Esquadrinho: Aline Zouvi

Retomando as atividades do meu programa sobre quadrinhos, desta vez conversa com a ótima Aline Zouvi, que apesar de rascunhar quadrinhos desde criança, só começou a produzir HQ a partir de seu trabalho na academia, quando estudava literatura na universidade. Começou a fazer seus fanzines e a aprender como aprimorar sua obra e torná-la conhecida no meio e no papo inevitavelmente falamos sobre isso – além de antecipar sua primeira grande narrativa, que ela ainda quer lançar este ano. Acompanhe seu trabalho no Instagram:

Assista aqui.  

Esquadrinho: Rafa Figueiredo (Defeito de Fábrica)

Mais uma edição do Esquadrinho, meu programa sobre histórias em quadrinhos, em que converso desta vez com um novato – que nunca havia feito HQ e aproveitou a pandemia para experimentar com umas tirinhas. Rafa Figueiredo lançou seu Defeito de Fábrica e aos poucos foi entendendo e conhecendo melhor o meio até criar a revista online XPTO e se dedicar cada vez a um hobby que está crescendo mais do que ele previa.

Assista aqui.  

Esquadrinho: Samanta Flôor

E na primeira edição do meu programa sobre quadrinhos de 2022, converso com a gaúcha Samanta Flôor, que também ilustra e tatua, além de fazer HQs. Falamos sobre suas influências, sobre a forma como ela lida com as redes sociais, dicas para quem está querendo entrar nesse meio e como ela lidou com o período da pandemia, além de falar de sua recém-lançada newsletter.

Assista aqui.  

Esquadrinho: Bruna Maia (Estar Morta)

Em mais um programa dedicado aos quadrinhos, puxo um papo com a Bruna Maia sobre seus quadrinhos antimachistas que reúne sob seu epíteto online Estar Morta, nas redes sociais, e inevitavelmente falamos sobre a questão de gênero neste meio. Bruna também fala sobre como a terapia lhe levou aos quadrinhos e também sobre seu primeiro livro, Parece que Piorou, que foi lançado na quarentena, mas que ela ainda quer lançar em evento presencial.

Assista aqui.  

Esquadrinho: Érico Assis

Em mais uma edição do meu programa sobre quadrinhos Esquadrinho, converso com Érico Assis, ele que começou apaixonado por HQ na infância para depois cobrir esta área em diferentes veículos e, finalmente, tornar-se um dos tradutores mais conhecidos e reconhecidos da área no Brasil.

Assista aqui.  

Esquadrinho: Rogério de Campos

Se o quadrinho brasileiro vive uma ótima fase, um dos responsáveis por isso é o grande Rogério de Campos, convidado da edição da vez do meu programa sobre HQ, o Esquadrinho. Autor das clássicas revistas Animal e General, fundador da Conrad Editora e atualmente à frente da Veneta, ele remonta sua trajetória enquanto comenta o momento crucial dos quadrinhos em meio à pandemia e à crise política atual.

Assista aqui.