Máquina do Tempo: 1° a 30 de abril

marvin-gaye
1° de abril de 1984 – Morre Marvin Gaye

claranunes
2 de abril de 1983 – Morre Clara Nunes

jayz
3 de abril de 2008 – Jay-Z funda sua gravadora

beastie-boys
4 de abril de 1992 – Os Beastie Boys tocam com instrumentos pela primeira vez

kurt-cobain
5 de abril de 1992 – Kurt Cobain tira a própria vida

capitol-records
6 de abril de 1956 – A gravadora Capitol inaugura sua lendária sede

billieholiday
7 de abril de 1915 – Nasce Billie Holiday

massiveattack
8 de abril de 1991 – Massive Attack lança Blue Lines

fonautografo
9 de abril de 1860 – O som é registrado pela primeira vez

George-Harrison-Stu-Sutcliffe-John-Lennon
10 de abril de 1962 – Morre Stu Sutcliffe, o quinto beatle

Metallica-Mustaine
11 de abril de 1983 – Dave Mustaine é expulso do Metallica

rem-murmur
12 de abril de 1983 – R.E.M. lança seu primeiro álbum

catchafire
13 de abril de 1973 – Bob Marley lança Catch a Fire

public-enemy-nation-of-millions
14 de abril de 1988 – Public Enemy lança It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back

rockforlight
15 de abril de 1983 – Bad Brains lança Rock for Light e inventa o hardcore

mc5
16 de abril de 1969 – O MC5 é expulso da gravadora Elektra

mccartney
17 de abril de 1970 – Paul McCartney lança seu primeiro disco solo


18 de abril de 2013 – Morre Storm Thorgerson, designer do Pink Floyd

leadbelly
19 de abril de 1937 – A revista Life descobre Lead Belly

avicii
20 de abril de 2018 – Morre o DJ Avicii

robert-smith
21 de abril de 2018 – Nasce Robert Smith

troggs
22 de abril de 1966 – Os Troggs lançam “Wild Thing”

yhf-wilco
23 de abril de 2002 – Wilco finalmente lança Yankee Hotel Foxtrot

fullmoonfever
24 de abril de 1989 – Tom Petty finalmente lança seu primeiro disco solo

parklife
25 de abril de 1994 – Blur lança o clássico do britpop Parklife

studio54
26 de abril de 1977 – É inaugurado o Studio 54, a meca da disco music

inhisownwrite
27 de abril de 1964 – John Lennon lança seu primeiro livro

itunes
28 de abril de 2003 – Apple lança a primeira loja de música online

gonzaguinha
29 de abril de 1991 – Morre Gonzaguinha


30 de abril de 1978 – Rock Against Racism reúne 100 mil em Londres

iTunes no Brasil

Escrevi sobre a chegada do iTunes no Brasil para o caderno de Economia & Negócios do Estadão, na quinta-feira:

iTunes brasileiro não deve mudar hábitos de consumo

A entrada da Apple no mercado de música digital não foi uma ideia original – ela surgiu, na verdade, de uma lacuna deixada pelas empresas que geriam o mercado fonográfico na virada do milênio e não souberam lidar com a chegada da internet. O iTunes surgiu como loja a partir do tiro que as gravadoras deram no pé ao tratar seus consumidores como vilões. E até hoje o revés sofrido é usado como prova de que é impossível deter o digital.

Recapitulando: em 1999, um universitário americano criou um software gratuito que permitia troca de músicas via internet, sem que elas estivessem em um servidor central. Assim, qualquer um poderia ver as músicas que outra pessoa tinha e baixá-las para seu computador. O programa chamava-se Napster e os executivos das grandes gravadoras entenderam como roubo. Se tivessem um pingo de visão empresarial, talvez pudessem comprar o software – como fizeram depois – para estreitar o contato com um público que, aos poucos, começava a abandonar os CDs.

