Mais uma vez Dua Lipa agrada ao público de um dos países por onde tem passado, rendendo uma versão de tirar o fôlego para um hit manjadaço. Foi assim nessa sexta-feira, quando, ao apresentar-se em Dublin, na Irlanda, preferiu não ir no óbvio, ao homenagear o U2 e, invertendo as letras, preferiu celebrar o maior hit de, como ela mesma disse antes de cantar a versão, “uma saudosa lenda irlandesa”, ao anunciar sua leitura para “Nothing Compares 2 U” que, apesar de escrita pelo Prince, tem sua versão definitiva gravada por Sinéad O’Connor, que morreu precocemente há dois anos. E, pra variar, Dua Lipa mostrou o quanto canta absurdamente em uma versão para se ouvir de joelhos.
No primeiro show que fez em Liverpool, Dua Lipa preferiu fugir da obviedade e fez uma versão para uma música que todo mundo conhecia, mas que poucos sabiam que tinha vindo daquela cidade. No show seguinte, nesta quarta-feira, ela preferiu escancarar a obviedade e foi em uma das músicas mais conhecidas do grupo mais conhecido da história da secular cidade portuária inglesa, pinçando “Hey Jude” dos Beatles em uma versão deslumbrante. Só faltou o Paul aparecer de surpresa, como fez há algumas semanas no show de Bruce Springsteen na mesma cidade, mas nem tudo é perfeito.
Na primeira apresentação em Liverpool de sua nova turnê, Dua Lipa preferiu não ser tão óbvia e homenageou uma banda que ninguém nem lembra que é da cidade, quando lembram da própria banda em si, que entrou para o imaginário coletivo graças a uma versão acelerada por Amy Winehouse para um de seus hits. No show de terça-feira, no entanto, ela preferiu tocar a versão original de “Valerie” e para isso chamou o vocalista dos Zuttons, Dave McCabe. Ficou massa:
E em sua segunda apresentação do estádio de Wembley em Londres, Dua Lipa recebeu ninguém menos que Charli XCX para cantar a música local que a cantora está fazendo a cada país que passa. Depois de chamar o vocalista do Jamiroquai na sexta, no sábado ela recebeu a própria rainha brat para cantar a faixa de abertura de seu disco do ano passado, “360”, num dos grandes momentos ao vivo deste ano. Que maravilha.
Dua Lipa segue desbravando territórios musicais à medida em que sua turnê passa por outros países, sempre cantando músicas de autores nativos dos locais pelos quais ela apresenta-se. Ela perdeu a oportunidade de cantar Kraftwerk em seu último show na Alemanha (preferindo cantar “Stolen Dance”, da banda alemã Milky Chance) e passou primeiro pela Holanda, quando cantou “Bloed, Zweet en Tranen” de André Hazes no primeiro show e “Scared to Be Lonely” pela primeira vez ao lado de seu parceiro no single de 2017, o DJ Martin Garrix; depois pela Itália, quando cantou “A Far L’Amore Comincia Tu” da cantora Raffaella Carrà; e finalmente pela Bélgica, quando cantou primeiro “Sensualité”, da cantora Axelle Red, depois “Un Jour Je Marierai Un Ange”, convidando o autor da canção Pierre de Maere, e finalmente “Fever”, quando fez dupla com a cantora Angèle, com quem gravou originalmente a canção. E no primeiro show que fez no estádio de Wembley, em Londres, nessa sexta-feira, ela convidou o próprio JK, do grupo Jamiroquai, para dividir vocais com ela na imortal “Virtual Insanity”. Coisa fina.
Neste fim de semana Dua Lipa voltou pra fazer mais duas datas na Alemanha, em Munique, e no primeiro show ela preferiu jogar no rasinho e em vez de cantar uma música em alemão, preferiu escolher um hit alemão cantado em inglês (como já havia feito ao pinçar uma dos Scorpions na semana retrasada), ao puxar a baladaça “Forever Young” do grupo Alphaville. Bom, mas podia ser melhor, hein…
E Dua Lipa passou pelo desafio tcheco ao cantar uma música local como tem feito em sua turnê, ao fazer duas datas na República Tcheca. Mas duas músicas diferentes seria um pouco demais até pra ela, por isso na segunda vez que ela cantou o hit “Na Ostří Nože”, da cantora local Ewa Farma, ela convidou a própria para dividir os vocais nesta noite.
E mais uma vez Dua Lipa passou pela França, desta vez em dois shows em Paris, quando cantou hits franceses no idioma local, como tem feito em todos os shows de sua turnê deste ano. E se nos shows anteriores, que fez perto de Lyon, ela cantou Daft Punk e Indila, desta vez nas duas datas em Paris ela foi ainda mais séria no tema, ao puxar na sexta-feira o hit da diva Alizée “Moi… Lolita” e depois no sábado o hit de outra diva, Vanessa Paradis, “Be My Baby”, que apesar do título em inglês é cantada na língua local. A próxima parada é mais tensa, pois ela fará dois shows… na República Tcheca! Assista às versões em francês abaixo:
Ainda não veio o Kraftwerk… Em sua segunda apresentação na Alemanha nesta terça-feira, em Hamburgo, Dua Lipa escolheu nada menos que “Wind of Changes” do Scorpions, para saudar o público local, como vem fazendo em cada show de sua recente turnê. Mas a esperança não morreu, agora ela volta pra mais duas datas em Paris e depois faz outras duas na República Tcheca para voltar para mais dois shows na Alemanha, em Munique. Aí talvez o cover de Kraftwerk saia (e eu aposto em “Das Model”, cantada em alemão mesmo).
A turnê mundial de Dua Lipa entrou no continente europeu na semana passada mantendo o padrão que ela estabeleceu quando passou pela Oceania, e após apresentar sua banda em “These Walls”, vai para um palco menor no meio da plateia para cantar músicas de artistas de cada país em que ela passa. Foi assim quando esteve em Madri, quando saudou Enrique Iglesias cantando “Héro” e emocionou a todos pinçando “Me Gustas Tu” do repertório de Manu Chao. Quando passou pela França, nos dois shows que fez na cidade de Auvergne-Rhône-Alpes, perto de Lyon, cantou primeiro, em francês, a balada “Dernière Danse” da cantora Indila, e depois “Get Lucky” da dupla Daft Punk. E começou essa semana com dois shows em Hamburgo, o primeiro esta segunda, quando atreveu-se a cantar em alemão – e saiu-se bem! – o hit mundial da cantora new wave Nena, a imortal “99 Luftballons”. Ela faz outro show na cidade nessa terça… Será que ela vai tocar Kraftwerk?