Minha homenagem ao Iron Maiden em uma edição especial da Rolling Stone Brasil

Finalmente consegui ver a edição especial da revista Rolling Stone sobre o Iron Maiden em que fui convidado pelo compadre Pablo Miyazawa para contar a história do grupo e falar sobre meus discos favoritos da banda – a saber, o disco de estreia, Powerslave, Somewhere in Time e Seventh Son of a Seventh Son, além do disco ao vivo Live After Death e sobre aquela que foi escolhida em votação como a melhor música do grupo, a épica “Hallowed Be Thy Name”. Não consegui ir nos shows que o grupo fez no Brasil desta vez, mas pelo menos marquei meu 2024 com o Iron nessa edição que não está nas bancas, mas pode ser comprada no site da revista. Up the Irons!

Uma banda de heavy metal inspirada em Ned Flanders

nedal

Você conhece o Okilly Dokilly, banda inspirada no vizinho crente dos Simpsons? Escrevi sobre eles no meu blog no UOL.

Sobre a volta do Iron Maiden

matias-iron-maiden

O Metrópolis da TV Cultura fez uma matéria sobre a fidelidade dos fãs do Iron Maiden e me convidou pra falar um pouco sobre essa tribo e o disco novo, Book of Souls. A matéria começa a partir dos 15 minutos do vídeo abaixo.

When in Rock in Rio… O novo metal

rockinrio2015-metal

Seguindo a saga da cobertura do Rock in Rio para o UOL, desta vez em sua segunda etapa, falei sobre como o heavy metal mudou nos últimos anos, pegando o dia do show do System of a Down como medida.

Ele só queria escutar um Sepultura de boa…

arisr

Aí o cara chega em casa, põe o disco pra tocar e…

Nos tempos do metal farofa

youre-the-one-that-i-want

Imagine que uma banda resolveu gravar o hit “You’re the One That I Want” que consagra o clássico retrô Nos Tempos da Brilhantina com um dueto entre John Travolta e Olivia Newton-John – só que numa versão metal. Metal farofa. Agora pare de imaginar e aperte o play no vídeo:

Não custa lembrar que a Tragedy, a banda autora dessa pérola, se autodenomina como sendo “uma banda que faz cover metal de Bee Gees e além” – e seu primeiro hit (de 2007!) é nada menos que essa inacreditável versão para “Stayin’ Alive”.

Rola uma obsessão com o Travolta…

A fita demo do Metallica

no-life-til-leather_cassette

O Metallica resolveu aproveitar o Record Store Day (que esse ano acontece dia 18 de abril) pra fuçar em seu baú de raridades e nele encontrou nada menos que uma de suas primeiras fitas demo, gravada em 1982, que será relançada na data festival do vinil – só que em formato cassete! Eis a capa e a ordem das músicas desse primeiro rascunho do grupo, já com clássicos da fase de ouro da banda:

no-life-til-leather_cover

“Hit The Lights”
“The Mechanix”
“Motorbreath”
“Seek & Destroy”
“Metal Militia”
“Jump In The Fire”
“Phantom Lord”

A fita foi gravada no dia 6 de julho de 1982 no Chateau East Studio, em Tustin, na Califórnia, e a formação da banda ainda tinha Dave Mustaine na guitarra e Ron McGovney no baixo, além dos donos da banda, James Hetfield e Lars Ulrich.

Todo Iron Maiden clássico em vinil

Iron-Maiden-vinyl

E o Iron Maiden também está surfando na onda do vinil – e desde o início do semestre vem relançando sua fase clássica – entre 1980 e 1988 – em reedições caprichadas. Além de todos os oito primeiros LPs que formam o principal corpo de sua obra (Iron Maiden, Killers, The Number Of The Beast, Piece of Mind, Powerslave, Live After Death, Somewhere in Time e Seventh Son of a Seventh Son), as versões em compacto dos singles que lançaram no mesmo período (veja quais abaixo) também estão sendo relançadas em vinil. O grupo descolou dois vídeos que contam como foi o processo de adaptação das capas e de passar o áudio original de volta ao vinil que são bem básicos pra quem é fã da banda:

E estes são todos os singles que estão sendo relançados pela banda:

“Running Free” / “Burning Ambition”
“Sanctuary” / “Drifter” e “I’ve Got The Fire” (ambas ao vivo)
“Women In Uniform” / “Invasion”
“Twilight Zone” / “Wrathchild”
“Purgatory” / “Genghis Khan”
“Run To The Hills” / “Total Eclipse”
“The Number Of The Beast” / “Remember Tomorrow” (ao vivo)
“Flight Of Icarus” / “I’ve Got The Fire”
“The Trooper” / “Cross-Eyed Mary”
“2 Minutes To Midnight” / “Rainbow’s Gold”
“Aces High” / “King Of Twilight”
“Running Free” (ao vivo) / “Sanctuary” (ao vivo)
“Run To The Hills (ao vivo) / “Phantom Of The Opera” (ao vivo)
“Wasted Years” / “Reach Out”
“Stranger In A Strange Land” / “That Girl”
“Can I Play With Madness” / “Black Bart Blues”
“The Evil That Men Do” / “Prowler ‘88”
“The Clairvoyant” / “The Prisoner” (ao vivo)
“Infinite Dreams” (ao vivo) / “Killers” (ao vivo)

Led Zeppelin russo

ledzeppelin-russo-ii

Todos sabemos como são tradicionais as versões nacionalizadas de discos estrangeiros – das traduções das músicas e títulos dos discos no mercado latino americano à reinvenção completa de capas e títulos no leste europeu. Mas essas edições do Led Zeppelin na Rússia são esquisitaças.

ledzeppelin-russo-iii

ledzeppelin-russo-iv

ledzeppelin-russo-houses-of-the-holy

Vi aqui.

4:20

tooheavy