O áudio do primeiro show de volta do Neutral Milk Hotel

neutral-milk-hotel-baltimore

Silvano descolou o áudio com a íntegra do primeiro show da volta do Neutral Milk Hotel quinze anos depois de Jeff Mangum ter tocado com essa banda pela última vez.

De chorar, ouça o resto do show logo abaixo:

 

A volta do Neutral Milk Hotel

nmh

Eles anunciaram a volta em seu próprio site – e assim:

and of water course womb rume is a wandering the welkin woman whose fune caul is all umbilical cord code that comes equipped with read volve vît curtains that čun seel my văl én tich radio reason in remembrance of mademoiselle gabrielle and her wone tym pad lock of burd language as it borders on twin tolk the wolk king wall of woolpack pigeons pointing to the fly blind readers riddle and his rian boh

Na prática, esses são os cinco shows:

22 de outubro, com Elf Power, no 40 Watt Club, em Athens, Georgia, nos EUA
23 de outubro, com Half Japanese, também no 40 Watt Club, em Athens, Georgia, nos EUA
25 de outubro, com Half Japanese e Daniel Johnston, no Thomas Wolfe Auditorium, em Asheville, na Carolina do Norte nos EUA.
28 de novembro, no Hostess Club Festival, em Taipei, Taiwan
1 de dezembro, no Hostess Club Festival, em Tóquio, no Japão

E não duvide se essas forem só as primeiras datas…

Jeff Mangum na WFMU

2002-jeff-mangum-with-chicken

E por falar no Neutral Milk Hotel, o fã Gavin Bachner, que mantém o site neutralmilkhotel.org, disponibilizou todos programas apresentados por Jeff Mangum na clássica estação de rádio WFMU. O repertório das playlists tocadas na residência semanal do gênio entre outubro e dezembro de 2002, não dos mais fáceis e enfileira primitivistas norte-americanos (Peter Seeger, Blind Willie Johnson), jazz brutal (Eric Dolphy, Art Ensemble of Chicago e muito John Coltrane), música tradicional de todo o planeta (música búlgara, da Indonésia, brasileira, da Nigéria, paraguaia, dos Camarões, boliviana, de Bangladesh), gênios insanos (Alvin Lucier, Brian Wilson, Robert Wyatt), pesos pesados instrumentais (John Fahey, Gavin Bryars, Clara Rockmore), pessoas com deficiência mental cantando, gravações de Alan Lomax e de Chris Watson, palestras de Stephen Hawking, registros sonoros em campo (incluindo sons de animais e de ventos na Antártida), além de colagens de sons aleatórios de tirar o fôlego (há um dos programas em que o acorde Mi é tocado em diferentes instrumentos por duas horas sem parar). O único porém é que os programas só podem ser ouvidos usando o velho RealPlayer. Mas vale baixar o programa nem que seja só pra isso.

Mas se alguém se dispuser a ouvir os programas em vídeos, divididos em blocos de uma hora, eles seguem abaixo:

 

Daniel Johnston via Jeff Mangum

Bom dia.

A caixa do Neutral Milk Hotel

E aproveitando a disposição de Jeff Mangum para fazer shows no ano que vem, olha só a caixa que lançaram em seu site oficial, chamado Walking Wall of Words:

É uma caixa só em vinil, que além dos dois discos que concluem a discografia oficial do NMH (On Avery Island e In the Aeroplane Over the Sea) ainda traz dois dez polegadas (Everything Is e Ferris Wheel on Fire, cada um com oito faixas) e três compactos, sendo dois com material nunca lançado (“You’ve Passed” / “Where You’ll Find Me Now” e “Little Birds”) e um deles (“Holland 1945” / “Engine”) picture-disc, além de dois pôsteres. O site ainda traz um podcast com músicas de outros autores, selecionadas pelo próprio Mangum.

Primavera Sound 2012: Wilco, Olivia Tremor Control, Spiritualized, Yo La Tengo, Neon Indian, Xx, Washed Out, Jeff Mangum, Guided By Voices, Björk…

Enquanto o Coachella é só boato, o Primavera vai aos poucos acrescentando novos nomes ao seu elenco.

Tá ficando responsa esse festival espanhol, hein…

Jeff Mangum 2012


Foto: Will Deitz

Outra opção de casar viagem pra gringa é a série de shows que o Jeff Mangum marcou pro ano que vem.

Janeiro
18 New Haven, CT – Shubert Theater
20 Brooklyn, NY – Gilman Opera House at Brooklyn Academy of Music
25 Philadelphia, PA – Irvine Auditorium at University of Pennsylvania
27 Washington, DC – Lincoln Theatre
30 Chapel Hill, NC – Memorial Hall at University of North Carolina

Fevereiro
01 Atlanta, GA – Variety Playhouse
04 Minneapolis, MN – Pantages Theatre
06 Chicago, IL – Athenaeum Theater
07 Chicago, IL – Athenaeum Theater
08 Milwaukee, WI – Pabst Theater
10 Athens, GA – 40 Watt Club
11 Athens, GA – 40 Watt Club

Março
07 Dublin, Ireland – Vicar Street
09-11 Minehead, England – ATP Curated By Jeff Mangum
13 London, England – Union Chapel
14 London, England – Union Chapel

Eu sei, eu sei que eu preciso contar como foi o show que vi do sujeito há dois meses, meu encontro com o cara e toda a passagem pelo I’ll Be Your Mirror com a curadoria do Portishead, mas acho que vou deixar esse relato pro fim do ano. Vi no Pitchfork.

Jeff Mangum ao vivo em 2011

E por falar em Jeff Mangum, começam a aparecer os vídeos de suas apresentações ao vivo esse ano. Explico: em todos os shows que o antes recluso líder do Neutral Milk Hotel vem fazendo desde que saiu da toca no início deste ano era estritamente proibido qualquer tipo de registro. E como eram shows disputadíssimos com ingressos esgotados rapidamente, poucos tentaram gravar o áudio ou mesmo filmar o show (o show no OccupyWallStreet não conta, né). Mas como todo bloqueio é furável, eis alguns vídeos do mito em ação. Que voz!

 

Jeff Mangum: “We will live forever”

Que gênio. E no final o Schneider (do Apples in Stereo) ainda puxa o parabéns pro Jeff:

De chorar. Via Silvano.

Todo o show: Jeff Mangum @ OccupyWallStreet

Sim, dois eventos da minha semana passada colidiram na quinta-feira, quando o homem-Neutral Milk Hotel tocou no meio dos manifestantes do Zuccotti Park.

De chorar.