O filme Goonies estreou há exatos 30 anos e eu escrevi lá no meu blog no UOL sobre a importância do filme na época e pros dias de hoje.
Estão mexendo nos tesouros da nossa juventude – e depois do quarto Indiana Jones e de uma nova trilogia de Guerra nas Estrelas na mão de J.J. Abrams é a vez de cogitarem relançamentos de dois clássicos dos anos 80: uma sequência para o filme Goonies e uma nova versão para a grife Gremlins. Goonies 2 foi confirmado pelo diretor do filme original Richard Donner, que deve produzir o filme ao lado de Steven Spielberg e Chris Columbus (que escreveu o roteiro do primeiro filme) e a nova versão trará o velho elenco de volta. Resta saber se vão contar uma nova história com os velhos Goonies ou se eles apenas farão pontas numa aventura com um novo elenco (opção mais plausível), mas isso ainda está no estágio inicial do projeto.
Já refazer Gremlins é de uma obviedade tamanha que é de se pensar porque ninguém havia cogitado isso antes. Afinal, apresenta-se para uma nova geração o Pikachu dos anos 80, o ícone de fofura Gizmo, que pode se transformar em um monstro se for alimentado após a meia-noite (hahaha, ah, como aquela época era inocente…). Junte isso ao fato de que ninguém se lembra de quem fazia parte do elenco original dos dois filmes e que os efeitos especiais poderão deixar os gizmos mais fofinhos e os gremlins mais assustadores. É um filme infantil com um gostinho de adolescência – a cara de Hollywood nos anos 2010. No entanto, as notícias sobre os Gremlins no século 21 ainda são mais esparsas que a de Goonies 2.
E ainda me pergunto como é que ninguém cogitou ainda refazer os De Volta para o Futuro (as mudanças entre as décadas de 2010 e 1980 são muito mais bruscas do que entre 1980 e 1950) ou o bloomsday de Ferris Bueller. Já um terceiro Caça-Fantasmas não se realizará completo, visto que o Egon morreu no início do ano (ave, Harold Ramis).
Escrevi a orelha para o roteiro romanceado de Goonies, que acaba de ser lançado por aqui pela Darkside. O livro foi escrito por James Kahn a partir do roteiro de Chris Columbus ainda nos anos 80 – época em que Kahn havia se especializado em adaptar os novos filmes para adolescentes (O Retorno de Jedi, Indiana Jones e o Templo da Perdição, Poltergeist) para o formato livro. A tradução do livro foi feita pela comadre Cecilia Giannetti e o texto que escrevi segue abaixo:
É isso aí: o box-set de 25 anos de um de nossos filmes favoritos é tudo isso aí em cima. O Merigo detalha mais.
O designer Brandon Schaefer segue uma linha parecida com a do minimalista espanhol Hexagonall – e ambos pertencem a uma cena global de remixadores visuais do inconsciente coletivo que, através do design, relêem o século 20 e o começo deste 21 com perspectivas bem além dos clichês que os cercam. Nessa mesma linha, vale conferir o Supertrunfo de fontes do Face 37, os livros-game de Olly Moss, os filmes de papel do Spacesick, os pôsteres do polonês Grzegorz Domaradzkis, o Tarantino do canadense Ibraheem Youssef, a filosofia pop do Mico Toledo e os super-heróis pulp de Steve Finch. E estes são apenas alguns dos que republiquei por aqui. Há muito mais.
“Everything. OK! I’ll talk! In third grade, I cheated on my history exam. In fourth grade, I stole my uncle Max’s toupee and I glued it on my face when I was Moses in my Hebrew School play. In fifth grade, I knocked my sister Edie down the stairs and I blamed it on the dog… When my Mom sent me to the summer camp for fat kids and then they served lunch, I got nuts and I pigged out and they kicked me out… But the worst thing I ever done – I mixed a pot of fake puke at home and then I went to this movie theater, hid the puke in my jacket, climbed up to the balcony and then, t-t-then, I made a noise like this: hua-hua-hua-huaaaaaaa – and then I dumped it over the side, all over the people in the audience. And then, this was horrible, all the people started getting sick and throwing up all over each other. I never felt so bad in my entire life.”
Foto: . :David Porter: .
1) Alguém quer saber do disco novo do U2?
2) E os 99 artistas favoritos de Mark Ronson?
3) O Alice do Tim Burton vai ser filme, desenho animado e stop motion – isso pode ficar fodalhaço ou vergonhalheia
4) Tim Robbins vai ser o pai de Robert Downey Jr. no Homem de Ferro?
5) Atores do The Office já estão bolando seus próprios seriados
6) David Fincher quer dirigir um filme sobre gastronomia com Keanu Reeves (?!)
7) Morre o Garganta Profunda
8) Fã diz ter sido demitido por ir a SP para ver o show de Madonna
9) Vão relançar a trilha sonora dos Goonies (quanto tempo pra anunciarem o remake? Seis meses?)
10) Mark Hammil vai dublar o Coringa em um game (o Luke já tinha dublado ele pro desenho)