Rodolfo Krieger dirige uma homenagem ao clássico primeiro disco solo de Arnaldo Baptista, que completa 45 anos em 2019, reunindo nomes como Luiz Thunderbird, Hélio Flanders, Tatá Aeroplano e Cinnamon Tapes para celebrar a importância do disco neste sábado, no Centro Cultural São Paulo, a partir das 19h (mais informações aqui).
A programação de março no Centro Cultural São Paulo é um carnaval à parte que dura todo um mês! Olha como vai ser:
1, às 21h – Rashid, apresentando seu disco Crise
7, às 21h – Stratus Luna, a jovem banda prog lança seu homônimo disco de estreia
8, às 19h – Oruã e Marianaa, duas bandas da cena indie carioca que comemoram os 15 anos do selo Transfusão Noise Records
9, às 19h – Lóki 4.5, Rodolfo Krieger puxa um tributo ao clássico disco de Arnaldo Baptista com participações de Helio Flanders, Cinnamon Tapes e Tatá Aeroplano
10, às 18h – Gross, o ex-guitarrista da banda gaúcha Cachorro Grande toca músicas de seus discos solo com convidados
14, às 21h – The Baggios, o trio sergipano mostra seu disco Vulcão antes de entrar em uma turnê pela Europa
16, às 19h – Ruído/mm, o grupo curitibano de pós-rock mostra seu disco A é Côncavo, B é Convexo
17, às 18h – Baleia, o grupo indie carioca lança seu disco Coração Fantasma
21, às 21h – Kamau, o rapper paulistano começa a mostrar seu próximo disco
22 e 23, durante todo o dia – Women’s Music Event, terceira edição do encontro que promove palestras, debates, discussões e workshops em relação à mulher no mercado da música, com shows gratuitos (anunciados em breve)
24, às 18h – Karol Conká, mostrando seu novo disco, Ambulante
28, às 19h e 21h – Bixiga 70 mostra seu novo disco Quebra-Cabeças em sessão dupla – com repertórios diferentes
29, às 21h – Orquestra Vermelha, projeto multimídia do músico Matheus Leston
30, às 19h – Mombojó, o grupo pernambucano mostra a nova música de seu projeto MMBJ12
31, às 18h – Yma + Lau e Eu, duas revelações do indie brasileiro
Mais informações lá no site do Centro Cultural São Paulo.
Sigo acompanhando o papo do Ronaldo e do Tatá com o Hélio e o Júpiter e não consigo deixar de me admirar com o gaúcho. A conversa, mais vaga possível (e assim que é bom), começa a falar sobre processos de composição e quando o cara começa a falar em inglês ou do “átomo de urânio”, putz… Gênio, gênio – fora que o papo termina com uma versão acústica da maldita “Talentoso”. E não pulei a segunda parte, não – é que nesta o foco é mais na atual fase da carreira do Vanguart e Flávio Basso apenas comenta em determinados trechos do papo (e, putz, olha o jeito que o Hélio conheceu o Spencer, hahaha).
Quis tentar escrever alguma coisa para acompanhar o papo do Tatá, do Ronaldo e do Hélio com o Júpiter, mas fiquei que nem os três – só vendo o bicho ser gênio, coisa que ele faz com a maior naturalidade do mundo. Não é pra qualquer um…
Boa idéia, essa da Trip. Em vez de repetir de novo a capa do Tropicália (talvez o maior clichê do jornalismo musical brasileiro), eles foram atrás de uma clássica capa de uma antiga Realidade com Milton Banana, Jairzão, Magro do MPB-4, Caetano, Nara, Paulinho da Viola, Toquinho, Chico Buarque e Gil…
…e a recriaram com Junio Barreto, Rômulo Fróes, Ganjaman, Tatá, Catatau, Hélio do Vanguart, Thalma, Kassin e Céu.
Mas em vez da matéria ser mais uma cantinela de viúva da MPB tentando enquadrar novos Caetanos ou as “novas divas” que alimentam cadernos de cultura pelos jornais do Brasil, o texto do Bressane concentra-se em um ponto específico desta geração anos 00 – o perfil colaboracionista, em que todo mundo já tocou com todo mundo. A pauta só peca por insistir nessas de MPB – o atual pop brasileiro (inclusive o que inclui os nove acima) vai muito além da canção e do violão, e inclui hip hop, indie rock, psicodelia, bocas desdentadas, groove latino, bateria eletrônica, guitarra elétrica e versos em inglês.
Mas eu sei como funcionam as revistas…