“Compor um disco usando a mesma poesia”

Que preciosidade a apresentação de Giu de Castro nesta segunda, quando o Gole Seco fez a terceira noite de sua temporada no Centro da Terra. Enquanto suas colegas Niwa e Loreta Colucci desdobraram seus trabalhos autorais nas noites anteriores, Giu, que ao contrário das duas primeiras (ainda) não tem seu primeiro disco solo, resolveu transformar o palco em sua primeira obra musical autoral, dividindo-a em quatro partes. Na primeira sentou-se ao piano para cantar duas músicas próprias sem letras, melodias profundas e apaixonadas cantaroladas sobre as teclas. Na segunda parte, convidou a poeta Antonia Perrone para acompanhá-la ao piano, enquanto Giu cantava versões musicadas por ela mesma – mais densas e pesadas que as primeiras – de poemas escritos por aquela amiga, depois de apresentar o contexto da criação ao projetar no telão uma conversa por Whatsapp entre as duas. Na terceira parte, chamou Loreta, Niwa e Nathalie Alvim, suas companheiras de grupo vocal, num jogo de luz e sombras e juntas cantaram a noturna “Noite Passada Uma Coruja Pousou no Meu Parapeito e Disse” e uma versão musicada para “Distante Amor”, do poeta alemão Goethe. Mas o centro da noite foi a última parte, quando apresentou Manual do Tempo de Um Dia, composto em parceria com o poeta e ator Gabriel Góes, separando quatro belíssimas canções univitelinas com a ajuda do piano de Nicholas Maia e do próprio Gabriel, que além de interpretá-las cenicamente e fazer pontuais segundas vozes, também fez as artes em texto no telão que também contextualizavam o processo criativo dos dois num híbrido de vídeo-arte com poesia concreta e, de novo, conversas de whatsapp. Manual… é uma obra pronta que mistura música, teatro, poesia e performance e é um começo arrebatador para uma carreira solo autoral – pois mesmo que as letras não sejam de Giu, as músicas e a concepção da apresentação são. “Compor um disco usando a mesma poesia”, como resumia um dos versos. Ela voltou para o bis quando cantou sozinha o poema de Goethe ao piano. Obrigado Giu pela linda noite mágica, – que espero ver rodando muito por aí…

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De tirar o fôlego

Acompanhada apenas do violão erudito do músico Luca Frazão, a cantora e compositora Loreta Colucci tirou o fôlego do público na segunda noite da temporada do grupo Gole Seco está fazendo no Centro da Terra. Revendo as músicas de seu primeiro disco, Antes Que Eu Caia, em arranjos ao mesmo tempo simples, diretos e rebuscados, ela hipnotizou o público com sua voz magnética e seu inevitável carisma, passeando não apenas por suas próprias composições, mas também de outros autores, como “Mechita” de Manuel Raygada Ballesteros (via Sílvia Pérez Cruz) e “Gostoso Veneno”, imortalizada por Alcione. No meio da apresentação, suas companheiras de Gole Seco Niwa, Giu de Castro e Nathalie Alvim, subiram ao palco para primeiro cantar primeiro sozinhas “Pega Que é Teu” do disco que o grupo lançou ano passado e depois, acompanhadas de Luca, “Derramou”, de Alessandra Leão, em primoroso arrannjo vocal. Foi bem bonito.

Assista abaixo:  

Nas alturas

A primeira apresentação da temporada do grupo vocal Gole Seco no Centro da Terra subiu a régua lá no alto quando a cantora Niwa voltou para seus tempos de intérprete celebrando cantoras e compositoras num espetáculo que chamou de Disruptivas. E já começou a noite com a fabulosa “Feminina” de Joyce, passando por canções de Dona Onette (“No Meio do Pitiú”, quando reforçou sua ascendência paraense), Fátima Guedes (a deslumbrante “Cheiro de Mato”), Tetê Espíndola (“Cunhataiporã”), Lila Downs (“Yunu Yucu Ninu”, poema mixteca musicado pela cantora mexicana), Urias (a excelente “Foi Mal”) e Ná Ozzeti (“Ultrapássaro”, canção composta por seu irmão Dante e José Miguel Wisnik), cercada pela banda que a acompanhava no início de sua carreira (formada por Ivan Liberato na guitarra, Pedro Canales no baixo e Felipe Rezende na bateria) e de João Antunes (produtor de seu primeiro disco, tocando violão e guitarra). No meio da apresentação ela chamou suas amigas de Gole Seco (Giu de Castro, Loreta Colucci e Nathalie Alvim) para duas músicas, uma versão linda para “Jóga” da Björk e “Me Chamou de Feia”, canção da própria Niwa que o grupo gravou em seu primeiro álbum. A banda voltou para acompanhá-la por duas músicas próprias (“Mulessa” e “A Justiça de Tupã / Yo’i Tüna Pogü”) antes que ela chamasse o último convidado da noite, o paraibano Pedro Índio Negro, que dividiu os vocais com a dona da noite em duas das maiores tour de force vocais da história do rock: “Barracuda” do Heart e “Wuthering Heights” da Kate Bush, essa última com direito à citações da coreografia do clipe. Foi de tirar o fôlego!

