Fechamento: João Wainer

Ele redefiniu o videojornalismo na internet brasileira ao livrá-lo das amarras da televisão, trazendo a linguagem do documentário para a comunicação digital. Só isso já valer o papo com João Wainer, que mistura diferentes disciplinas audiovisuais, misturando fotografia, cinema, videoclipe, TV e jornalismo em projetos que o colocaram no front da cobertura destes anos trágicos que atravessamos. Do extinto Carandiru à rotina dos pixadores de São Paulo, passando por seu primeiro longa de ficção, que se passa dentro de um carro, o papo desta edição do Fechamento, meu programa dedicado a destrinchar o jornalismo neste início de século, é uma pequena aula.

Assista aqui.  

Fechamento: Guilherme Felitti

Conheço o Guilherme Felitti por ter coberto tecnologia por muito tempo e acompanhei sua evolução rumo ao jornalismo de dados, aquele que utiliza cruzamentos de informações para tirar pautas que não são evidentes a partir da visão externa. Aos poucos caminhando para a análise de dados e o entendimento disso para além das redações, assisti à fundação de sua Novelo, empresa em que disseca números para traduzi-los em tendências, e em mais uma edição do meu programa dedicado ao jornalismo, o convidei para falar da importância da área em que ele hoje atua para o entendimento das notícias atualmente.

Assista aqui.  

Fechamento: Pedro Daltro e Cristiano Botafogo (Medo e Delírio em Brasília)

Pedro Daltro começou um blog para reunir informações sobre o governo Bolsonaro quando Cristiano Botafogo, que passou a seguir o site, sugeriu transformá-lo num podcast. Misturando ódio e humor, os dois transformaram o Medo e Delírio em Brasília, num dos melhores registros jornalísticos do que acontece nesta época bisonha que nos meteram desde 2018. Conversei com os dois em mais uma edição do Fechamento, programa que inventei no meu canal para falar sobre jornalismo.

Assista aqui.  

Fechamento: Débora Lopes

Em mais uma edição do programa Fechamento, que criei em meu canal para discutir jornalismo, puxo um papo com a Débora Lopes, que começou cobrindo protestos na Vice e hoje está no Buzzfeed, para falar sobre reportagem – a necessidade de estar na rua para descobrir notícias que não chegam empacotadas.

Assista aqui.  

Fechamento: Thiago Ney

Depois de anos trabalhando em jornais e sites, Thiago Ney abraçou seu próprio veículo criando uma das melhores newsletters do Brasil hoje. Por isso, em mais uma edição do meu programa sobre jornalismo aqui no meu canal, puxo a Margem como gancho para falarmos sobre sua trajetória jornalísticas e as dores e delícias deste velho formato digital que tem ganhado uma nova vida nos últimos anos.

Assista aqui.