Ave Joni Mitchell!

E um dos grandes eventos do ano aconteceu neste fim de semana, quando a mestra Joni Mitchell esgotou por duas vezes (sábado e domingo) o Hollywood Bowl, em Los Angeles, nos EUA, para realizar seus primeiros grandes shows após o aneurisma cerebral que a derrubou em 2015, deixando-a sem falar, cantar ou tocar por um bom tempo. Infelizmente isso não foi uma novidade em sua vida, já que ela que ficou reclusa em seu quarto no início da adolescência, vítima da pólio, tragédia que a transformou em uma instrumentista de excelência ímpar e uma das maiores compositoras da América do Norte. A recuperação da calamidade recente tornou-se pública há poucos anos, quando ela começou a fazer algumas aparições-surpresa: primeiro no festival de folk de Newport em 2022, depóis em dois shows mais longos em 2023 em Washington, capital dos EUA (um em março e outro em junho), e mais recentemente em uma aparição no Grammy deste ano, na mesma época em que anunciou as apresentações deste fim de semana. E ela não veio só: sua famosa banda rotativa Joni Jam, contou com, além da velha amiga Brandi Carlile, que a chama de “minha embaixadora”, Joni reuniu uma constelação de estrelas que incluía nomes como o cantor e compositor Blake Mills, o fleet fox Robin Pecknold, o jazzman inglês Jacob Collier, integrantes da banda Lucius, a soberba Annie Lennox, o inglês Marcus Mumford da Mumford & Sons, o multiinstrumentista Jon Batiste, a cantora e ativista canadense Allison Russell, a dupla afilhada por Prince Wendy & Lisa, a atriz e cantora Rita Wilson, Taylor Goldsmith do grupo Dawes, o imortal Elton John e a deusa do cinema Meryl Streep, além de Lucy Dacus e Chappell Roan, que cantaram com Joni em seu camarim. Separei uns trechos que achei da apresentação abaixo, bem como o setlist dos dois dias (que foram idênticos), e aproveito para agradecer publicamente à maravilhosa Luiza Villa, que há pouco mais de um ano, me cutucou para fazer um show em homenagem à mestra e me reconectou à história deste colossso da canção. Valeu, Lu! E tá na hora de fazer outro show daqueles, hein? Ave Joni Mitchell!  

A fase jazz de Joni Mitchell

A gravadora Rhino segue a feliz missão de abrir o baú da Joni Mitchell para entregar suas melhores pérolas a nós meros ouvintes e adianta uma das joias da próxima caixa de discos sobre a discografia da cantora canadense que está prestes a lançar. Joni Mitchell Archives, Vol. 4: The Asylum Years (1976-1980) reúne o material que compôs quando começou a se envolver mais com o jazz no final dos anos 70, época em que gravou quatro de seus clássicos pela gravadora Asylum: Hejira (1976), o duplo Don Juan’s Reckless Daughter (1977), o disco que gravou comk o veterano Charles Mingus, chamado apenas de Mingus (1979) e o disco ao vivo que encerra esta fase de sua carreira, Shadows And Light (1980). A caixa com 6 CDs (ou 4 LPs) reúne as participações de Joni na turnê Rolling Thunder Review, de Bob Dylan, versões alternativas em estúdio, demos dos discos e versões ao vivo em turnês do período. A caixa (já em pré-venda) deve ser lançada no dia 4 de outubro e a gravadora Rhino acaba de antecipar a demo de “Traveling”, música que depois se tornaria a faixa que batizaria seu disco de 1976. Ouça abaixo, além de ver a capa e o conteúdo completo da caixa, com todas as músicas e um livro de 36 páginas com fotos e pinturas de Joni e uma conversa dela com seu amigo, o direotr Cameron Crowe.  

Luiza Villa: “You don’t know what you’ve got ‘til it’s gone”

Luiza Villa voltou ao palco do Blue Note nesta terça-feira para celebrar sua reverência a Joni Mitchell e algumas pequenas mudanças no show mudaram completamente a dinâmica da noite. O primeiro veio por um problema técnico, que impossibilitou que o jovem maestro Pedro Abujamra usasse seu teclado, deixando-o à vontade com o piano da casa, dando uma súbita elegância que os timbres elétricos do teclado ofuscam dos arranjos da compositora canadense. O outro detalhe foi caso pensado, quando Luiza passou a tocar menos guitarra ou violão – embora ainda siga tocando-os em momentos-chave da noite -, deixando-a mais solta para improvisar com sua voz e sua presença de palco. Os dois estavam o tempo todo próximos do resto da Orfeu Menino – a banda que os cinco têm juntos, completa pela guitarra de Tomé Antunes (que decidiu tocar de pé desta vez), o contrabaixo solista de João Pedro Ferrari e a bateria de Tommy Coelho, agora com congas -, deixando o show ainda mais elétrico e direto no ponto, na melhor apresentação que vi do grupo até agora.

