Clipe novo de um dos melhores discos do ano passado, o Rome.
E por falar na revista Q, vocês viram o tributo que ela fez ao Achtung Baby? Felizmente o disco de 91 vem sendo cada vez mais celebrado como sendo o grande disco do U2, deixando clássicos anteriores como Joshua Tree ou Unforgettable Fire na poeira messiânica do passado. No disco-tributo, que acompanha a edição de dezembro, a revista reuniu nomes como Patti Smith, Jack White, Killers, Depeche Mode, Garbage e Nine Inch Nails, entre outros, para celebrar o primeiro disco europeu do grupo irlandês. O resultado, infelizmente, paira entre a pasmaceira e o horror. Os vídeos (e meus comentários) para cada uma das músicas do tributo seguem abaixo, como eu vi no Scream & Yell.
Brian Burton está criando um novo tipo de artista para o século 21: um que você pode confiar. Nenhum de seus contemporâneos mantém a média de acerto por tentativa que ele, basicamente por desdobrar-se em projetos completamente diferentes e cercar-se só de gente boa. Vale recapitular rapidão? Grey Album, segundos discos do Gorillaz e do Rapture, Modern Guilt do Beck, “Crazy”, Cee-lo e o Gnarls Barkley, disco com o Sparklehorse, o James Mercer do Shins (o genial Broken Bells) e MF Doom e os dois últimos discos do Black Keys. Nem o Radiohead, a Britney Spears ou o Daft Punk têm essa média. Rome, seu novo projeto, inspirado em trilhas sonoras de filmes italianos e composto ao lado de Danielle Luppi (com participações do Jack White e a Norah Jones) é mais um exemplar dessa safra, saca só.
Danger Mouse + Danielle Luppi – “Theme from Rome“ (MP3)
A nova empreitada de um dos artistas mais importantes de hoje em dia conta com a participação da Norah Jones, do Jack White e do músico italiano Daniele Luppi. Rome, o nome do projeto, é inspirado nas trilhas sonoras clássicas de Ennio Morricone e do cinema italiano como um todo. O disco pode ser ouvido na íntegra no site da NPR. Dica do Bruno.
Eis Zeca Branco na Casa Branca tocando uma música do Álbum Branco – desculpa, não resisti. Jack foi um dos convidados da cerimônia de premiação usada como desculpa pro Obama ter tempo pra ver um showzinho em casa. E que showzinho: Paul McCartney: The Library of Congress Gershwin Prize for Popular Song In Performance at the White House é um documentário feito pelo canal público americano PBS e que será exibido pela primeira vez depois de amanhã (e, provavelmente, nas redes de torrent do mundo a partir de quinta-feira). No programa, como entregue no título, assistirá-se ao show feito pelo velho Beatle na Casa Branca no último dia 2 de junho, quando o presidente americano lhe conferiu o prêmio Gershwin pela Canção Popular. Além do show particular do Macca (eis uma das vantagens de ser presidente dos EUA), Obama ainda assistiu a apresentações de Stevie Wonder, Elvis Costello, Herbie Hancock, Dave Grohl, Emmylou Harris e outros menos cotados, além do Jack White aí de cima, dando uma vibe American gothic à árcade “Mother’s Nature Son” ao misturá-la com “That Would Be Something“, do primeiro disco solo do Paul. Ficou djóia.
Dessa vez o Jack White mandou bem, tirando um barato com o diretor Emmet Malloy, que respondia perguntas ao público sobre o documentário Under Great White Northern Lights (que é sobre os White Stripes, banda de Jack) no festival de cinema de Toronto, no fim de semana. Vi lá na Goma.
E o mundo acordou hoje ao som de outra banda de Jack White – The Dead Weather conta com a vocalista do Kills Allison Mosshart Jack Lawrence dos Raconteurs no baixo, Dean Fertita do Queens of the Stone Age e o Jack White na batera – que lançaram, de sopetão, duas músicas, sendo uma delas cover. O som não é nada extraordinário, mas por outro lado, tem presença – o que é um senhor trunfo hoje em dia.
The Dead Weather – “Hang You From The Heavens“
The Dead Weather– “Are Friends Electric? (Gary Numan Cover)“