Link – 13 de setembro de 2010

Quem são os trolls‘Fui um troll’Personal Nerd: Não alimente os trollsBrasileiros na cola do TwitteriPhone 4: Bom, apesar da crise da antenaGoogle: muito além de 2001, por William GibsonA nova busca instantânea do GoogleA quarta geração da internet

Link – 30 de agosto de 2010

Orkut na puberdadeAmigos, amigos…Personal Nerd: O país do OrkutPaypal no BrasilVem aí mais um produto Apple: será que é o golpe contra a TV?GameoverdoseClube do jogoSamsung, Blockbuster, iPhone 4 e GoogleO homem-linux vem para cáVida Digital: Jason Sigal, do Free Music Archive

Deslize para destravar

Vi aqui.

“This… is going… to ma-ke-you-freak”

Gosto da carinha que ele faz depois que grita. Do blog da Ana lá no Link.

Link – 5 de julho de 2010

Fora de controleSteven Pinker: Não culpe a internetPersonal Nerd: A internet atrapalha a sua vida?Faz mal ou não faz?EyePhoneFotobuscaChip do iPhone 4 não tem nada de novoHá algo de podre do reino de Steve JobsVida Digital: Don Tapscott

Link – 28 de junho de 2010

De volta ao futuroPersonal Nerd: Tire fotos em 3DCada óculos com sua telaPerspectivaEm produçãoServidor: iPhone4, Facebook e GoogleGre-Nal na África do SulUm novo World Trade CenterO grande delírio 3D de 2010Imprime-se tudoVida Digital: Lucas Werthein

4:20

Link – 21 de junho de 2010

De onde fala?Personal Nerd: Por que geolocalizar?E3DRádio-relógio: o primeiro aparelho digitalXerox, 50 anos, redefiniu a era da informaçãoiPhone 4, Facebook e banda larga móvelComo o Cala Boca Galvão enganou todo mundoPóóóóóóóóóóóóóóóóóóón
Vida Digital: Mombojó

Impressão digital #0004: Eis o iPad

Minha coluna no Caderno 2 de domingo foi sobre o iPad.

Um player de notícias?
O que a Apple quer com o iPad

Começou. Mais uma vez a Apple se dispõe a reinventar um nicho do mercado digital a partir do lançamento de um aparelho. A empresa já fez isso com o MP3 player e com o telefone celular, ao apresentar os aparelhos ao mercado sob os nomes mágicos de iPod e iPhone.

O primeiro tornava fácil e prática a utilização de um tocador de MP3 portátil graças à interface sofisticada característica dos produtos da empresa. Mas a arma secreta do aparelho era uma loja virtual em que era possível comprar música digital às pencas – ou melhor, às faixas. A iTunes surgiu logo depois que a indústria do disco optou por lutar contra a internet em vez de abraçá-la, no início do século, quando processou seus clientes que baixavam discos de graça graças ao software Napster.

E ensinou ao mercado norte-americano – e, posteriormente, ao mundo – que música online não era sinônimo de pirataria. O que, logicamente, fez com se vendesse cada vez mais iPods.

O mesmo aconteceu com o iPhone, quando a Apple transformou o acesso à internet em um recurso básico para a telefonia móvel. E o iPhone não era apenas um BlackBerry para não-executivos – o aparelho também levava para as massas o conceito de aplicativos, pequenos softwares que fazem operações específicas usando a internet.

E assim o telefone virava um dispositivo que pode encontrar seu carro no estacionamento de um shopping, descobrir que música está tocando na estação do metrô ou quais restaurantes ficam mais próximos do hotel em que você está. Como com o iPod, a Apple também lançou um ambiente virtual para reunir estes aplicativos – a App Store.

E agora, com o iPad, lançado ontem nos Estados Unidos, espera-se que o mesmo aconteça com outros tipos de conteúdo, principalmente editorial. Mas não é uma briga com o Kindle, que segue exemplar para a leitura de livros monocromáticos. O novo aparelho da Apple quebra as barreiras entre livro, site, blog, revista, jornal, rádio e TV e propõe à geração produtora de conteúdo editorial – profissional e amadora – a repensar o ambiente em que nos informamos e nos entretemos. Se irão conseguir é outra história.

Alguém quer brincar de 2001?

O Google é conhecido por suas piadas de 1º de abril, mas elas são amadoras se comparadas às da loja online ThinkGeek.com, que todo ano lança produtos falsos para brincar com seus compradores. Este ano, além de um despertador inspirado na série Lost e de um porta iPad que lembra um fliperama, a loja anunciou este “bonequinho” ao lado – o monólito do filme 2001, de Stanley Kubrick, para colecionadores. Genial.

Link – 8 de fevereiro de 2010

Uma crise diplomática no e-mail de TenzinA maior população online do mundo Nova classe média chinesa impulsiona mudanças sociais e políticas no paísProdutos originais Made in ChinaUm ‘Super Kindle’ para fazer frente ao iPadE-readers são forçados a mudarPor enquanto, cliente perde com a disputaFilme sobre torrent feito para a internetGoogle x Apple x Adobe x Microsoft: é o HTML 5A volta do sapo: ‘Zuma’s Revenge’Ovi Mapas transforma celular Nokia em navegador GPSNotebook para jogadores discretosKindle alternativo é caro pelo que éRemake de MSX tem sabor retrôAdeus extensão misteriosa LG com Android é simplesinhoAdolescentes não gostam mais de blogs Engadget suspende área de comentáriosSkype lança versão para iPhone 3G‘Prince of Persia’ chega aos cinemas em maio‘Planet Telex’Vida Digital: Emicida