Quando Jaki Liebezeit caiu no samba

brazilintime-cologne

Há dez anos, o recém-falecido baterista do Can Jaki Liebezeit sambava com os DJs J-Rocc, DJ Nuts e Madlib e os bateristas João Parahyba e Mamão, do Azymuth, numa jam session percussiva provocada pelo diretor irlandês Brian Cross em Colônia, na Alemanha, ao divulgar seu projeto Brazilintime, que reunia bateristas e DJs brasileiros.

A foto saiu deste Flickr.

Jaki Liebezeit (1938-2017)

can-1972

O baterista do Can, Jaki Liebezeit, morreu neste domingo vítima de uma súbita pneumonia, como a página oficial da banda comunicou. A notícia é duplamente triste não só pelo mundo ter perdido um dos grandes monstros de seu instrumento, mas também porque Jaki havia acabado de anunciar um show em homenagem à sua banda que contava com os integrantes originais da banda Irmin Schmidt e Malcolm Mooney na formação, além dos guitarristas do Sonic Youth, Thurston Moore e Lee Ranaldo, no elenco. Abaixo, alguns momentos de Jaki em ação no auge da banda, bem como um solo de bateria no último vídeo.

A volta do Can

can

O tecladista Irmin Schmidt (abaixo), um dos fundadores da clássica banda krautrock Can, anunciou um único show em celebração à história da banda alemã com a participação de outros integrantes originais, como o baterista Jaki Liebezeit e o vocalista Malcolm Mooney e os dois guitarristas do Sonic Youth, Thurston Moore e Lee Ranaldo. A apresentação acontece no teatro Barbican, em Londres, no dia 8 de abril do ano que vem e infelizmente já está com ingressos esgotados. O show começa com uma apresentação da obra An Homage to Can, que Schmidt escreveu usando referências de várias faixas clássicas da banda e que deve ser tocada ao lado da London Symphony Orchestra. Depois desta apresentação será exibido um filme da banda original tocando no Sporthalle de Colônia, na Alemanha, em 1972, para aí sim começar outra homenagem, incluindo Liebezeit, Mooney, Moore e Shelley. Tomara que eles se animem para fazer outras apresentações. Não há informações sobre porque o show não terá as participações do baixista Holger Czukay e do vocalista Damo Suzuki, dois remanescentes vivos da formação clássica, que ainda contava com o guitarrista Michael Karoli, morto em 2001.

irmin-schmidt