O evento Together for Palestine, que aconteceu na quarta passada no estádio de Wembley, na capital inglesa, e foi idealizado por Brian Eno, é mais um passo importante em relação à popularização a uma das pautas mais importantes do mundo hoje: o genocídio palestino promovido pelo governo de Israel. Ciente de seu papel como agitador cultural, Eno reuniu artistas que não tiveram pudor em colocar seu nome para apoiar a causa palestina, reunindo-os com outros tantos ativistas em um evento que durou quatro horas e arrecadou dois milhões de libras inglesas (quase 15 milhões de reais) para o povo que sofre diariamente com os ataques do governo de Israel. O evento reuniu atrações musicais e discursos de atores, ativistas, poetas, escritores e pesquisadores de diferentes lugares do mundo para protestar juntos contra a tragédia que está destruindo todo um povo. Desde os Gorillaz de Damon Albarn, que trouxe Yasiin Bey (o Mos Def) e o sírio Omar Souleyman ao vídeo enviado pelo Portishead, nomes como Pink Pantheress, King Krule, Paul Weller, Hot Chip, Jamie Xx, Celeste e Neneh Cherry, que cantou com Greentea Peng, além dos atores Benedict Cumberbatch, Florence Pugh, Guy Pearce, Riz Ahmed, Ramy Youssef e nomes conhecidos por seus posicionamentos políticos como o jogador de futebol Eric Cantona e os ativistas Francesca Albanese e Ben Jamal, além do próprio Eno e vários outros, ajudaram a ampliar uma discussão, que ainda este ano, era considerada tabu e fez artistas inclusive serem expulsos ou terem apresentações canceladas por assumirem essa postura – o trio irlandês Kneecap é o caso mais emblemático, mas há vários outros. Aos poucos a arte muda a paisagem política do mundo, mas é preciso que alguém comece…
Embora gravando o sucessor de seu terceiro álbum, I See You (2017), desde o ano passado, os três integrantes do Xx não sobem juntos ao mesmo palco desde o último show que fizeram em 2018, em Nova York – até este fim de semana. Porque durante a apresentação do produtor Jamie Xx no novíssimo festival londrino Lido, que encerrou o sábado realizado com sua curadoria (que ainda contou com Arca, Todd Edwards, Sampha, Panda Bear e o show solo de sua companheira de banda Romy), ele recebeu não apenas Romy como o terceiro integrante do grupo, Oliver Slim, para tocar pela primeira vez juntos a música de seu ótimo disco do ano passado, In Waves, que ele dividiu com seus companheiros de banda, “Waited All Night”, logo depois de ter primeiro chamado Oliver para dividir sua “GMT” e depois Romy para cantar “See Saw”. Os sorrisos e o abraço que os três deram ao final da música que fizeram juntos mostram que eles estão prontos para encarar o mundo mais uma vez com sua banda original, que faz falta no cenário musical desta década.
LCD Soundsystem, Charli XCX, Stereolab, Kim Deal, Haim, Spiritualized, Jesus Lizard, Wet Leg, TV on the Radio, Salif Keita, Floating Points, Magdalena Bay, Jamie Xx, Idles, Chappell Roan, Cat Power, Fontaines D.C., Caribou, Parcels, Clairo, Beach House, FKA Twigs, Sabrina Carpenter, Beabadoobee, John Talabot, Destroyer… OLHA A ESCALAÇÃO DO PRIMAVERA DE BARCELONA DO ANO QUE VEM… Os ingressos começam a ser vendidos na próxima semana através desse link.
O coletivo paulistano Gop Tun traz mais uma vez o produtor Jamie Xx para o Brasil – e agora mostra seu novo trabalho, In Waves, que está prestes a ser lançado. O coração eletrônico do grupo Xx já veio discotecar na Gop Tun no ano passado, só que desta vez vem para o país como parte da divulgação do novo disco, em uma turnê que também passará por Buenos Aires (dia 22 de outubro) e em Santiago (dia 23). As datas brasileiras vêm em seguida, quando o produtor primeiro apresenta-se no Ópera de Arame, em Curitiba (no dia 25 de outubro) e na Praça das Artes, em São Paulo (no dia 26). Os ingressos começarão a ser vendidos nesta quarta-feira, a partir do meio-dia, e a Gop Tun vai anunciar o link em suas redes sociasi. Fique de olho…
Com a groovezeira house de “Treat Each Other Right” Jamie Xx dá início oficialmente ao lançamento de seu segundo álbum solo, In Waves, anunciado nesta terça-feira. O disco do cérebro do Xx será lançado em setembro deste ano e terá participações especiais de gente tão diferente quanto Robyn, os Avalanches, Panda Bear e os compadres de banda Romy e Oliver Sim, entre outros. É a continuação do irresistível In Colour, que Jamie lançou há quase dez anos e é um dos melhores discos de dance music do século, fácil fácil. “Faz tempo e muita coisa aconteceu nesse tempo”, escreveu em sua conta no Instagram. “Altos e baixos, crescimento, perceber coisas e ao mesmo tempo esquecê-las muitas vezes seguidas. Eventos que mudaram a minha vida e o mundo todo. Essas ondas que nós experimentamos juntos e sós. Queria criar algo divertido, alegre e instrospectivo ao mesmo tempo. Os melhores momentos numa pista de dança normalmente são assim pra mim. E não posso esperar para dividir com vocês”. O disco será lançado no dia 20 de setembro e já está em pré-venda, trazendo, inclusive, em um dos formatos, as faixas que lançou desde o fim da pandemia como um EP bônus que acompanha o álbum em si (além de uma colaboraçaõ com Erykah Badu!). Veja abaixo o clipe do novo single, a capa do disco e a ordem das músicas de In Waves, que será tocado pela primeira vez ao vivo no dia 26 de setembro no Alexandra Palace, em Londres (que começa a vender ingressos nessa sexta-feira, imagina…):
A dupla australiana Avalanches lança mais um single de seu terceiro álbum, desta vez gravado com a International Space Orchestra, em colaboração com artistas tão diferentes quanto Jamie xx, Clypso, Neneh Cherry e o clash Mick Jones, além de usar samples do disco que a sonda espacial Voyager carregou consigo com sons que representassem o planeta para uma possível civilização alienígena que eventualmente a encontrasse no espaço.