A Apple fez o que as gravadoras não fizeram: legalizou esse comércio e na metade da década já era vista como uma das marcas mais associadas à música no século 21, sendo que a empresa lucrou muito mais com a venda de tocadores de MP3 – o icônico iPod – do que com a venda de músicas. Assim, pegou os americanos em um momento em que eles começavam a baixar música de graça e os educou para as compras online.

Não é um formato ideal. As músicas são vendidas individualmente, o que faz o preço das músicas de um único disco às vezes ser mais alto que o de um CD, um artefato que teve custos vinculados à fabricação, transporte, estoque e varejo. E, nos últimos dez anos, viu-se a ascensão de serviços que cobram assinatura. Nesse formato, o ouvinte não precisa sequer fazer o download – ouve o que quiser, no aparelho que quiser.

Quase dez anos após ter sido lançado nos EUA, o iTunes chega ao Brasil cobrando, em dólar, preços que conseguem ser maiores que os concorrentes em mídia física. E isso num mercado que não tem tradição de venda de mídia digital, acostumado a baixar música sem pagar. Um cenário mais favorável à entrada dos tais serviços por assinatura.

O iTunes brasileiro terá consumidores, mas serão pessoas que ainda tateiam no meio digital, gente que não se familiarizou com o download de música e que ainda apanha do computador. Não existe a possibilidade de a Apple conseguir educar o brasileiro para comprar música. Esse tempo já passou. Resta torcer para que os modelos por assinatura não levem tanto tempo para chegar por aqui…

André Dahmer e o iTunes no Brasil

E por falar no Dahmer, ele tá com livro novo na praça, prestigiem!

Link – 21 de novembro de 2011

• O Feice e sua autobiografia • Como ativar a nova Timeline • Aplicativo apaga atualizações antigas do histórico no Facebook • O fim do futuro • Portáteis: carregue o seu • Google Music, ligação de Tim Cook, iTunes no Brasil, PayPal e Skype no Facebook…

Impressão digital #0083: O futuro em streaming

Minha coluna no 2 de domingo foi sobre o ponto em comum entre o boato do iTunes no Brasil e o lançamento oficial do Google Music.

O futuro em streaming
Você ouvirá música pela internet

Mais uma vez, o rumor volta à tona, desta vez com uma data ainda mais específica: o iTunes, a loja online da Apple, estaria finalmente chegando ao Brasil em dezembro deste ano. A informação foi dada no site da revista Época, mas sem confirmação nenhuma e com a própria Apple desmentindo em seguida. Não é a primeira vez que esse boato ecoa no País – só neste ano, a informação já circulou pelo menos em duas outras oportunidades, com a única “garantia” de que a loja estrearia no Brasil ainda em 2011. O novo rumor é mais preciso ao datar a chegada do iTunes para o último mês do ano. Mas ainda é um rumor.

(Como também ainda tem status de boato a informação de que a Amazon, maior loja online do mundo, também desembarcaria no Brasil entre 2011 e 2012, mas isso é outra história.)

A semana passada também viu outro rumor sair da área de especulações com o lançamento oficial do Google Music, serviço que o gigante da internet promete há muito tempo. Em 2005, quando os primeiros rumores sobre o Google Music começaram, ele seria apenas um mecanismo de buscas específico para canções e discos. Mas, desde então, o mundo mudou, assim como o Google e a natureza do serviço. Deixou de ser um sistema de buscas para virar uma ferramenta que faz a ponte entre as duas maiores apostas do site: o Android, seu já estabelecido sistema operacional para smartphones, e o Google Plus, sua novíssima rede social. Com acordos fechados com três das quatro maiores gravadoras do mundo, o serviço apresenta uma novidade que ainda é inédita na maioria desses tipos de serviço: é possível compartilhar músicas inteiras com seus contatos, tanto via celular quanto pela rede social.

Tanto o anúncio oficial quanto o rumor à brasileira apontam para uma mesma direção: o consumo legal de música digital. Se há mais de dez anos era virtualmente impossível comprar músicas pela internet, quase 12 anos após o advento do Napster existem várias alternativas para ouvir e comprar música legalmente através da internet.

