“I always figured when I got older, God would sorta come inta my life somehow. And he didn’t. I don’t blame him. If I was him I would have the same opinion of me that he does”

, por Alexandre Matias

NoCountryForOldMen.png

Já foram ver o No Country for Old Men, dos Coen? Obrigatório, filmaço (embora não chegue, por pouco, no panteão deles, que inclui O Homem Que Não Estava Lá, E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?, Arizona Nunca Mais, O Grande Lebowski e Gosto de Sangue). Falei outro dia que Coen funciona na TV (não em TV de levar em churrasco, né?), mas esse é pra ver no cinema – a alternância entre paisagens enormes a céu aberto e quartos pequenos e mal-iluminados dá o ritmo perfeito para a história, que parece não se mexer. Parece – até surgir o personagem do Javier Barden (de novo, matando a pau). E em termos de elenco, não tem o que falar: todo mundo tá ótimo (os olhos tristes de Tommy Lee Jones transformam ele em outro sujeito). É só uma pena não contar com a fauna de atores que nos acostumamos a ver com os irmãos diretores (Macy, Turturro, Buscemi, Goodman), mas isso não diminui o filme.

E falando em Coen, os dois acabaram de pegar os direitos pra filmar outro autor ganhador de um Pulitzer (No Country… é um livro de 2005, escrito por Cormac McCarthy) – e desta vez o autor escolhido é ninguém menos que o Michael Chabon, do fantástico As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay (obrigatório pra qualquer um que se diga fã de quadrinhos). O livro escolhido foi The Yiddish Policemen’s Union, um thriller noir que acontece numa realidade paralela. Na história, Israel entrou em colapso e os judeus ganharam o Alasca como novo território – mas os EUA querem retomar seu estado de volta. Esse é o cenário em que um policial tem que desvendar um crime que inclui um menino gênio de xadrez que pode ser o messias!

Mas esse não é o próximo filme dos Coen. Em Burn After Reading, que deve estrear ainda em 2008, John Malkovitch é um agente da CIA que perde anotações confidenciais, que mais tarde aparecem em uma academia de ginástica. O casal dono do lugar (Brad Pitt e Frances McDormand) descobre o arquivo e tenta chantageá-lo. O filme ainda tem George Clooney no elenco.

E esta não é a primeira vez de Chabon no cinema (cujo livro Wonder Boys virou o Garotos Incríveis de Curtis Hanson). Kavalier & Clay também está em pré-produção há um bom tempo – e será dirigido pelo mesmo Stephen Daldry que fez Billy Elliot e As Horas. O filme tem previsão para estrear em 2009 – se não for adiado de novo.