O Ecossistema da Música: gerenciamento de carreira musical

Eis o segundo curso do Ecossistema Singles, a versão do curso Ecossistema da Música no Século 21 em que eu convido um professor para dar uma aula em uma noite sobre um assunto só – ao contrário do curso completo do Ecossistema em que converso com duas pessoas por dia durante duas semanas consecutivas (aliás, a programação do curso do próximo mês de julho está quase completa, já já falo dela por aqui). E depois da ótima aula sobre assessoria de imprensa com a Piky, chamei a Helô Aidar, da Ponmelo Produções Artísticas, que cuida das carreiras do Arnaldo Antunes, Tom Zé e Tulipa Ruiz, para falar sobre como gerir uma carreira de um artista de música, principalmente os primeiros passos. O curso acontece no dia 25 de junho e as inscrições já estão abertas no site do Espaço Cult.

Gerenciamento de carreira musical

O curso tem como objetivo mostrar o que é necessário para se gerir uma carreira musical do ponto mercadológico e econômico.

1) A produção é a alma do negócio

Como funciona o trabalho feito a partir da concepção da obra musical e qual é o papel de cada profissional nesta nova etapa da carreira do artista.

● O que é produção?
● A necessidade de se ter um produtor
● A dificuldade em se autoproduzir
● As diferenças entre RP, assessor de imprensa, produção na estrada e venda de shows

2) A consolidação de uma carreira

Como fazer o trabalho persistir? Como firmar um cenário que permita que o artista continue lançando discos e fazendo seus shows com alguma constância?

● Como lançar um artista atualmente
● Mídia física ou digital?
● Download gratuito: uma faca de dois gumes?
● Lançar-se no exterior
● A formalização da profissão e a criação de uma empresa

Depois do sucesso dos cursos O Ecossistema da Música no Século 21, o jornalista Alexandre Matias e o Espaço Revista Cult vêm apresentar um novo formato para quem quer entender as transformações no mercado na música. A versão Singles do curso Ecossistema traz aulas dadas em um dia por um professor, sempre com foco em uma determinada área.

As inscrições podem ser feitas lá no site do Espaço Cult.

É hoje! O Ecossistema da Música: divulgação e assessoria de imprensa

ecossistema-single

Começo nesta quinta-feira, a segunda fase do curso que coordeno no Espaço Cult, O Ecossistema da Música no Século 21, quando as discussões começam a se expandir para além do curso semestral que este ano acontece nas duas últimas semanas de julho (a programação oficial será anunciada na semana que vem, aproveite os últimos dias do desconto).

A partir deste semestre começamos aulas isoladas que tratam de assuntos específicos dentro do universo da música, sempre administradas por um único professor. A série de encontros Ecossistema Singles traz sempre um professor para falar de um único assunto e a primeira edição acontece nesta quinta-feira, quando vamos falar sobre divulgação e assessoria de imprensa para música com a minha querida amiga Mariana “Piky” Candeias, que já trabalhou com MTV, Warner, Abril Music, Trama, Deck e vários artistas independentes. Segue a ementa do curso:

Divulgação e assessoria de imprensa para música

O curso tem como objetivo oferecer as ferramentas necessárias para que o aluno possa fazer um bom planejamento de divulgação, levando em conta não só os grandes veículos, mas também as redes sociais e internet. A situação da mídia atual e do mercado de música serão os principais pontos explorados nas aulas.

1) O novo ecossistema da mídia e o artista do século 21

Qual a situação da música na midia de hoje? Qual a diferença do impacto da divulgação nos veículos tradicionais, na internet e nas redes sociais? Onde estão, hoje, os formadores de opinião?

● A importância dos veículos tradicionais
● Como utilizar a internet e mídias sociais
● Qual é o papel dos blogs
● Como abordar um formador de opinião
● Qual jornalista tem a ver com que tipo de trabalho

2) O passo a passo da divulgação

Qual o momento certo de um artista ter um assessor de imprensa? Como começar a divulgar um artista na imprensa musical? Há um cronograma básico?

● A hora de começar a divulgação
● Como abordar o jornalista
● A importância de um release
● O CD como cartão de visita
● O papel das fotos de divulgação
● Como divulgar shows e lançamentos

O curso pode ser feito tanto por quem quer divulgar o seu próprio trabalho quanto para quem quer aprender mais sobre essa vertente da comunicação neste novo século. As inscrições podem ser feitas lá no site do Espaço Cult e as vagas estão quase no fim!

O Ecossistema da Música: divulgação e assessoria de imprensa

ecossistema-single

E o curso que coordeno no Espaço Cult, O Ecossistema da Música no Século 21, começa a se expandir e além do curso semestral que este ano acontece nas duas últimas semanas de julho (anuncio a programação em breve, mas já dá pra se cadastrar no site com desconto) agora temos aulas isoladas que tratam de assuntos específicos dentro deste universo. A série de encontros Ecossistemas Singles traz sempre um professor para falar de um único assunto e para começar vamos falar sobre divulgação e assessoria de imprensa para música com a minha querida amiga Mariana “Piky” Candeias, que já trabalhou com MTV, Warner, Abril Music, Trama, Deck e vários artistas independentes. Segue a ementa do curso:

Divulgação e assessoria de imprensa para música

O curso tem como objetivo oferecer as ferramentas necessárias para que o aluno possa fazer um bom planejamento de divulgação, levando em conta não só os grandes veículos, mas também as redes sociais e internet. A situação da mídia atual e do mercado de música serão os principais pontos explorados nas aulas.

1) O novo ecossistema da mídia e o artista do século 21

Qual a situação da música na midia de hoje? Qual a diferença do impacto da divulgação nos veículos tradicionais, na internet e nas redes sociais? Onde estão, hoje, os formadores de opinião?

● A importância dos veículos tradicionais
● Como utilizar a internet e mídias sociais
● Qual é o papel dos blogs
● Como abordar um formador de opinião
● Qual jornalista tem a ver com que tipo de trabalho

2) O passo a passo da divulgação

Qual o momento certo de um artista ter um assessor de imprensa? Como começar a divulgar um artista na imprensa musical? Há um cronograma básico?

● A hora de começar a divulgação
● Como abordar o jornalista
● A importância de um release
● O CD como cartão de visita
● O papel das fotos de divulgação
● Como divulgar shows e lançamentos

O curso pode ser feito tanto por quem quer divulgar o seu próprio trabalho quanto para quem quer aprender mais sobre essa vertente da comunicação neste novo século. As inscrições podem ser feitas lá no site do Espaço Cult.