Eric Clapton e Ginger Baker em homenagem a Jack Bruce

Cream In London

Eric Clapton e Ginger Baker, integrantes originais do primeiro supergrupo da história do rock, o Cream, pagaram tributo online ao ex-baixista Jack Bruce, que morreu no fim de semana. Eric Clapton, à sua maneira, postou em sua página no Facebook um bucólico tributo ao violão, apenas cantarolando algumas notas, em uma canção sem título de dois minutos e meio, um blues triste e melódico, à moda das canções de Jack na banda.

O baterista Ginger Baker comentou no mesmo post: “A perda de um grande homem… Muito triste”.

Quem também homenageou Jack Bruce foram os Allman Brothers, ao incluir “Politian”, do Cream, no setlist de sua apresentação no teatro Beacon, em Nova York, onde estão fazendo temporada de 45 anos de carreira.

Jack Bruce (1943-2014)

JackBruce

Mais um monstro sagrado do rock que se vai: Jack Bruce não era só um terço do primeiro supergrupo da história (o Cream, que fundou ao lado de Eric Clapton e Ginger Baker) e talvez seja o grande virtuoso do baixo na era da psicodelia, pavimentando o caminho aberto pelo baixo de Paul McCartney e pela geração dos blues ingleses elétricos para os anos 70 do heavy metal, do hard rock e do rock progressivo. O fígado de Bruce, fragilizado pelo álcool e pelas drogas principalmente a partir dos anos 70, quando passou por uma fase pesada, quase o havia levado há dez anos, quando sofreu um transplante para conter um câncer no órgão. Mas na época ele recuperou inclusive a ponto de reunir o Cream para apresentações em 2005. Desta vez não rolou e, bem na semana em que foi anunciada a caixa com toda a discografia de sua banda mais clássica, Bruce nos deixa.