Assista abaixo:  

Gole Seco: Gole a Gole

E quem toma conta das (cinco!) segundas-feiras de setembro no Centro da Terra é o grupo vocal Gole Seco, que aceitou minha proposta de uma temporada em que suas quatro integrantes pudessem mostrar suas carreiras solo também e me provocou para fazer a temporada em um mês com cinco segundas – para que a quinta data fosse dedicada apenas ao grupo. E assim começamos a temporada Gole a Gole quando, nesta primeira segunda, dia 2, a cantora Niwa apresenta-se ao lado de de Ivan Liberato, João Antunes, Pedro Canales e Felipe Rezende numa noite chamada Disruptivas, em que celebra a força feminina de autoras como Tetê Espíndola, Fátima Guedes, Kate Bush e Björk. Na outra segunda, dia 9, é a vez de Loreta Colucci mostrar seu show Voz e Violão ao lado do parceiro Luca Frazão. Giu de Castro toma conta da terceira segunda-feira, dia 16, quando apresenta o espetáculo Manual do Tempo de um Dia, inspirado na obra do escritor e ator Gabriel Góes, que também estará no palco, ao lado da artista visual e musicista Antônia Perrone. No dia 23, Nathalie Alvim vem com uma noite chamada Outro + Um Tanto Daquilo Que Me Constitui em que mostra diferentes facetas de seu trabalho autoral, acompanhada por Wagner Barbosa, Ivan Liberato e Marco Trintinalha. Na última segunda-feira do mês, dia 30, o quarteto encerra a temporada em uma apresentação inédita. Os espetáculos começam sempre pontualmente às 20h e os ingressos já estão à venda na bilheteria e no site do Centro da Terra.

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Centro da Terra: Setembro de 2024

Quando entrar setembro a programação de música do Centro da Terra promete ser épica. A temporada que ocupa cinco segundas-feiras chama-se Gole a Gole e é capitaneada pelo quarteto vocal Gole Seco, que dedica cada um dos dias à carreira individual de suas integrantes para finalizar numa grande apresentação conjunta. A primeira a apresentar-se é Niwa (no dia 2), que mostra um show chamado Disruptivas; depois (dia 9) vem Loreta Colucci com uma apresentação chamada Voz e Violão, ao lado do músico Luca Frazão. Na terceura apresentação (dia 16), Giu de Castro mostra Manual do Tempo de um Dia, feito em cima da obra do escritor e ator Gabriel Góes, que também estará no palco, e na quarta segunda-feira (dia 23), Nathalie Alvim traz Outro + um Tanto Daquilo que me Constitui, em que mistura seu trabalho autoral e intérprete. No último dia do mês (dia 30), as quatro fazem uma apresentação inédita do Gole Seco para encerrar a temporada. Nas terças-feiras, o trabalho começa no dia de aniversário de 23 anos do Centro da Terra (dia 3), quando o saxofonista Cuca Ferreira (que toca com o Bixiga 70, Corte e outros grupos), faz seu primeiro show solo apresentando o projeto CucaSounds, quando convida a bailarina Bia Galli e o cantor Giovani Cidreira, entre outros músicos, para desbravar um espetáculo batizado de Música em Busca de um Filme. No dia 10, a banda Jonnata Doll e os Garotos Solventes mostra o início do processo de seu novo disco no espetáculo A Próxima Parada, que tem a participação de Yma. Na terceira terça do mês (dia 17) é a vez do grupo de jazz funk instrumental Bufo Borealis mostrar o início de seu próximo álbum numa apresentação chamada Um Passo à Frente, que terá participação do guitarrista Lucio Maia. E a programação do mês termina na terça (dia 24), quando a vocalista Inês Terra, que mostra seu espetáculo Língua Fora, em que também participarão Paola Ribeiro e Panamby. Os espetáculos começam sempre pontualmente às 20h e os ingressos já estão à venda na bilheteria e no site do Centro da Terra.

