Usei a desculpa do natal em família para visitar minha outra família, chamada Brasília, essa cidade fantástica que é sempre minimizada por ser a sede administrativa do governo. Projeto artístico modernista do tamanho de uma cidade, Brasília não só representa o ápice da utopia brasilianista do século vinte como aponta para o terceiro milênio como uma nova urbe, tanto em formato e fisicalidade (com prédios só com seis andares de altura, o Plano Piloto flutua num céu interminável que imediatamente impacta na vida de quem pode cresceu neste ponto central do continente, equidistante entre dois oceanos) quanto na qualidade cívica de quem nasce aqui (que quase sempre é confundido pelos que veem para cá com os votos de todo o Brasil, o que causa a má impressão da cidade para o resto do Brasil – um trágico espelho que o país não gosta de ver). E quis o destino que esse reencontro no início de um verão acontecesse sob a égide do Inferninho Trabalho Sujo, que mira na utopia musical do agora, ao lado de dois dos melhores acontecimentos da cidade: os shows solo de Guilherme Cobelo e Gaivota Naves, respectivamente pai e mãe do clã Joe Silhueta, genealogia que se espalha pela cidade misturando as pontas mais jazz da MPB à psicodelia do sertão brasileiro e um apreço pela vanguarda musical – e ainda por cima na Infinu, referência de qualquer artista de médio porte ao passar por aqui desde o fim da década passada. Gaivota abriu a noite como um furacão abstrato, atraindo camadas de jazz, funk, rock progressivo e psicodélico misturado por uma banda absurdamente entrosada, com Omar Azul numa guitarra e Vinícius Faraco na outra, Luís Porto no baixo, Sombrio da Silva no clarinete e clarone e Leo Sena na bateria passando quase todo o disco solo da Gavs, que será lançado no ano que vem, na íntegra, além de contar com uma versão absurda de “A Morte de um Deus de Sal” dedicada a Airto Moreira e misturada com “Noite de Temporal” de Dorival Caymmi, com Gaivota crescendo metros de altura e colocando todo o público que lotava a Infinu no bolso com seu vocal e performance gigantes. Absurdo!
Depois foi a vez de Guilherme Cobelo de finalmente lançar ao vivo seu disco solo Caubói Astral, idealizado há quase uma década e que ficou engavetado por anos enquanto um outro projeto, menor e feito quase no improviso, crescia no final da década passado, quando o que seria um projeto solo com outro pseudônimo acabou tornando-se sua principal banda, o Joe Silhueta. Caubói sairia no fatídico ano pandêmico, o que acabou adiando sua estreia em quase quatro anos, quando finalmente Cobelo pode trazer aquelas canções embriagadas na psicodelia nordestina e na musicalidade do sertão brasileiro que dão origem ao personagem que batiza o disco, produzido pelo lendário Munha, capitão da errática nau chamada Satanique Samba Trio. O trabalho foi testado ao vivo algumas vezes com diferentes formações e finalmente viu seu lançamento de fato no Inferninho Trabalho Sujo realizado neste sábado na Infinu trazendo sua voz e violão à frente de uma bandaça que conta com Jota Dale (guitarra), André de Sousa (baixo), o mesmo Sombrio que acompanhou Gaivota (e também toca na Joe, tocando clarinete e agora acordeão), Dinho Lacerda (bateria) e Mariano Toniatti (percussão). O lançamento o permitiu finalmente cutucar um repertório que já vem trabalhando há alguns anos, mais pop e menos agreste, como a excelente “Asa Soul”, em que canta as andanças por Brasília como poucos já fizeram, apontando para um 2025 promissor. Depois, eu e os compadres Kelton e Ivan Bicudo terminamos a noite discotecando para os sobreviventes, chegando no ápice em que “Feel it All Around” do Washed Out encontrou-se com “Kaputt” do Destroyer, para encerrar um sábado mágico.
Retorno para minha terra-natal neste fim de semana para realizar o primeiro Inferninho Trabalho Sujo fora de São Paulo e também o último do ano. E que maravilha poder dividir essa noite com artistas que são compadres e comadres desse nosso cerradão. A noite marca o lançamento ao vivo do primeiro disco solo de Guilherme Cobelo, vocalista da Joe Silhueta, que finalmente traz ao mundo seu Caubói Astral, que vem matutando há uns bons anos. Quem abre a noite é a maravilhosa Gaivota Naves, que também é vocalista da Joe e que também mostra sua faceta solo. Eu discoteco logo depois ao lado de dois monstros sagrados: Ivan Bicudo, da mítica festa Toranja, e o grande Kelton (que também está com um trabalho solo engatilhado…). A festa acontece neste sábado, dia 21, na já clássica casa Infinu, que fica na 506 da W3 sul, ao lado Praça das Avós, e os ingressos já estão à venda online neste link (que é mais barato do que comprar na hora). Vamos?