Na primeira edição do ano do Artejornalismo, programa dedicado a falar sobre profissionais que cobrem música já na época da internet, converso com Diego Pessoa, pernambucano que nem mesmo se considera jornalista, mesmo que seu trabalho esteja entre as principais referências online deste século, seja antecipando lançamentos ou fazendo registros não-oficiais no site Hominis Canidae. Também falamos sobre seu interesse original por música e como ele começou no jornalismo, ainda no tempo dos fanzines, sua atuação na revista Mi, a mudança de Recife para Teresina e os planos futuros do site, que agora também é um selo.
E o disco novo do Hurtmold, Mils Crianças, apareceu inteirinho online via Hominis Canidae. Abaixo, o vídeo de “Pigarro”:
Demorou, mas finalmente apareceu online. E o disco é bom, viu…
Vi lá no Hominis Canidae.
E o Hominis Canidae abriu os trabalhos de 2012 com um disco de 2012 já no primeiro dia do ano. E esse disco do Siba tá bom…
Siba – “Preparando o Salto” (MP3)
Conseguiu ver o show todo mas queria baixar pra ver em casa? Agradeça ao Hominis Canidae, que ripou e upou tudo.
Falando nisso, esqueci de linkar a entrevista que o Murilo, lá do Link, fez com o Diego, idealizador do site Hominis Canidae, um dos melhores repositórios de música brasileira independente gratuita de nossa internet.
Hominis Canidae é homem-cachorro, hiena e por aí vai. Na verdade, ele é o novo de um álbum da banda paulista “Eu serei a hiena”, que eu gosto muito. Aí o nome antes era só isso: o nome de álbum e que não tinha nenhum blog com esse nome, mas acabamos criando uma simbologia para ele. Um dia um cara me mandou um e-mail dizendo: “Legal essa ideia do Hominis Canidae, se você deixar algo cair a hiena vai lá e pega. É como se vocês dessem um aviso: se der vacilo, tua música vai cair na internet, hein”. Aí a gente comprou a ideia.
A entrevista continua no site e faz parte de uma seção que estreamos há um tempinho, o Sábado Livre, idealizado pela Tati (a dona do P2P) e dedicado a falar de sites que divulgam a cultura do download. Passa lá.
E por falar no Mini, vale linkar a demo Demasiada Seqüela, em que os Walverdes (a banda dele, pra quem ainda não sabe) gravaram em 2002 – e que foi posta para download há pouco pelo ótimo Hominis Canidae. Baixa lá.
Um presente do Hominis Canidae: a íntegra do show de Céu no Rec Beat deste ano. Coisa fina.
Perdi esse show porque fiquei trocando idéia com o povo do Asian Dub Foundation no hotel e não sabia que a turma do Spença ia tocar bem cedo – que merda. Fui salvo agora pelo Hominis Canidae, que fisgou a dica do sueco pernambucano Jarmessohn e postou no blog – que agora é dedicado basicamente a raridades de música brasileira e registros não-oficiais.