O mago cineasta chileno Alejandro Jodorowsky volta ao cinema com o documentário Psychomagic, a Healing Art, seu primeiro filme em décadas. Nele, o autor dos clássicos psicodélicos El Topo (1970) e A Montanha Mágica (1973) conta sobre suas experiências com a cura espiritual e o cinema, e será exibido em primeira mão através do canal de streaming Alamo on Demand, no dia 7 de agosto. Na semana anterior, a partir do dia 1°, o canal começa uma retrospectiva sobre o diretor. Abaixo, Jodorowsky conta sobre o tema de seu filme, em entrevista ao canal Euronews.
Psychomagic também estará incluso na caixa The Alejandro Jodorowsky: 4K Restoration Collection, que incluirá seus clássicos, vários extras e chegará ao público no dia 21 de agosto – as pré-vendas já estão sendo feitas.
Além dos três filmes mencionados, a caixa ainda trás o primeiro filme de Alejandro, Fando y Lis (1967), o curta Le Cravate (1957), as respectivas trilhas sonoras, entrevistas inéditas e um guia de A a Z para A Montanha Mágica.
Nos anos 80, o produtor de animação Pascal Blais reuniu alguns nomes da revista Heavy Metal para trazer para a telona a obra máxima de Moebius e Jodorowsky – O Incal. Mas só sobraram alguns trechos desses filmes, pra contar a história…
Vi no Cruz.
Filmes de um universo paralelo
Matrix dirigido por John Boorman (com Bruce Lee como Neo), Tron feito por Cronenberg, Inception de Samuel Fuller (com trilha de Sun Ra!), Tobe Hopper e John Carpenter juntos, 2011 de Kurosawa, Guerra nas Estrelas de Jodorowski, 1984 de Paul Verhoeven e Kill Bill com Marilyn Monroe e Russ Meyer. Esses são só algumas das pérolas (há dúzias) de filmes imaginários criados pelo site Hartter. Lá tem mais.