O público da edição de 2023 do Farm Aid, festival decano que arrecada fundos para os trabalhadores rurais familiares nos Estados Unidos, esperava que o evento fechasse, como sempre, com uma apresentação final de seu idealizador, o guru country Willie Nelson. Mas qual foi a surpresa deste quando, antes do festival acabar, neste sábado passado, surgem as silhuetas de uma banda liderada por uma figura toda de preto e de cabelos despenteados, sem a bandana vermelha ou barba grisalha que marcam o fundador do evento. Aos poucos o público percebeu que era ninguém menos que Bob Dylan, fazendo uma rara aparição surpresa e, ao contrário do que tem feito na turnê de seu disco mais recente, tocando guitarra e de pé – em vez de estar sentado ao piano. Dylan é o responsável indireto pela existência do festival, pois comentou, durante o festival Live Aid, realizado no meio dos anos 80 para arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia, que seria interessante se alguém fizesse isso nos EUA pensando na agricultura familiar, que vivia o início de sua decadência com a chegada agressiva do agronegócio. Willie Nelson pinçou a sugestão e uniu-se a Neil Young e John Mellencamp (os dois apresentaram-se na edição deste ano) para criar o evento que, em sua primeira edição, contou com a presença do velho Bob, em 1985. Em sua aparição surpresa, Dylan voltou para clássicos de seus anos mais emblemáticos e enfileirou três hinos: “Maggie’s Farm”, “Positively 4th Street” e “Ballad of a Thin Man” . Acompanhando-o, nada menos que três quintos dos Hearbreakers de Tom Petty: o guitarrista Mike Campbell, o tecladista Benmont Tench e o baterista Steve Ferrone, que não tocam juntos desde que seu líder deixou nosso plano. Dylan chegou a sentar-se numa banqueta quando chegou na última música (82 anos, bicho!), mas manteve o tom apocalíptico que lhe é característico, destruindo os arranjos originais de suas músicas em versões que passam pela gente com um trem de carga ou uma manada de búfalos. Ave, mestre!