Bom Saber #011: Janara Lopes

bomsaber-011

Janara Lopes é dessas pessoas fantásticas que a internet me apresentou. Não bastasse a verve fodona tanto na condução de projetos quanto na execução estética, ela ainda é uma fonte de inspiração, que dispara provocações e cutuca brechas que ou abrem portais interdimensionais ou acendem luzes no fim do túnel, sempre erguendo a bandeira da arte. À frente do coletivo de designers Ideafixa, ela usou a quarentena com desculpa para voltar à sua pequena cidade-natal no cerrado para repensar vários pontos de sua vida e de seu trabalho. E o papo foi por aí, usando o momento que estamos atravessando para tentar vislumbrar um futuro mais otimista para nós – como profissionais de humanas, cidadãos brasileiros e habitantes do planeta Terra.

Como foi a edição das Noites Trabalho Sujo com o Ideafixa

Noites Trabalho Sujo | 09.04.2016

noites9abril2016

Nosso experimento psíquico-interdimensional deste mês tem um objeto específico – com base em referências sonoras reconhecíveis e através da sinestesia destas com ondas cerebrais de índole positiva, queremos propor uma variação sensorial da consciência dos presentes semelhante a um arrebatamento neuroemotivo. A fluência das vibrações audíveis sequenciadas por nosso corpo docente e seus convidados deverá elevar corações e mentes a uma zona do inconsciente coletivo em que tudo o que importa é o som e o sentimento – não mais o sentido. Os pesquisadores residentes do centro de pesquisas Noites Trabalho Sujo, os professores eméritos Alexandre Matias, Danilo Cabral e Luiz Pattoli seguem sua constante aceleração de partículas cerebrais através da música durante todo o curso da madrugada no cômodo azul. No auditório preto, os convidados são os doutores do instituto de alteração de consciência Ideafixa e as mestras Janara Lopes e Vanessa Queiroz se unem ao pesquisador de campo Victor Mota para transcender os limites do ego a partir do exercício de faculdades sensíveis ao calor humano. Concluindo nossos convidados, a dupla de mestrandas Ana Prado e Nathalia Capistrano da instituição independente Girls Bite Back exercitam diferentes níveis de equilíbrio – mental, emocional, corporal, visual, sonoro – a partir dos campos magnéticos que emanam sobre os presentes. A arrebatação consciente começa poucos instantes antes da meia-noite do sábado 9 de abril de 2016 para o domingo 10 de abril de 2016 no edifício Trackertower, localizado no centro antigo da tradicional metrópole paulsitana, que poderá levitar a partir dos experimentos conduzidos durante a noite. Para estar presente na sessão é preciso enviar nome para o correio eletrônico noitestrabalhosujo@gmail.com em que os voluntários confirmam sua participação. Bom encontro.

Noites Trabalho Sujo @ Trackers
Sábado, 9 de abril de 2016
A partir das 23h45
No som: Alexandre Matias, Luiz Pattoli e Danilo Cabral (Noites Trabalho Sujo), Janara Lopes, Vanessa Queiroz e Victor Mota (Ideafixa crew) e Ana Prado e Nath Capistrano (Girls Bite Back)
Trackertower: R. Dom José de Barros, 337, Centro, São Paulo
Entrada: R$ 30 só com nome na lista pelo email noitestrabalhosujo@gmail.com (e chegue cedo – os 100 que chegarem primeiro na Trackers pagam R$ 20 pra entrar)

Rock é coisa de criança

bullsonparade

Se liga nessa molecada que a Janara encontrou

Quando a ilustração vira gif animado

GuillaumeKurkdjian-00

O projeto Bisous les Copains (Beijos-amigos) do ilustrador francês Guillaume Kurkdjian traz um gif animado a partir de uma ilustração original. Tem outras aí embaixo.

 

“These Boots Are Made For Walking”

boots

Que tal um tumblr dedicado apenas a versões para o maior clássico de Nancy Sinatra, escrito por Lee Hazelwood? Tá aqui, siga o link. Dica da Janara.

O laboratório de Kubrick

A ilustração do post anterior e estas acima são do ilustrador californiano Carlos Ramos, que trabalhou no Laboratório de Dexter e My Life as a Teenage Robot, e fez uma exposição dedicada ao Kubrick no meio do ano passado. Vi lá na Janara.

Barbarellas

Demais esse poster da Barbarella, hein. A Janara juntou vários deles num post lá na IdeaFixa, se liga.

BoHE-MAN Rhapsody

É isso aí: Queen x He-Man, óbvio que ia dar samba. Mas tem que clicar pra ver no YouTube o autor porque não permite embedar o vídeo em outros sites. Dica da Janara.