Os 50 melhores discos de 2022 segundo o júri de música popular da APCA

Eis a lista com os 50 melhores álbuns de 2022 de acordo com o júri de música popular da Associação Paulista dos Críticos de Arte, do qual faço parte. A seleção reflete o quanto a produção musical brasileira ficou represada nos últimos anos e esta seleção saiu de uma lista de mais de 300 discos mencionados por mim e pelos integrantes do júri, Adriana de Barros (editora do site da TV Cultura e colunista do Terra), José Norberto Flesch (que tem seu canal no YouTube), Marcelo Costa (do site Scream & Yell), Pedro Antunes (do vlog Tem Um Gato na Minha Vitrola) e Roberta Martinelli (dos programas Sol a Pino e Cultura Livre). Eis a lista completa abaixo:

Leia mais:  

João Gordo e Criolo na cozinha

joaogordo-criolo

O programa Panelaço, que o João Gordo está fazendo no YouTube, tem melhorado a cada nova edição – e a mais recente teve a presença do Criolo que, como já havia acontecido no papo com o Mano Brown, fez o Gordo voltar no tempo e falar de infância e coisas simples da vida. Aliás, essa é uma das principais características do programa – além de ensinar pra muita gente que dá pra comer bem sem precisar comer carne, talvez um dos atos mais revolucionários do velho punk.

Mas que esse gaspacho ficou espesso ficou.

João Gordo encontra Mano Brown

joao-gordo-mano-brown

Se há algum Panelaço que importa neste domingo, fico com o programa homônimo de João Gordo no YouTube, que recebe, na cozinha, personalidades num talk show vegan (sério). Fico imaginando o Gordo e o Brown assistindo a esse programa em 1985, alguém falando pros dois moleques o que eles iriam estar fazendo em 2015 e não consigo visualizar a cara que eles poderiam fazer. Mas passada a estranheza inicial, o fato é que o Gordo conduz uma bela entrevista com o Brown em que eles falam de temas importantes e pertinentes para o Brasil hoje (inclusive esse em pauta em março deste ano) num tom bem à vontade e falando de diversos assuntos, como reputação, política, hip hop, televisão, São Paulo e infância. E tudo isso “enrolando baseadinhos de tofu” que depois vão ficar com gosto de peixe.

Até vou dar uma olhada nas entrevistas anteriores, porque parece que o Gordo acertou.