Toda influência de Hitchcock sobre Twin Peaks

vertigo-vortex

O espírito de Alfred Hitchcock, diretor de clássicos do cinema como Um Corpo Que Cai, Janela Indiscreta e Psicose paira sobre as três temporadas de Twin Peaks, como podemos ver nesta montagem feita por um fã destes dois ícones da cultura contemporânea.

As pontas de Hitchcock

hitchcock-passaros

Uma compilação com todas as aparições do mestre de suspense em seus filmes – veja lá no meu blog no UOL.

Hitchcock perdido em Kubrick

kubrick-hitchcock

Esse mashup de James Stewart nos filmes de Hitchcock e do imaginário de Stanley Kubrick parece que vai dar em David Lynch, mas aí a viagem começa a bater sério…

Hitchcock / Truffaut: O filme

hitchcock-truffaut-poster

Em 1962, o crítico francês François Truffaut já era reconhecido como um dos principais novos cineastas da nouvelle vague francesa, mas sentou-se para exercer sua antiga vocação ao dar microfone para que Alfred Hitchcock falasse sobre sua obra. O resultado foi o livro Hitchcock/Truffaut, lançado em 1966 e considerado um manual do cinema moderno para cineastas de diferentes gerações e nacionalidades. Na conversa bilíngue, Hitchcock fala como subverte a expectativa do público ao aniquilar todas as regras do cinema tradicional num trabalho singularmente autoral mas ainda percebido, à época, como mero entretenimento. As entrevistas não apenas jogaram luz na importância do velho diretor para a história do cinema como funcionou como manual de instruções para nomes como Wes Anderson, Martin Scorsese, Wes Anderson, David Fincher, Kiyoshi Kurosawa, Richard Linklater, Peter Bogdanovich, Paul Schrader, entre outros. Todos estes participam do documentário Hitchcock/Truffaut, de Kent Jones, que recria a clássica conversação e sua enorme influência no cinema moderno. O filme estreou no festival de Cannes deste ano e chega aos cinemas lá fora em dezembro.

Cinemarquitetura

ARCHIDIRECTOR_lynch

O arquiteto e ilustrador italiano Federico Babina reuniu suas duas paixões a uma terceira – o cinema – e criou essas casas fictícias pra vários diretores clássicos num projeto chamado Archidirector:

Tem várias outras lá no site dele.

Os remixes de Steven Soderbergh

steven-soderbergh

Quem curte ficar reeditando filmes é Steven Soderbergh, que diz ter abandonado a direção no cinema, mas segue tocando vários projetos por aí. Um deles é seu próprio blog, em que ele de vez em quando desova rascunhos como uma versão que superpõe os dois Psicoses – o original de Hitchcock e o cover de Gus Van Sant. O filme está inteirinho superposto no site do diretor, mas se você quiser ter uma idéia do resultado indo direto ao ponto basta ver a cena abaixo, uma das únicas em que ele permite que a cor da versão de Gus Van Sant “vaze” para o mashup, todo feito em preto e branco.

Outro experimento foi realizado com o primeiro filme da série Indiana Jones, Os Caçadores da Arca Perdida. Soderbergh tirou o som e a cor do filme apenas para enfatizar a beleza e a inteligência da direção de Spielberg, que funciona mesmo sem esses elementos. Para deixar as coisas ainda mais estranhas, ele ainda colocou como trilha sonora músicas compostas por Trent Reznor, o trilheiro oficial de David Fincher, que também responde pelo nome de Nine Inch Nails. Dá uma sacada no site dele pra ver como ficou. Fico imaginando se a arte do futuro não vai ser toda assim: postada discretamente em sites para ser descoberta aos poucos, em camadas…

Hitchcock nos olhos

hitchcockeyes

“O diálogo deveria ser apenas mais um som entre outros sonos, apenas algo que sai da boca das pessoas cujos olhos contam a história em termos visuais”, disse o diretor Alfred Hitchcock em uma de suas clássicas entrevistas ao então crítico de cinema François Truffaut. O filme abaixo, que inagura o canal do Vimeo da Criterion, deixa claro como os olhos são uma parte crucial na narrativa dos clássicos do diretor. A edição foi feita pelo mesmo Kogonada que viu Wes Anderson por cima, remixou os pontos de vista de Breaking Bad, achou o equilíbrio dos filmes de Kubrick e viu Tarantino de baixo pra cima. Vale ver todos os vídeos em seus respectivos links.

4:20

hitchcock-police-1
hitchcock-police-2

Hitchcock na capa do jornal

estado-hitch

O Estado de Minas mandou benzaço nessa…

Aprendendo quem é Saul Bass via Google

saulbass

E que senhora homenagem essa que o Google fez ao Saul Bass no 93° aniversário do mago do traço, hein…