Goma-Laca – Afrobrasilidades em 78 Rotações

goma_laca

Conforme prometido, eis aqui, em primeira mão no Trabalho Sujo, o filme que o mestre Eugênio Vieira fez das gravações do projeto Goma-Lama, concebido pelo Ronaldo Evangelista e a Biancamaria Binazzi em 2014. O projeto reúne artistas contemporâneo para resgatar músicas brasileiras que só foram registradas em acetatos de cera de carnaúba (ou goma-laca, daí o título). No documentário, vemos o maestro Letieres Leite conduzir os músicos Marcos Paiva, Hercules Gomes, Gabi Guedes e Sérgio Machado em uma viagem atemporal de uma conexão musical secular entre o Brasil e a África para receber vocais de Juçara Marçal, Russo Passapusso, Karina Buhr e Lucas Santtana. Saca só:

Goma-Laca, o filme, vem aí

gomalaca-filme

Nesta sexta-feira agora, Ronaldo e Eugênio lançam o filme Goma-Laca aqui no Trabalho Sujo. O filme registra o processo de arranjo e gravação do disco que o maestro Lettieres Leite gravou com Juçara Marçal, Russo Passapusso, Karina Buhr e Lucas Santtana em cima de músicas brasileiras que so foram registradas em discos de 78 rotações por minuto (falei do projeto em uma das minhas primeiras colunas na Caros Amigos). ” o filme é um olhar sobre o processo de criação e gravação do disco, Goma-Laca – Afrobrasilidades em 78 Rotações”, explica Eugênio. “A ideia de documentar foi do Ronaldo, que dizia que não poderíamos deixar de registrar o encontro do maestro Letieres Leite com os músicos Marcos Paiva, Hercules Gomes, Gabi Guedes, Sérgio Machado e cantores Lucas Santtana, Russo Passapusso, Juçara Marçal e Karina Buhr. E não deixamos. Quis registrar tudo que via, tudo que acontecia, mas sem atrapalhar o fluxo de criação da banda. Precisava em pouco tempo ganhar confiança dos músicos para que pudesse registra-los em momentos íntimos. Foram quatro dias testemunhando um encontro mágico e único.” Ronaldo também escreveu sobre o encontro no site do projeto.

O trailer está aí:

Filmei o show desse disco, que aconteceu no ano passado (Russo não pode vir e Duani o substituiu):

Garimpando vinil

garimpo-matias

Eugênio e Ronaldo estão fazendo uma série de vídeos sobre garimpar discos de vinil em sebos e já entrevistaram o Peba, o Maurício, o Gorky, o Bruno e o Yoka, além de mim, no vídeo abaixo.

 

O primeiro show dos Beatles em Londres: 18 pagantes

beatles-aldershot-00

A primeira vez que John, Paul, George e… Pete Best tocaram perto de Londres foi num show na cidade de Aldershot, na região metropolitana da capital inglesa. No show, o grupo dividiu o palco com Ivor Jay & the Jaywalkers, numa noite chamada de Big Beat Sessions, no Palais Ballroom. Mas a apresentação foi mal divulgada e o público daquela histórica noite foi de 18 pagantes – embora algumas fotos, tiradas por um certo Dick Matthews, tenham sobrevivido para contar a história, veja abaixo:

 

Marcelo Adnet e o Instagram

Lá vai ele de novo…

Dica do Cosko.

Cigarrettes ao vivo, 2012

Cosko registrou a clássica “Lips 2” na apresentação que Marcelo Collares fez em São Paulo, no meio do semestre passado.

Mila Kunis em 1993

Dica do Eugênio.

Todo o show: Nirvana ao vivo em Olympia, 1990

Esse foi o Cosko quem descolou.

Setlist abaixo:

 

Mais novidades nOEsquema: Ronaldo Evangelista e Vendo Foto

Conheço Ronaldo e Eugênio mais ou menos da mesma época, na virada do milênio, quando comecei a frequentar São Paulo com mais assiduidade pouco antes de mudar de vez pra cá. Ronaldo trabalhava na Bizarre, que ainda era uma loja de discos na Galeria do Rock, e Eugênio ainda clicava shows de bandas iniciantes e aos poucos ia se enveredando para apresentações maiores. Doze anos depois, tenho o prazer de apresentá-los nOEsquema: Ronaldo já é velho conhecido dos leitores deste site porque além de dupla no agora videocast Vintedoze (parceria que começou no falecido Comentando Lost e continuou pelas temporadas anteriores dos Anos Vinte, ainda só em áudio, o Vintedez e Vinteonze) também segura metade da já clássica festa ANALÓGICODIGITAL que fazemos na Trackers desde o ano passado. A vinda de Ronaldo já tava acertada há tempos, mas demorou porque a idéia era juntar os arquivos do seu antigo Vitrola com o blog que levava seu próprio nome no UOL. Já o Cosko deixou de ser fotógrafo de bandas indie pra ser apenas fotógrafo – e dos bons. Seu Vendofoto é um blog sobre fotografia – embora aos poucos ele vai enveredando pelo vídeo

Deixo aqui as boas vindas aos dois e o pedido pra que tratem bem deles – como toda turma dOEsquema, eles são demais.

“Separo, paro, comparo, paro, preparo, paro, disparo…”

Leo Cavalcanti e Tulipa, fantasiados de bicho, num clipe dirigido pela Nina, pelo Cosko e pelo Pedro.