A história do encontro de Paul McCartney com Fela Kuti é bem conhecida de quem acompanha do artista nigeriano, mas aproveitando a proximidade de seu aniversário – que cada vez mais ganha contornos de celebração global -, o próprio Paul McCartney se dispôs a contar sua versão para o causo:
E essa comemoração acontece tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. A anual Festa Fela paulistana acontece no Centro Cultural Rio Verde, com a presença do Bixiga 70 (afinal, a banda praticamente nasceu para tocar numa Festa Fela dois anos atrás) e discotecagens do Ramiro e do Vini, do Radiola Urbana, da DJ Haru, e de Fred e Tiago Z, do NaveGroove. Enquanto, no Rio, o Fela Day acontece mais uma vez no Circo Voador, com show da Abayomy Afrobeat Orquestra com participação do Otto e do BNegão, além de discotecagem do Lucio Branco e Zé McGill, da Festa Makula.
Groovezeira!
E nesse sábado tem a festa Fela, a já tradicional celebração mundial pelo aniversário do pai do afro beat, Fela Kuti. A festa é tocada pelo broder Ramiro, que acaba de recauchutar o Radiola Urbana, e esse ano consagra o aniversário de existência da banda Bixiga 70, que fez seu primeiro show exatamente há um ano, na Festa Fela do ano passado, quando ainda se chamavam “Malaika”. Eu filmei uns trechos daquela noite:
Na festa de sábado, que acontece no estúdio Emme e tem discotecagens do Ramiro, do MZK e de outros bambas, pegando pesado no afro beat, o Bixiga aproveita para antecipar o lançamento de seu primeiro disco, que acontece daqui um mês, lançando o compacto (em vinil) da música “Tema de Malaika”.
Quem vai?