Olha ela aí! Erykah Badu vem mais uma vez ao Brasil no início de novembro, quando fará quatro apresentações por aqui, uma em São Paulo (dia 6, no Espaço Unimed, com abertura da Luedji Luna), outra no Rio de Janeiro (dia 8, dentro do festival Rock The Mountain, que abriu data extra para receber a diva) e duas vezes em Salvador (dias 9 e 10, dentro do festival Afropunk). Os ingressos para o show de São Paulo começam a ser vendidos nessa sexta-feira, os de Salvador já estão à venda pelo Sympla e os do Rio começam a ser vendidos em breve.
Pude ver neste domingo as apresentações que Flávio Venturini, Lô Borges e Beto Guedes fizeram no Espaço Unimed, quando reuniram-se para reverenciar o legado de meio século do cânone musical mineiros inaugurado pelo clássico disco Clube da Esquina, assinado por Lô e por Milton Nascimento em 1972. O espetáculo A Música de Minas: 50 Anos, contudo, não foi uma apresentação conjunta e os três heróis de Minas Gerais só se reuniram uma vez no palco, no final do show intermediário da noite, quando Lô chamou Flávio e Beto para cantar “Para Lennon e McCartney”. Ao ser dividido em três partes, uma para cada protagonista, o que seria um espetáculo tornou-se um minifestival divdido em três estéticas e atitudes distintas que se esticou por mais de três horas, mas cada um dos shows teve seus momentos de brilho e destaque, cada um à sua maneira. Flávio, que foi do grupo O Terço e depois do 14 Bis, começou a noite com um tom mais jazz anos 80, entre a MPB e a música pop, passando por clássicos como “Espanhola”, “Todo Azul do Mar” e “Nossa Linda Juventude”, além de cantar “Clube da Esquina N°2”, faixa-título do segundo volume do clássico mineiro e ponto de intersecção literal entre sua carreira e a dos outros donos da noite, e “Mais Uma Vez”, que compôs com Renato Russo. Ele dividiu-se entre violão e teclados e ainda alcança os mesmos agudos vocais que atingia em seus tempos áureos. Lô Borges veio em seguida e fez a melhor apresentação da noite, puxando a sonoridade mais para o rock e conquistando o público com seu tradicional jeito solto e informal de se portar no palco, contando causos e falando sobre Coca-Cola enquanto desfilava um repertório imbatível, que além dos clássicos de sua lavra (“Trem Azul”, “Trem de Doido”, “Paisagem na Janela”, “Um Girassol da Cor de Seu Cabelo”, “Nada Será Como Antes”), ainda estreou uma música nova (‘Tobogã”, faixa do título que lança este mês) e visitou a parceria com Samuel Rosa e Nando Reis eternizada pelo Skank (“Dois Rios”). Beto Guedes, único com a voz idêntica às gravações clássicas, mexeu mais uma vez na estética sonora da noite – ficando entre o jazz e o rock dos anos 70 (com uns timbres de teclados dos anos 80) – e com foco maior em sua carreira solo, visitando “Canção do Novo Mundo”, “Sol de Primavera”, “O Sal da terra”, “Amor de Índio” e sua versão para “Till There Was You”, “Quando te Vi” – e foi o único a apresentar os músicos que o acompanhavam. Foi uma noite um pouco mais longa que o ideal (o show começou 20h30 e terminou quase meia-noite), mas valeu pela reverência a um legado fundamental para a canção brasileira.
Outro golaço da Balaclava! Depois de trazer o Tortoise pra tocar no Cine Joia, a gravadora indie paulistana subiu ainda mais o sarrafo ao anunciar duas datas dos Smashing Pumpkins no Brasil em novembro! O grupo liderado por Billy Corgan vem passando por uma fase de reabilitação, já tinha avisado que viria a Buenos Aires e a turnê The World is a Vampire joga luz em parte do repertório clássico da banda, com os sucessos dos anos 90, além de fazer com dois integrantes da formação original, o guitarrista James Iha e o baterista Jimmy Chamberlin. Os shows acontecem em Brasília (dia 1° de novembro, no Nilson Nelson) e em São Paulo (dia 3, no Espaço das Américas) e os ingressos começam a ser vendidos em breve – os de São Paulo começam a ser vendidos ainda esta semana, no dia 19, e os de Brasília ainda terão sua data anunciada. Resta saber se são os dois únicos shows da banda no Brasil e se haverá alguma atração de abertura nos dois shows… Quem você sugeriria para abrir para os Pumpkins?
Fui no segundo show que O Terno fez no Espaço das Américas em sua turnê de retorno e a apresentação manteve o riscado da noite de estreia, só que conseguiram ser mais compactos sem necessariamente sacrificar o conjunto da obra. Foram 29 canções distribuídas duas hora e vinte minutos, dez a menos que da noite anterior, e só uma mudança no repertório, quando “Bote ao Contrário” entrou no lugar de “Vamos Assumir”. E, como na primeira apresentação, o momento de ouro é quando os metais deixam o palco, mostrando que o entrosamento entre Tim Bernardes, Guilherme D’Almeida e Biel Basile é mais que musical e não apenas roqueiro, como dá para perceber, por exemplo, na versão ao vivo para “Eu Vou” – e isso era palpável ao cumprimentá-los após o show, quando mostravam-se realmente empolgados com a volta e com os próximos shows. Oxalá os inspire a compor um novo álbum, reforçando a tensão criativa entre os três. Voa Terno!
