E a notícia de cinema do fim de semana no festival South by Southwest deste ano é o papo que o Danny Boyle está pensando seriamente em retomar a obra que lhe colocou definitivamente no mapa do cinema mundial. Boyle, o roteirista John Hodge e o ator Ewan McGregor já haviam marcado história no cinema inglês com o pesado Cova Rasa e continuariam trabalhando juntos em Por Uma Vida Menos Ordinária, mas foi com o filme de 1996 que o trio não apenas mostrou para o resto do mundo o que estava acontecendo na Inglaterra depois da acid house e em paralelo ao britpop (ajudando, inclusive, a popularizar a música eletrônica da geração Prodigy, Underworld e Chemical Brothers no planeta) como foi responsável por um dos melhores registros do que eram os anos 90 (ao lado de Seinfeld e Pulp Fiction). Boyle contou ao blog The Playlist que pretende voltar à trupe de desordeiros que o consagrou:
“Isso já vinha rolando há um tempo. Sempre houve este plano a longo prazo para um Trainspotting 2, se John produzir um roteiro suficientemente decente, não vejo nenhuma barreira para reunir Ewan ou todo o resto do elenco. (…) O motivo para fazer isso de novo é que as pessoas louvam o original (…) Então você tem de ter certeza de que não irá desapontar as pessoas. Este será o único critério”
O filme, contudo, deverá começar a ser produzido no ano que vem ou talvez em 2015. O diretor confirma que a sequência será inspirada em Pornô, que o autor do Trainspotting original (um livro), Irvine Welsh, escreveu 10 anos depois. Resenhei este livro para a Folha de São Paulo na época em que ele foi lançado no Brasil.