Jean Claude Bernardet (1936-2025)

Triste a notícia da morte do crítico e polímata do cinema brasileiro, Jean Claude Bernardet, neste sábado. Revelado pelo jornalista Paulo Emílio Salles Gomes no Suplemento Literário do Estadão ainda nos anos 50, o belga, que morou a infância e o início da adolescência na França, e mudou-se para o Brasil aos 13 anos, cresceu e amadureceu junto ao cinema brasileiro, área que ajudou a erguer seja em livros históricos como Brasil em Tempo de Cinema (1967, em que ajudou a consolidar a trajetória artística do Cinema Novo), Cineastas e Imagens do Povo (1985, sobre a opção artística do nosso cinema retratar a base da pirâmide social brasileira), o enciclopédico Historiografia Clássica do Cinema Brasileiro (1995) e o clássico volume da coleção Primeiros Passos da Editora Brasiliense que trouxe gerações para a fruição crítica da sétima arte em tempos de ditadura militar, O Que É Cinema? (1980). Também trabalhou diretamente – e em várias posições – em diferentes produções brasileiras: em O Caso dos Irmãos Naves (1967, com Luis Sérgio Person) e Brasília: Contradições de uma Cidade Nova (1968, com Joaquim Pedro de Andrade) foi roteirista, em Paulicéia Fantástica (1970), Eterna Esperança (1971) e A Cia. Cinematográfica Vera Cruz (1972) foi codiretor ao lado de João Batista de Andrade e em Ladrões de Cinema (1977, de Fernando Cony Campos), P.S., Post Scriptum (1981 de Romain Lesage) e Filmefobia (2009; de Kiko Goifman) foi ator. Foi professor da USP no curso de cinema e fundou o mesmo curso na Universidade de Brasília, antes de ser perseguido pela ditadura militar, que o transformou num dos principais críticos do regime. Viveu intensamente o cinema e ajudou-o a evoluir e amadurecer com suas observações e provocações,s por vezes teóricas, outras práticas. Naturalizado brasileiro no mesmo ano do golpe militar, ele foi um dos grandes nomes da cultura de São Paulo, espalhando-se pela cidade, desde eterno morador do edifício Copan, no centro de São Paulo, à imortalidade na Cinemateca Brasileira, instituição que abriga seu acervo e palco em seu velório, neste domingo. Um ícone da cultura brasileira.