Assista abaixo:  

Mais Joni Mitchell?

A cantora e compositora paulistana Luiza Villa mais uma vez traz sua homenagem à grande mestra do folk Joni Mitchell para o palco do Blue Noite de São Paulo. Na nova apresentação do espetáculo Both Sides ela segue acompanhada dos mesmos músicos que a acompanham – Pedro Abujamra (piano e teclados), Tomé Antunes (guitarra), João Pedro Ferrari no baixo, e Tommy Coelho na bateria = e repassa clássicos do repertório da cantora canadense, como “Free Man in Paris”, “Little Green”, “Cactus Tree”, “Big Yellow Taxi”, “Hejira”,“Coyote”, “Help Me”, “In France They Kiss on Main St” e “The Hissing of Summer Lawns”, além de algumas surpresas. A apresentação é mais uma vez dirigida pelo jornalista e curador de música Alexandre Matias e acontece no dia 23 de julho, a partir das 22h30. O Blue Note fica na Av. Paulista, 2073 (entrada pelo Conjunto Nacional) e os ingressos já podem ser comprados neste link.

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“Heeeeere’s Joni!”

Depois de Neil Young, é a vez de Joni Mitchell trazer todo seu catálogo de volta ao Spotify. Ave Joni!

A primeira apresentação de Joni Mitchell no Grammy

Teve Dua Lipa, Billie Eilish, Lana Del Rey, Taylor Swift, Jay-Z chochando geral porque Beyoncé não ganhou de novo, Miley Cyrus, U2 e Billy Joel, mas o Grammy deste ano teve um sol e todos orbitaram ao redor da primeira apresentação de Joni Mitchell na premiação. Ela recebeu o prêmio de melhor disco folk do ano pelo disco ao vivo que lançou ano passado, Joni Mitchell at Newport, que registrava a aparição surpresa da mestra no clássico festival, quando foi acompanhada da amiga e musicisita Brandi Carlile, que a apresentou como “a matriarca da imaginação, uma verdadeira mulher da renascença, minha e sua heroína. Carlile também esteve presente na apresentação ao vivo que Joni fez, acompanhada de outras artistas como Lucius, Blake Mills, Jacob Collier e Allison Russell, quando cantou uma versão deslumbrante para seu clássico “Both Sides Now”.

Assista abaixo:  

Joni Mitchell está voltando aos palcos!

Não bastasse ter sido convidada para sua primeira aparição ao vivo na premiação do Grammy deste ano (a primeira em sua carreira de mais de 60 anos), nossa senhora Joni Mitchell acaba de anunciar o primeiro do que esperamos ser uma série de apresentações ao vivo que fará em 2024. A mestra canadense da canção não apresenta-se num show do porte que fará no Hollywood Bowl dia 19 de outubro há mais de vinte anos e os ingressos para esta apresentação entram em pré-venda neste último dia de janeiro a partir das três da tarde (neste link). A aparição de Joni no Grammy, bom motivo para ver o prêmio em anos, acontece neste domingo e a edição deste ano ainda terá apresentações da Dua Lipa, Billie Eillish, Olivia Rodrigo, Billy Joel e U2.

Vida Fodona #800: 28 anos do Trabalho Sujo

Virando o disco mais uma vez.

Ouça aqui:  

“No color, no contrast”

O segundo show de Luiza Villa celebrando os 80 anos de Joni Mitchell foi mais à vontade que a primeira apresentação e mesmo o peso de tocar no Blue Note não intimidou a cantora e seu grupo, todos mais livres e confortáveis após a inevitável tensão da primeira noite. Todos os músicos tiveram seus momentos de destaque, mas Luiza especificamente deixou o público à sua disposição, passando por cima de eventuais percalços com muita graça e desenvoltura, como quando não lembrou do início de “Hissing of Summer Lawns”, música em que não toca nem violão ou guitarra e deixa completamente solto seu principal instrumento: sua voz. Foi demais.

Assista aqui:  

Both Sides Now – Joni Mitchell por Luíza Villa @ Blue Note São Paulo neste domingo

E lá vamos nós para mais uma sessão de celebração da vida e obra de uma das maiores compositoras do século 20. Joni Mitchell completa 80 anos neste mês de novembro e Luiza Villa mais uma vez faz sua homenagem à mestra, acompanhada de sua fiel banda: Pedro Abujamra nas teclas, João Pedro Ferrari no baixo, Tomé Antunes na guitarra e violão e Tommy Coelho na bateria. O espetáculo Both Sides Now desta vez acontece no Blue Note São Paulo (Av. Paulista, 2073, com entrada pelo Conjunto Nacional) neste domingo, às 19h, e ainda há ingressos disponíveis.