• Quem são os trolls • ‘Fui um troll’ • Personal Nerd: Não alimente os trolls • Brasileiros na cola do Twitter • iPhone 4: Bom, apesar da crise da antena • Google: muito além de 2001, por William Gibson • A nova busca instantânea do Google • A quarta geração da internet •
• Orkut na puberdade • Amigos, amigos… • Personal Nerd: O país do Orkut • Paypal no Brasil • Vem aí mais um produto Apple: será que é o golpe contra a TV? • Gameoverdose • Clube do jogo • Samsung, Blockbuster, iPhone 4 e Google • O homem-linux vem para cá • Vida Digital: Jason Sigal, do Free Music Archive •
Vi aqui.
Gosto da carinha que ele faz depois que grita. Do blog da Ana lá no Link.
• Fora de controle • Steven Pinker: Não culpe a internet • Personal Nerd: A internet atrapalha a sua vida? • Faz mal ou não faz? • EyePhone • Fotobusca • Chip do iPhone 4 não tem nada de novo • Há algo de podre do reino de Steve Jobs • Vida Digital: Don Tapscott •
• De volta ao futuro • Personal Nerd: Tire fotos em 3D • Cada óculos com sua tela • Perspectiva • Em produção • Servidor: iPhone4, Facebook e Google • Gre-Nal na África do Sul • Um novo World Trade Center • O grande delírio 3D de 2010 • Imprime-se tudo • Vida Digital: Lucas Werthein •
• De onde fala? • Personal Nerd: Por que geolocalizar? • E3D • Rádio-relógio: o primeiro aparelho digital • Xerox, 50 anos, redefiniu a era da informação • iPhone 4, Facebook e banda larga móvel • Como o Cala Boca Galvão enganou todo mundo • Póóóóóóóóóóóóóóóóóóón
• Vida Digital: Mombojó •
Minha coluna no Caderno 2 de domingo foi sobre o iPad.
Um player de notícias?
O que a Apple quer com o iPad
Começou. Mais uma vez a Apple se dispõe a reinventar um nicho do mercado digital a partir do lançamento de um aparelho. A empresa já fez isso com o MP3 player e com o telefone celular, ao apresentar os aparelhos ao mercado sob os nomes mágicos de iPod e iPhone.
O primeiro tornava fácil e prática a utilização de um tocador de MP3 portátil graças à interface sofisticada característica dos produtos da empresa. Mas a arma secreta do aparelho era uma loja virtual em que era possível comprar música digital às pencas – ou melhor, às faixas. A iTunes surgiu logo depois que a indústria do disco optou por lutar contra a internet em vez de abraçá-la, no início do século, quando processou seus clientes que baixavam discos de graça graças ao software Napster.
E ensinou ao mercado norte-americano – e, posteriormente, ao mundo – que música online não era sinônimo de pirataria. O que, logicamente, fez com se vendesse cada vez mais iPods.
O mesmo aconteceu com o iPhone, quando a Apple transformou o acesso à internet em um recurso básico para a telefonia móvel. E o iPhone não era apenas um BlackBerry para não-executivos – o aparelho também levava para as massas o conceito de aplicativos, pequenos softwares que fazem operações específicas usando a internet.
E assim o telefone virava um dispositivo que pode encontrar seu carro no estacionamento de um shopping, descobrir que música está tocando na estação do metrô ou quais restaurantes ficam mais próximos do hotel em que você está. Como com o iPod, a Apple também lançou um ambiente virtual para reunir estes aplicativos – a App Store.
E agora, com o iPad, lançado ontem nos Estados Unidos, espera-se que o mesmo aconteça com outros tipos de conteúdo, principalmente editorial. Mas não é uma briga com o Kindle, que segue exemplar para a leitura de livros monocromáticos. O novo aparelho da Apple quebra as barreiras entre livro, site, blog, revista, jornal, rádio e TV e propõe à geração produtora de conteúdo editorial – profissional e amadora – a repensar o ambiente em que nos informamos e nos entretemos. Se irão conseguir é outra história.
O Google é conhecido por suas piadas de 1º de abril, mas elas são amadoras se comparadas às da loja online ThinkGeek.com, que todo ano lança produtos falsos para brincar com seus compradores. Este ano, além de um despertador inspirado na série Lost e de um porta iPad que lembra um fliperama, a loja anunciou este “bonequinho” ao lado – o monólito do filme 2001, de Stanley Kubrick, para colecionadores. Genial.
• Uma crise diplomática no e-mail de Tenzin • A maior população online do mundo • Nova classe média chinesa impulsiona mudanças sociais e políticas no país • Produtos originais Made in China • Um ‘Super Kindle’ para fazer frente ao iPad • E-readers são forçados a mudar • Por enquanto, cliente perde com a disputa • Filme sobre torrent feito para a internet • Google x Apple x Adobe x Microsoft: é o HTML 5 • A volta do sapo: ‘Zuma’s Revenge’ • Ovi Mapas transforma celular Nokia em navegador GPS • Notebook para jogadores discretos • Kindle alternativo é caro pelo que é • Remake de MSX tem sabor retrô • Adeus extensão misteriosa • LG com Android é simplesinho • Adolescentes não gostam mais de blogs • Engadget suspende área de comentários • Skype lança versão para iPhone 3G • ‘Prince of Persia’ chega aos cinemas em maio • ‘Planet Telex’ • Vida Digital: Emicida •