Everyone Stares – The Police Inside-Out – Police

, por Alexandre Matias

Spinal Tap às Avessas

É a vingança do chato da câmera. Com o dinheiro ganho ainda nos dias de garagem do Police, o baterista Stewart Copeland comprou uma super-8 e passou a filmar tudo que aconteceu com a banda – tudo mesmo – e ano passado compilou em um documentário mais de 50 horas dentro da banda que, no começo dos anos 80, passou de eficiente máquina de hits a grife pop com pretensões de dominação mundial. Assim, assistimos a um plano de atingir o topo das listas dar certo do ponto de vista de um de seus arquitetos. O resultado é primo de The First U.S. Visit, filme sobre a chegada dos Beatles aos EUA em fevereiro de 1964 compilado a partir de registros caseiros. A diferença é que o espanto com o sucesso (puro nos Beatles) parece vir com a sensação de certeza, sempre presente no olhar e no papo dos três integrantes. Para fãs da banda, é ouro em vídeo (há o momento de composição de “Do-Do-Do (Da Da Da)” no estúdio, dezenas de trechos de apresentações ao vivo, cenas da banda em países exóticos – com o Brasil – e Andy Summers com uma estilosa camisa do Corinthians!); para apreciadores de música pop é uma espécie de Spinal Tap às avessas, uma caricatura invertida do estereótipo do rockstar, em que tudo dá certo, mesmo no final. Além da raridade do material, as intervenções narradas pelo diretor Copeland em 2006, contextualizam a história da banda com nostalgia arrependida e cinismo franco raros neste universo de celebridades sorridentes.