Achtung Baby Covered

E por falar na revista Q, vocês viram o tributo que ela fez ao Achtung Baby? Felizmente o disco de 91 vem sendo cada vez mais celebrado como sendo o grande disco do U2, deixando clássicos anteriores como Joshua Tree ou Unforgettable Fire na poeira messiânica do passado. No disco-tributo, que acompanha a edição de dezembro, a revista reuniu nomes como Patti Smith, Jack White, Killers, Depeche Mode, Garbage e Nine Inch Nails, entre outros, para celebrar o primeiro disco europeu do grupo irlandês. O resultado, infelizmente, paira entre a pasmaceira e o horror. Os vídeos (e meus comentários) para cada uma das músicas do tributo seguem abaixo, como eu vi no Scream & Yell.

 

E o Rome do Danger Mouse?

Brian Burton está criando um novo tipo de artista para o século 21: um que você pode confiar. Nenhum de seus contemporâneos mantém a média de acerto por tentativa que ele, basicamente por desdobrar-se em projetos completamente diferentes e cercar-se só de gente boa. Vale recapitular rapidão? Grey Album, segundos discos do Gorillaz e do Rapture, Modern Guilt do Beck, “Crazy”, Cee-lo e o Gnarls Barkley, disco com o Sparklehorse, o James Mercer do Shins (o genial Broken Bells) e MF Doom e os dois últimos discos do Black Keys. Nem o Radiohead, a Britney Spears ou o Daft Punk têm essa média. Rome, seu novo projeto, inspirado em trilhas sonoras de filmes italianos e composto ao lado de Danielle Luppi (com participações do Jack White e a Norah Jones) é mais um exemplar dessa safra, saca só.


Danger Mouse + Danielle Luppi – “Theme from Rome (MP3)

Danger Mouse ataca de novo

A nova empreitada de um dos artistas mais importantes de hoje em dia conta com a participação da Norah Jones, do Jack White e do músico italiano Daniele Luppi. Rome, o nome do projeto, é inspirado nas trilhas sonoras clássicas de Ennio Morricone e do cinema italiano como um todo. O disco pode ser ouvido na íntegra no site da NPR. Dica do Bruno.

Jack White e Paul McCartney

Eis Zeca Branco na Casa Branca tocando uma música do Álbum Branco – desculpa, não resisti. Jack foi um dos convidados da cerimônia de premiação usada como desculpa pro Obama ter tempo pra ver um showzinho em casa. E que showzinho: Paul McCartney: The Library of Congress Gershwin Prize for Popular Song In Performance at the White House é um documentário feito pelo canal público americano PBS e que será exibido pela primeira vez depois de amanhã (e, provavelmente, nas redes de torrent do mundo a partir de quinta-feira). No programa, como entregue no título, assistirá-se ao show feito pelo velho Beatle na Casa Branca no último dia 2 de junho, quando o presidente americano lhe conferiu o prêmio Gershwin pela Canção Popular. Além do show particular do Macca (eis uma das vantagens de ser presidente dos EUA), Obama ainda assistiu a apresentações de Stevie Wonder, Elvis Costello, Herbie Hancock, Dave Grohl, Emmylou Harris e outros menos cotados, além do Jack White aí de cima, dando uma vibe American gothic à árcade “Mother’s Nature Son” ao misturá-la com “That Would Be Something“, do primeiro disco solo do Paul. Ficou djóia.

“IMMA LET YOU FINISH BUT ORSON WELLES HAD ONE OF THE GREATEST FILMS OF ALL TIME!”

Dessa vez o Jack White mandou bem, tirando um barato com o diretor Emmet Malloy, que respondia perguntas ao público sobre o documentário Under Great White Northern Lights (que é sobre os White Stripes, banda de Jack) no festival de cinema de Toronto, no fim de semana. Vi lá na Goma.

Jack White 2009

E o mundo acordou hoje ao som de outra banda de Jack White – The Dead Weather conta com a vocalista do Kills Allison Mosshart Jack Lawrence dos Raconteurs no baixo, Dean Fertita do Queens of the Stone Age e o Jack White na batera – que lançaram, de sopetão, duas músicas, sendo uma delas cover. O som não é nada extraordinário, mas por outro lado, tem presença – o que é um senhor trunfo hoje em dia.


The Dead Weather – “Hang You From The Heavens


The Dead Weather– “Are Friends Electric? (Gary Numan Cover)