Valendo! Começou nessa sexta-feira a turnê de retorno do grupo O Terno, que encerra a série de shows de seu quarto disco, Atrás/Além, interrompida pela pandemia há quatro anos. Mas mesmo com tanto tempo sem tocar juntos, é recompensador ter a certeza de que a química entre Tim Bernardes, Guilherme D’Almeida e Biel Basile segue intacta – talvez ainda mais afiada. Os três se entendem musicalmente sem precisar olhar na cara um do outro – e quando o fazem percebem a certeza do som que estão fazendo, e a excitação de ter lotado o Espaço das Américas ajudava muito nisso. Por isso que meu momento preferido nas duas horas e meia de apresentação tenha sido quando o naipe de metais quase onipresente deixa o palco e os três podem fazer o som que é sua assinatura musical, nem que por apenas três canções (“Pra Sempre Será”, “Eu Vou” e “O Cinza”, esta última épica!). É óbvio que cordas, metais e mesmo o piano de cauda funcionam com a sonoridade do grupo, mas quando Tim rasga a guitarra solando, Peixe torna seu baixo uma âncora que sola (uma aparente contraditória mistura de John Entwistle com Peter Hook) e Biel trafega por seu set com graça e peso ao mesmo tempo a essência do grupo torna-se evidente – e suas auras brilham com a mesma intensidade – algo que era sublinhado visualmente com a ótima luz de Olívia Munhoz, que age como se fosse integrante do trio. A ênfase no disco mais recente (um irmão caçula do 4 do Los Hermanos, que insiste no percurso mais dócil da mistura de indie rock com MPB) acaba por tirar peso e eletricidade da apresentação, aproximando-a da sonoridade da carreira solo de Tim, o que reflete-se na escolha da única versão da noite, “O Sonhador”, de Leandro e Leonardo. E o que poderia ser um show de grandes sucessos da banda (afinal, os quatro anos sem subir no palco pediam) acabou pesando para a segunda metade da história da banda: foram 23 músicas do terceiro e quarto disco contra apenas cinco dos dois primeiros. Felizmente fecharam com “66”, primeiro hit do primeiro disco, que justamente colocou o dedo do grupo de volta na tomada, eletrizando a plateia ao final. E isso que só foi o primeiro da turnê…
Eis a íntegra do show que os Los Hermanos fizeram no Espaço das Américas no sábado passado.
O show teve duas horas de duração, “Anna Júlia” e o seguinte setlist:
“O Vencedor”
“Retrato pra Iaiá”
“Além do que se vê”
“Todo carnaval tem seu fim”
“O vento”
“Cadê teu suín-?”
“Do sétimo andar”
“Samba a dois”
“Condicional”
“Azedume”
“Pois é”
“Morena”
“Um par”
“O velho e o moço”
“A outra”
“Paquetá”
“Sentimental”
“Primeiro andar”
“Tenha dó”
“Descoberta”
“Deixa o verão”
“De onde vem a calma”
“Conversa de botas batidas”
“Último romance”
“A flor”
“Adeus você”
“Anna Júlia”
“Quem sabe”
“Pierrot”
Pra mim essa notícia não quer dizer muito, mas como tem uma galera que gosta…
Más notícias para dois bons festivais brasileiros. Segundo o jornal Destak, o Sónar deixa o Anhembi onde havia funcionado bem no ano passado para ir para o complicado Espaço das Américas e o festival Planeta Terra deste ano não deve acontecer no Jóckey Club, como no ano passado, indo para um lugar ainda menor. E como não há grande oferta de lugares em São Paulo…
Eu não gostei, mas teve quem gostasse, portanto…
Só fui porque minha mulher havia comprado ingresso, mas lá pelo meio do show ela me olhou com uma cara de “vamos embora” que encontrou meu sorriso aliviado. Já tinha visto o Morrissey ao vivo no ano 2000 e não tinha achado nada demais – pelo contrário, a impressão que fiquei do show do ex-vocalista dos Smiths foi tão ruim que quando começou o auê sobre sua segunda vinda ao país, nem pensei em consultar o calendário para ver que dia o show cairia. Doze anos depois, restava-me exercitar expectativa – cogitei a possibilidade de curtir um show que, talvez por má vontade, cogitaria que fosse chato.
Mas há de ter muita boa vontade. O show foi tedioso e sem graça, a maior parte das músicas de sua carreira solo são chatíssimas e as músicas dos Smiths foram tocadas com preguiça. “There is a Light That Never Goes Out” – a deixa perfeita para ir embora (veja o vídeo abaixo) – parecia ser o momento “Yellow Submarine” do show de Ringo Starr no ano passado, caso Ringo tivesse algum remorso de um dia ter sido um beatle. Nem as brincadeiras com o público (“gracias?”, para com isso…) fizeram jus à reputação do ídolo dos anos 80. De que adianta alertar o público que o príncipe Harry está no Brasil querendo nosso dinheiro em um show em que os ingressos chegavam a 400 reais?
Além disso, o Espaço das Américas devia ser interditado para shows de médio porte para cima – aquele lugar insalubre só deveria funcionar para eventos de fim de ano de empresa ou festas de formatura. Pobre do público que vai assistir aos Los Hermanos ali.
Morrissey – “There Is A Light That Never Goes Out”
Fiz mais vídeos, se alguém tiver alguma curiosidade…