Link – 15 de março de 2010

R$ SMS‘Só as pessoas muito pobres precisarão de moedas e cédulas’De olho em que não tem conta nem cartão de créditoÉ só aproximar o celular: prontoO mais importante é que nós gostamos de fazer internetSony apresenta o PlayStation Move • Câmara aprova projeto sobre e-lixoMovem-se as peças do tabuleiro de tabletsShuffleRick Roll soviético vira sensaçãoDesculpe o linguajar, mas…Google x FacebookVida Digital: Mark Surman, da Fundação Mozilla

Link – 25 de fevereiro de 2010

O antiAndroidComo é o Windows PhoneO que Bill Gates diria aos funcionários se ainda estivesse no comando: uma ficçãoTodos contra a ApplePor que você envia um texto para alguém?Flerte pelo Twitter? Conheça o Flitters‘Operadoras vão tornar os celulares gratuitos’Nada de marchinhas: tocou, tem que pagarChatroulette extermina o tédioServidor: Net 3D, File Prix Lux, Facebook + PayPal e MySpace no GoogleKevin Smith não coube no voo e resolveu reclamarShuffle: Mass Effect 2, Guitar Hero online e scanner que digitaliza livros em MP3Novela Google Books se aproxima do fimVida Digital: Mães blogueiras

Link – 15 de fevereiro de 2010

Google e Facebook fazem tudo pelo socialConheça o Google BuzzFacebook de cara novaO brasileiro do Google BuzzUm erra onde o outro acertaHá smartphones que têm mais cara de ‘dumbphone’Novidades móveis em BarcelonaUsabilidade garante sobrevida de netbook‘Bioshock 2’ mete mais medo que o primeiroParem tudo! ‘No More Heroes 2’ voltou pesado‘Flattr quer contornar a necessidade de pirataria’O Google quer entrar no meio da sua conversaFinanciamento esvazia lan houses50 milhões hipnotizados por BejeweledCem pessoas querem Orkut OuroBiblioteca Britânica de graça no KindleVida Digital: Jason Rohrer

Google Buzz e o Facebook

Meus dois centavos sobre o Google Buzz…

Um erra onde o outro acerta

Lembra de quando o Google apareceu? Seu visual clean mostrava que não eram necessários todos aqueles links e diretórios – característicos do Yahoo, o grande mecanismo de busca dos anos 90 – em uma página dedicada apenas a procuras feitas online. A solução do Google era um ovo de Colombo: só com um campo de busca sob um logo colorido, ele relembrava a todos que menos era mais.

Lembra de quando o Facebook apareceu? Seu visual clean mostrava que uma rede social não precisava parecer uma penteadeira de madame (o MySpace) nem uma sala de pré-escola (o Orkut). A solução do Facebook foi arquitetônica nos dois sentidos: ao oferecer um ambiente em que se deve reter o público-alvo, o site apresentava-se agradável, organizado, hierárquico, cool. Tanto sua arquitetura de informação quanto seu acabamento visual têm exatamente o mesmo peso. O site deve ser fácil de ser entendido, utilizado e percorrido, além de, por que não, agradável.

Eis os dois gigantes da internet hoje em dia. E agora, ao lançar um serviço de mensagens instantâneas muito parecido com o Twitter integrado ao seu e-mail, o Google tenta se reinventar de olho em tempos mais – para usar uma palavrinha da moda– “sociais”.

Em outras palavras, assumiu que o Facebook – a maior rede social do mundo – é seu principal rival.

Mas entre o Buzz e uma rede social envolvendo todos os serviços e produtos Google, há um longo caminho. O serviço recém-lançado, no entanto, não é o primeiro flerte do gigante rumo a uma plataforma mais social. O YouTube e o seus Maps já têm elementos de rede social, seu Reader permite compartilhamento de conteúdo. Mas foi com o Buzz que o Google assumiu que quer mudar sua natureza.

Eis o problema central: o Facebook sempre foi uma rede social. É um ambiente murado, em que todos que querem estar ali concordam em ficar apenas ali. Já o Google é o oposto disso. Começou como uma porta de entrada para a internet e está aos poucos crescendo um muro ao redor dela. E se, para usar o Google, for preciso estar dentro destas paredes, muita gente vai pular fora.

Isso fora a questão da interface, que ainda é bisonha – confusa, feia, sem hierarquia, quase aleatória. Parece um rascunho do Google Wave. Não seria o caso de o Google lembrar de como era quando começou?

Talk nerdy to me

Daqui.

Sites que viraram livros

Outra que eu postei antes no Link.

A internet é uma droga

Patrick Moberg define bem os vícios modernos ao compará-los aos antigos. No link ele explica porque Twitter é cocaína, YouTube é tequila e Gmail é cafeína. E o 4chan, o que é? Heroína? Crack?

4:20

Link – 2 de novembro de 2009

Um novo capítulo na história do livro brasileiroQuinhentos anos depois, livro pode mudarOutros e-readersSaiba como funciona o KindleA volta online do pagode dos anos 90Navegando sem o mouse‘Antena’ de rádio mundial é cara demais no Brasil‘Gotas de Sabedoria’ em 140 caracteresPlasma de 50 polegadas transforma tudo em cinemaHeróis da Marvel saem no braço sem dó e com estilo em novo videogameCâmera da Samsung tem “modo miguxo”A versão hi-tech de “a primeira faz tchan”Robô elimina a hora do ‘xis’ para fotoGalaxy casa-se bem com o AndroidTrocando arcos e flechas pelo ativismo digitalComo o Twitter ajudou a Costa do Marfim a enfrentar o lixo tóxicoIranianos se arriscaram para twittar, diz ativistaO fim do Geocities encerra a saudosa era da web 1.0A ‘Facebookização’ do OrkutFacebook muda de cara e irrita usuáriosListas do Twitter ajudam a organizar fluxo de postsBrasil quer discutir lei sobre internet com internautasVida DIgital: Blogosfera policial

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