Isso já tem mudado e muito nossos hábitos e tende a mudá-los mais ainda. Não estamos apenas nos desprendendo da mídia física – o CD ou DVD – mas também da necessidade de estar em um lugar específico para ouvir o que quiser. Na semana passada também vimos o anúncio do novo iTunes Match (que permite que você ouça de qualquer lugar músicas que comprou via iTunes, não apenas no computador em que foi realizada a compra), extensão do iCloud, o último serviço da Apple apresentado pessoalmente por Steve Jobs. O próprio Facebook fechou uma parceria com o Spotify e, num estalo, também entrou nesse mercado de música. Por isso, se você ainda não escuta música digital, se prepare: o futuro será transmitido via streaming.

Link – 30 de maio de 2011

iPad 2 no Brasil: o mais caroNada custa poucoe-G8: Um debate com quase todos do mesmo lado‘Não se metam’, pede ZuckWikipedia, patrimônio da humanidade: é para tanto?Mês 5Ver a banda passarMeu vídeo estourou. Quanto eu ganho?Google, Microsoft e NASA reúnem hackers para o bem iTunes BrasilVida Digital: Neville Page

Véi… Na boa…, Patrick Magalhães é gênio

Tirei da página do Patrick, dos Walverdes, no Facebook, que devia virar um blog (ou não, sei lá). O cara é uma metralhadora de bobagens foda, de vídeos do arco da velha (ele toca Neil Young e Rush na sequência), imagens do nível dessa daí de cima, lolcats, links bizarros e pérolas de sabedoria cujo poder de síntese implora pela publicação naqueles livrinhos que vendem em caixa de supermercado. Sente o nível:

‎”Mãe, tu devia parar de fumar, tu vai morrer”
“Tua tia avó viveu até os 99”
“Ela fumava?”
“Não, ela cuidava dos problemas dela”

Ou:

Hoje o dia tá tão modorrento que tô chamando ele de Lenine

Ou:

AQUELE CANTOR MODERNO O ARNALDO ITUNES

Ou:

O socialismo tem bons argumentos, mas o capitalismo tem essas TVs 3D 84 polegadas

Ou:

tu bota o blusão fica calor aí tu tira o blusão fica frio aí tu bota o blusão fica calor aí tu tira o blusão fica frio aí tu bota o blusão fica calor aí tu tira o blusão fica frio aí

Ou:

‎”Viajar de avião é mais seguro do que andar de carro” OLHA TU VAI ME DESCULPAR MAS DE CARRO NA OSWALDO EU NAO CORRO RISCO DE CAIR NO ATLANTICO

Ou:

O meu cabelo está armado e apontado para a cara do sossego

Ou:

Cada vez que alguém aplaude ou vaia um filme no cinema um filme de Natal do Didi é lançado.

Ou:

Ou:

Imagina a dona Florinda dando um tabefe na cara do Cazuza e dizendo: “E da próxima vez vá contar segredos de liquidificador pra sua avó”

Ou:

ter duas caras é facil, quero ver é as duas caras serem bonitas

Ou:

APOCALIPSE: LULA SABIA E NÃO FEZ NADA. (via @reinaldoazevedo)

Ou:

a banda mais esse é o quinto fim do mundo desde que eu nasci da cidade

Ou:

imagina que loco se o mundo acaba amanhã mesmo e daí existe céu e deus mesmo de verdade

Sério, muito gênio. Umas dessas podiam virar camisetas, adesivos, fotomontagens.

Beatles digital

Agora foi – e os Beatles finalmente chegaram à era do MP3, oficialmente, nesta terça-feira. Botei os outros comerciais para a TV que a Apple fez no meu blog no Link, vê lá.

Link – 16 de agosto de 2010

Aplicativos: assim nasce um novo mercadoOperadoras miram nos sem-smartphoneAplicativos são tema de cursoRéu confessoGambiarra no iPadMuda o hábito, não o livroPor anúncios direcionadosBrasileira na NasdaqVida Digital: Guy Kawasaki