Este encontro mágico de Rodrigo Brandão com o trio Azymuth, batizado pelo MC de Canção na Corda-Bamba, começa pontualmente às 18h e reúne também Rodrigo Carneiro, Guilherme Granado, Thomas Rohrer e Rogério Martins – chegue pelo menos uma hora antes para garantir seu ingresso (mais informações aqui).
Na terceira edição da Virada Cultural do Centro Cultural São Paulo sob minha curadoria de música, vamos assistir a dois encontros pesados. Desta vez os shows acontecem apenas na parte da noite, que será dividida em duas partes.
Na primeira dela, Rodrigo Brandão leva seu projeto de spoken word Outros Barato para um novo patamar, ao convidar o clássico trio Azymuth para um passeio guiado pela voz do MC Gorila Urbano, com as participações de Guilherme Granado, Rogerio Martins (ambos do Hurtmold), Rodrigo Carneiro e Thomas Rohrer, pontualmente às 18h (mais informações aqui).
E a partir das 23h30 começamos a madrugada com a força de quatro grandes artistas contemporâneas: Luiza Lian (23h30), Alessandra Leão (1h15), Ava Rocha (3h) e Quartabê (4h45) apresentam seus shows solo para finalmente se unirem num mesmo espetáculo conjunto a partir das 6h30 (mais informações aqui).
Acredite: vai ser épico – e tudo de graça (só chegue um pouco antes do horário para garantir seu ingresso).
E na terceira noite de sua ocupação no Centro da Terra, Thiago França liga os instrumentos na eletricidade, plugando seu saxofone em pedais de distorção ao lado do vibrafone de Beto Montag e dos synths e samplers de Guilherme Granado, igualmente on fire. A sessão começa pontualmente às 20h e você encontra mais informações aqui. Bati um papo com o Thiago sobre o que esperar deste terceiro encontro.
Chegou a hora da noite elétrica. Qual a formação e quais instrumentos?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/thiago-franca-depois-a-gente-ve-chegou-a-hora-da-noite-eletrica-qual-a-formacao
Você também toca com o sax com efeitos? Há quanto tempo você usa destes recursos?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/thiago-franca-depois-a-gente-ve-chegou-a-hora-da-noite-eletrica-qual-a-formacao
Como muda a experiência do improviso com estes elementos em cena? A imprevisibidade é maior?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/thiago-franca-depois-a-gente-ve-como-muda-a-experiencia-do-improviso-com-estes-elementos-em-cena
Como você conheceu o Granado e o Beto? Já tocou com eles?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/thiago-franca-depois-a-gente-ve-como-voce-conheceu-o-granado-e-o-beto-ja-tocou-com-eles
Thiago França não para! Um dos músicos mais prolíficos da nova geração, o saxofonista aceitou meu convite e assume o timão das incursões musicais das segundas-feiras do mês de junho. São quatro viagens sem rumo definido, mote da programação do espetáculo Depois A Gente Vê. Na primeira segunda, dia 5, ele se une ao velho comparsa Kiko Dinucci em torno de um mesmo tema melódico, mas sem rédeas estruturais além da sequência de notas. No dia 12, ele é acompanhado de dois bateristas pesos pesados, Sérgio Machado e Mariá Portugal. Na terceira segunda, dia 19, é uma noite elétrica ao lado de Beto Montag e Guilherme Granado. A residência chega ao final no dia 26, quando ele rege a Orquestra Instantânea de Sopros – traga o seu instrumento também. São quatro apresentações que podem ir da catarse à introspecção, do delírio à concentração, das profundezas marítmas da música à estratosfera do som. Só há um consenso: depois a gente vê. Os ingressos já estão à venda aqui.
Como você concebeu cada noite a partir de cada elemento?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/thiago-franca-depois-a-gente-ve-por-que-quatro-elementos
Há uma liga musical ou conceitual que amarra todas as noites?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/thiago-franca-depois-a-gente-ve-ha-uma-liga-musical-ou-conceitual-que-amarra-todas-as-noites
A escolha dos elementos também determina o sentimento da noite?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/thiago-franca-depois-a-gente-ve-a-escolha-dos-elementos-tambem-determina-o-sentimento-da-noite
Como o improviso musical funciona dentro de um tema conceitual?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/thiago-franca-depois-a-gente-ve-como-o-improviso-musical-funciona-dentro-de-um-tema-conceitual
Você tem intenção de dar continuidade a este projeto?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/thiago-franca-depois-a-gente-ve-voce-tem-intencao-de-dar-continuidade-a-este-projeto
Em plena turnê de lançamento do disco Curado, em parceria com Paulo Santos, o Hurtmold apresenta-se nessa sexta-feira em São Paulo no Sesc Belenzinho (com ingressos esgotados, saiba mais aqui) e no sábado em Jundiaí (mais informações aqui) depois de ter passado por Ribeirão Preto e Sorocaba, sempre ao lado do músico do Uakti, banda que Guilherme Granado reverencia como “um pilar pra música criativa” no breve papo que tive com ele e que você ouve abaixo:
O início da parceria com Paulo Santos
https://soundcloud.com/trabalhosujo/hurtmold-2016-o-inicio-da-parceria-com-paulo-santos
Como a parceria com Paulo Santos virou disco
https://soundcloud.com/trabalhosujo/hurtmold-2016-como-a-parceria-com-paulo-santos-virou-disco
Sobre a importância do Uakti
https://soundcloud.com/trabalhosujo/hurtmold-2016-sobre-a-importancia-do-uakti
O processo de composição e gravação de Curado
https://soundcloud.com/trabalhosujo/hurtmold-2016-o-processo-de-composicao-e-gravacao-de-curado
Post rock?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/hurtmold-2016-post-rock
Tradição instrumental
https://soundcloud.com/trabalhosujo/hurtmold-2016-tradicao-instrumental
Colaborações instrumentais dos sonhos
https://soundcloud.com/trabalhosujo/hurtmold-2016-colaboracoes-instrumentais-dos-sonhos
A cena independente está vencendo?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/hurtmold-2016-a-cena-independente-esta-vencendo
Próximos passos
https://soundcloud.com/trabalhosujo/hurtmold-2016-proximos-passos
Abaixo, o making of do disco, produzido pelo Selo Sesc:
Então toma meia hora do sujeito na moleira!
Último dos grandes saxofonistas da melhor safra do jazz vivos, Sanders aprendeu com Coltrane e foi professor de Albert Ayler e toca em São Paulo, no Sesc Pinheiros, nos dias 21 e 22 deste mês, com dois Hurtmold (Granado e Takara) entre os músicos convidados. Demais.