Ice Cube e Dr. Dre se reuniram novamente para produzir um filme que contasse a história do grupo que fundaram e que virou a história do rap do avesso – e assim o NWA vai pro cinema. Cube é representado pelo próprio filho e o filme, batizado com o mesmo nome de seu clássico e emblemático disco, Straight Outta Compton, é dirigido pelo mesmo F. Gary Gray que tomou conta de outro clássico gangsta, o hilário Friday. Nesta semana, Cube mostrou em primeira mão o trailer do novo filme em um show na Austrália – e ainda bem que tinha um fã com um celular para gravar a pérola.
Cube esteve no ano passado no programa de Jimmy Kimmel falando sobre o filme sobre o punk do hip hop:
E é facinho desse filme lançar uma nova era gangsta – sem contar o fato de servir de inspiração para projetos do tipo. Alô Racionais!
Mais Hermes e Renato.
Depois de contar as histórias de como o skate deixou de ser uma modinha para se tornar um estilo de vida e do surfe em ondas gigantescas, é a vez do ex-skatista-e-atual-documentarista angeleno narrar a saga de uma das tretas de gangues de rua mais conhecidas do mundo – a dos Bloods vs. Crips. Nascidos em meio ao gangsta rap e aos conflitos pós-veredito do caso Rodney King e depois de aprender a lição que a militância por causas negras quase sempre terminam na bala ou na cadeia, toda uma geração de adolescentes abraça a violência como saída para continuar vivo (parecido com aqui, né? Tirando o fato que aqui não foi caso de política racial – e sim falta de horizonte mesmo). Crips and Bloods: Made in America estreou mês passado nos EUA e agora é torcer pruma dessas mostras feitas para cinéfilos traga e não esconda a sessão numa segunda às 16h. Senão, é apelar pro torrent.
“Bob George”, do Prince. A música que deu origem ao gangsta rap.