Pelo jeito a temática do novo álbum, que ainda não tem nome nem data definida de lançamento, deve ser o espaço sideral – e a dupla já avisou que terá participações de nomes como Jpegmafia, Dhani Harrison, Cornelius, entre outros – além Rivers Cuomo, Blood Orange e Sananda Matreiya (o novo nome de Terence Trent D’Arby), nas faixas que já mostraram anteriormente.
Da pista de dança para uma viagem pesada.
Franz Ferdinand – “Lucid Dreams”
Chemical Brothers – “Got To Keep On”
Avalanches – “Since I Left You”
Spoon – “Hot Thoughts”
Jamie Xx + Romy – “Loud Places”
Jay-Z – “Tom Ford”
Tove Lo – “Habits (Stay High)”
M.I.A. – “Paper Planes”
Warpaint – “Disco/Very”
Metá Metá – “Oba Koso”
E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante – “Como Aquilo Que Não Se Repete”
Rakta – “Fim do Mundo”
Atønito + Luiza Lian – “Sentido”
Kalouv + Dinho Almeida – “Talho”
Vida Fodona ao vivo numa sexta-feira? Sim, às 21h, no twitch.tv/trabalhosujo – e dá pra ouvir logo depois que a festa acabar… agora.
Arctic Monkeys – “Snap Out of It”
Deerhunter – “Breaker”
Angel Olsen – “Shut Up Kiss Me”
My Bloody Valentine – “New You”
Tame Impala – “Feels Like We Only Go Backwards”
Som Imaginário – “Cenouras”
Supercordas – “Ipupiara”
Mopho – “A Geladeira”
Boogarins – “Lucifernandis”
Mutantes – “Preciso Urgentemente Encontrar um Amigo”
Walter Franco – “Feito Gente”
Moby – “Honey”
Kanye West – “Goldigger”
Erasure – “Stop!”
Metronomy – “Love Letters (Soulwax Remix)”
Missy Elliott – “Lose Control”
Duffy – “Mercy”
Apples in Stereo – “Elevator”
Arcade Fire – “Afterlife”
Far East Movement – “Like A G6”
Chromeo – “Fancy Footwork”
Radiohead – “Idioteque”
Pulp – “Disco 2000”
Blur – “Girls & Boys”
Elastica – “Line Up”
Pink Floyd – “Interstellar Overdrive”
Roxy Music – “Love Is The Drug (Todd Terje Disco Dub)”
Lorde – “Royals (Tambozão Edit)”
Nego do Borel + Anitta + Wesley Safadão – “Você Partiu Meu Coração”
Anitta – “Paradinha”
Luis Fonsi + Daddy Yankee – “Despacito”
Justin Bieber – “Sorry (Pagode Remix)”
M.I.A. – “Paper Planes”
Rihanna – “Consideration”
Beyoncé – “Hold Up”
Katy Perry + Juicy J – “Dark Horse”
Santana + Rob Thomas – “Smooth”
Maroon 5 – “This Love”
Daniel Merriweather + Mark Ronson – “Stop Me”
Led Zeppelin – “Dancing Days”
Haim – “If I Could Change Your Mind”
Lauryn Hill – “Doo Wop (That Thing)”
TLC – “No Scrubs”
Taylor Swift – “Style”
Stevie Wonder – “I Wish”
Red Hot Chili Peppers – “Suck My Kiss”
Outkast – “Roses”
Modjo – “Lady (Hear Me Tonight)”
Michael Jackson – “Billie Jean”
Meghan Trainor – “All About That Bass”
Marvin Gaye & Tammi Terrell – “Ain’t No Mountain High Enough”
Wilco – “Someone to Lose”
Queen – “Don’t Stop Me Now”
Olivia Tremor Control – “Jumping Fences”
Nirvana – “Love Buzz”
Jamie xx + Young Thug + Popcaan- “I Know There’s Gonna Be (Good Times)”
Hanson – “Mmmbop”
Maglore – “Me Deixa Legal”
Paralamas do Sucesso – “Selvagem”
Céu – “Minhas Bics”
Rita Lee – “Tititi”
Metrô – “Cenas Obscenas”
Glue Trip – “Elbow Pain”
Lana Del Rey – “Ultraviolence”
Air – “Playground Love”
Negro Leo – “Outra Cidade”