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Os 50 melhores discos de 2023 segundo o júri de música popular da APCA

Estes são os 50 discos mais importantes lançados em 2023 segundo o júri da comissão de música popular da Associação Paulista dos Críticos de Arte, da qual faço parte ao lado de Adriana de Barros (editora do site da TV Cultura e apresentadora do Mistura Cultural), José Norberto Flesch (Canal do Flesch), Marcelo Costa (Scream & Yell) e Pedro Antunes (Tem um Gato na Minha Vitrola, Popload e Primavera Sound). A amplitude de gêneros, estilos musicais, faixas etárias e localidades destas coleções de canções é uma bela amostra de como a música brasileira conseguiu se reerguer após o período pandêmico com o lançamento de álbuns emblemáticos tanto na carreiras de seus autores quanto no impacto junto ao público. Além dos discos contemporâneos, fizemos menções honrosas para dois álbuns maravilhosos que pertencem a outras décadas, mas que só conseguiram ver a luz do dia neste ano passado, um de João Gilberto e outro dos Tincoãs. Na semana que vem divulgaremos os indicados nas categorias Artista do Ano, Show e Artista Revelação, para, no final de janeiro, finalmente escolhermos os vencedores de cada categoria. Veja os 50 (e dois) discos escolhidos abaixo:  

Entre o onírico e o erudito

Lindo demais o show que Loreta fez nesta quarta-feira para mostrar seu disco de estreia Antes Que Eu Caia no palco do Bona. Acompanhada de uma formação nada ortodoxa (o saxofonista e tecladista Fernando Sagawa e o quarteto de cordas formado por Thiago Faria, Michele Mello, Letícia Andrade e Wanessa Dourado), entre o onirico e o erudito, ela deslizou sua voz encantadora por canções melancólicas e esperançosas (incluindo “Ai, Ai Ai”, da espanhola Silvia Pérez Cruz) num show que ainda teve a presença de suas irmãs vocalistas do grupo Gole Seco – as formidáveis Niwa, Gui de Castro e Nathalie Alvin -, que ainda renderam uma apresentação extra para a noite com duas canções só no gogó. E no bis, Loreta chamou o violonista Luca Frazão, “a pessoa com quem eu mais toquei na vida”, para tocar a sua “A Arte de Me Enganar”.

Assista aqui:  

Gole Seco: Cometa

Maior satisfação fazer o primeiro show de fato de um grupo composto apenas por vocalistas. O Gole Seco formado por Loreta Colucci, Claudia Dantas, Giu de Castro e Nathalie Alvim faz sua estreia – depois de participar de apresentações de outros artistas – no Centro da Terra nesta terça-feira, dia 9, quando entram no palco do teatro no Sumaré apenas com suas cordas vocais, para uma apresentação chamada Cometa, em que vão para além das formações vocais tradicionais – que trabalham principalmente com harmonia, ritmo e melodia -, buscando outros vieses para este formato, explorando aspectos que se somam na percepção emotiva das canções como, timbres, dinâmicas e texturas. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos podem ser comprados aqui.

Centro da Terra: Agosto de 2022

E a programação deste agosto no Centro da Terra está daquele jeito que a gente gosta. Começamos no primeiro dia de um mês com cinco segundas-feiras com uma apresentação única na segunda, já que nossas temporadas contam com quatro datas, e a primeira delas vem com a carioca Raquel Dimantas, que acaba de lançar um dos discos mais divertidos deste ano, o ótimo 8 Hits, que apresenta no palco do teatro do Sumaré. No segundo dia do mês é a vez de Bruno Bruni voltar para o Centro da Terra desta vez com sua homenagem a uma das trilhas de videogame mais clássicas que existe, do jogo Super Mario 64. Na outra segunda, dia 8, é a vez do querido Biel Basile, baterista d’O Terno, apresentar sua safra de shows chamada Temporada de Praia, em que começa a burilar sua própria obra autoral, trazendo convidados que ainda irá anunciar – mas a primeira apresentação ele faz sozinho com seu instrumento. No dia 9 é a vez do grupo a capella Gole Seco, formado pelas cantoras Loreta Colucci, Claudia Dantas, Nathalie Alvim e Giu de Castro, mostra o início de seu primeiro disco, que ainda está sendo gestado. Na terça seguinte, dia 16, é a vez do Amarelo, grupo de Meno Del Picchia e Allen Alencar, apresentar o espetáculo Síntese e Máquina, que seria apresentado em junho, mas que por questões de saúde teve de ser adiado. Dia 23 recebemos o encontro de dois cariocas da nova geração, Gabriel Ventura e Vovô Bebê, que apresentam-se juntos músicas de suas carreiras solo. E no penúltimo dia do mês, 30, recebemos uma das melhores bandas novas de rock de São Paulo, Eliminadorzinho Jr., que fará um espetáculo mostrando músicas de seu próximo álbum. As apresentações musicais no Centro da Terra acontecem sempre nas segundas e terças, os espetáculos começam pontualmente às 20h e os ingressos podem ser comprados antecipadamente aqui. E o café do teatro voltou a funcionar – inclusive com drinks e refeições -, por isso se quiser chegar um pouco antes ou ficar um pouco depois, não faça cerimônia…