas faixas gravadas com Graham Nash e David Crosby e versões alternativas para cada uma das faixas dos discos, o lançamento ainda traz músicas que a compositora e musicista deixou de fora de sua discografia, como esta maravilhosa “Like Veils Said Lorraine”, que ela mostra antes do lançamento e que muito artista daria alguns anos de vida para ter composto.
Há um ano a mestra Joni Mitchell pegou a todos de surpresa quando ressurgiu ao vivo em pleno festival de Newport, o clássico evento anual de folk music em que apareceu pela última vez em 1969. Há duas décadas sem fazer shows e recuperando-se de um aneurisma no cérebro que sofreu em 2015, ninguém esperava vê-la ao vivo em público, embora ela já tivesse puxado algumas sessões de música em casa como forma de se reabilitar, em eventos que chamava de Joni’s Jam. Pois exatamente há um ano, uma das maiores nomes da canção norte-americana reapareceu em carne e osso num show surpresa realizado num domingo. Era 24 de julho de 2022 e a mera aparição de Mitchell em público já seria motivo de festa, mas quando ela segurou uma apresentação de mais de uma hora e treze canções, todos – presentes no evento ou quem soube depois – sabiam que a história havia acontecido naquele momento. Tanto que ela lança na próxima sexta-feira Joni Mitchell at Newport, que já estava em pré-venda pela gravadora Rhino. E um aperitivo da apresentação foi publicado esta semana, mostrando nossa musa cantando a imortal “Summertime” – assista abaixo, além de ver o setlist deste show:
Esse foi o último Festa-Solo na segunda-feira – agora ele acontece sempre nas sextas, às 23h45, na twitch.tv/trabalhosujo.
Beabadoobee – “Care”
Smashing Pumpkins – “Cherub Rock”`
Pavement – “You Are a Light”
Astromato – “Não Sei Jogar”
Pixies – “U-Mass”
Jesus & Mary Chain – “Vegetable Man”
Pere Ubu – “Navvy”
Fall – “C.R.E.E.P.”
B-52’s – “Private Idaho”
Blitz – “Você Não Soube Me Amar”
Pretenders – “Brass in Pocket”
Rolling Stones – “Start me Up”
Led Zeppelin – “The Crunge”
Mutantes – “It’s Very Nice Pra Xuxu”
Yes – ” I’ve Seen All Good People”
Yo La Tengo – “Blue Line Swinger”
Thin Lizzy – “Whiskey in the Jar”
Wilco – “Theologians”
BNegão e os Seletores de Frequência – “V.V.”
De Leve – “Essa É Pros Amigos”
Cassiano – “Onda (Poolside & Fatnotronic Edit)”
Lincoln Olivetti & Robson Jorge – “Eva”
A Cor do Som – “Palco”
Letrux – “Coisa Banho de Mar”
Spoon – “Rhthm & Soul”
Lou Reed – “Vicious”
Eurythmics – “Sweet Dreams”
Human League – “Don’t You Want Me”
Cure – “Let’s Go to Bed”
Daryl Hall & John Oates – “I Can’t Go For That (No Can Do)”
David Bowie – “Cat People (Putting Out Fire)”
Radiohead – “Bodysnatchers”
Dua Lipa – “Pretty Please”
Jessie Ware – “Adore You”
Chromatics – “Twist The Knife”
Tame Impala – “Borderline (Blood Orange Remix)”
Lana Del Rey – “Venice Bitch”
Pelados – “Entalhado na Carteira”
Fleet Foxes + Tim Bernardes – “Going-to-the-Sun Road”
Taylor Swift + Bon Iver – “Exile”
Bonifrate – “100%”
Red Hot Chili Peppers – “Breaking the Girl”
Sebadoh – “2 Years 2 Days”
R.E.M. – “Low”
Nick Cave – “Cosmic Dancer”
Fiona Apple – “Ladies”
PJ Harvey – “Down By The Water (Demo)”
Carabobina – “Pra Variar”
Warpaint – “Whiteout”
Angel Olsen – “Lark Song”
Joni Mitchell – “Day After Day”
Beatles – “Long Long Long”
Beatles – “Cry Baby Cry”