No dia 22 de outubro da Máquina do Tempo do site Reverb o Led Zeppelin lança seu segundo disco, Axl Rose começa a mostrar Chinese Democracy e Paul McCartney explica que não morreu – leia mais lá no Reverb.
De um lado o Who fez um show redentor, do outro o Guns N’Roses fez um show vergonhoso – escrevi sobre estas apresentações e outras do sábado no Rock in Rio como parte da cobertura que estou fazendo para o site.
E se eu te dissesse que a música-símbolo dos Guns N’Roses é um plágio? Dá uma sacada nessa lá no meu blog do UOL http://matias.blogosfera.uol.com.br/2015/05/12/sweet-child-omine-dos-gunsnroses-e-um-plagio/
Gravar com o Pearl Jam é totalmente compreensível, mas cantar com o Guns’N’Roses?
Deprê.
Stevie Wonder
Fiz um exercício de eliminar o Rock in Rio da minha vida e me senti como se não acompanhasse uma novela, um reality show, um campeonato de futebol – e olhando assim à distância é fácil perceber, pela escalação e natureza do evento, o quanto que o mainstream do pop caminha sozinho, na inércia, feito um zumbi – e carrega massas de zumbificados no embalo. Separei uma lista enorme de shows inteiros colocados no YouTube (essa moda nova), mas repare na natureza descartável e supérflua das bandas listadas, algumas jogando reputações inteiras na vala do “show pras multidões”. Separo o Stevie Wonder e Elton John como mestres desse mesmo mercado, idealizado entre os anos 70 e os 80 (não por acaso a época em que os dois artistas se consolidaram como hitmakers), mas repare como é possível viver completamente alheio a esse tipo de música. Isso porque eu não precisei listar Ivete Sangallo, Sepultura, Angra ou Capital Inicial, só pra ficar nuns exemplos mais óbvios.
Elton John
“Era do nonsense”, diz o Ronaldo, que me mandou o link da camiseta acima. Era do recontexto, digo eu.
Como assim, Radiohead? Não me venha com essas:
Fred lembrou do Tom Zé.
Que ainda tem essa outra capa, mais jornal ainda (valeu, Marcio):
Marcio ainda lembrou dessa aqui, heheeheh.
E o Carlos lembrou dessa, do Bocato, que eu nem manjava:
E o Luís e o Lou ainda mandaram essa:
Alguém chuta o que pode ser? Um aplicativo pro iPad? Um novo pacote de revelações do Wikileaks? Um disco que é atualizado diariamente?
E voltamos ao jogo. Carlão, que sempre demora pra retomar as rodadas, reinicia o embate com uma carta de cair o queixo (tirando a camiseta, claro)…