Meu camarada Carlos Albuquerque, o bom e velho Calbuque, está na equipe da recém-lançada edição brasileira da clássica revista norte-americana Esquire, que chega impressa ao Brasil em edições especiais. E no primeiro número, ele organizou uma enquete com um júri da pesada incluindo jornalistas, executivos da indústria e artistas (este que vos escreve incluso) para descobrir quais são os 20 discos mais importantes desde 2020 até hoje e o resultado (que pode ser visto abaixo) está nas bancas com um texto de apresentação do próprio Calbuque.
Com duas datas na Nova Zelândia, não era muito difícil prever que os dois shows que Dua Lipa faria naquele país trariam dois dos maiores hits neo-zelandeses de todos os tempos, embora poucas pessoas além dos fãs destes artistas saibam que estas músicas vieram lá das bandas da Oceania. Depois de cantar “Royals” da Lorde em seu primeiro show no arquipélago no meio do Pacífico na quarta passada, nessa sexta a cantora inglesa escolheu o irresistível hit oitentista “Don’t Dream is Over” do grupo Crowded House, com a presença do próprio líder da banda no palco, Neil Finn. E como sempre, ela fez bonito. Sua próxima parada acontece no fim de semana que vem, quando ela começa o braço europeu de sua turnê mundial, começando pela Espanha. Alguém chuta o que ela pode cantar?
Outra bola cantada desde o início: nesta quarta-feira Dua Lipa fez seu primeiro show da nova turnê na Nova Zelândia e na hora de cantar uma música de um artista local em seu show,.sacou nada mais nada menos que o cartão de visitas de Lorde, “Royals”, numa ótima versão. Nessa e-sexta tem mais um show dela naquele país e minha aposta vai pra “Don’t Dream is Over”, do Crowded House…
E nem é primeiro de abril porque a própria Dua Lipa que avisou! A diva dance baixa na América Latina entre novembro e dezembro, passando primeiro por Buenos Aires (dia 7 de novembro), depois por Santiago (dia 11), São Paulo (dia 15 no estádio do São Paulo), Rio de Janeiro (dia 22 no estádio do Botafogo), Lima (25), Bogotá (28) e Cidade do México (dias 1º e 2 de dezembro). Resta saber quais músicas ela vai cantar nessas praças… Mas digo apenas uma coisa: SÓ VEM!
Ê lá ela! Dua Lipa segue sua turnê pela Austrália e como fez nos shows em Melbourne mais uma vez celebrou um artista local, desta rendendo-se à balada-símbolo do INXS, “Never Tear Us Apart”, numa versão maravilhosa. Assista abaixo:
Mais uma da Dua: no terceiro show que fez na Austrália na abertura da turnê de seu disco mais recente, ela puxou outra homenagem a outra artista australiana ao cantar o hino imortal das pistas “Can’t Get You Outta My Head” de sua ídola Kylie Minogue – isso depois de cantar AC/DC num show e outra da Natalie Imbruglia no seguinte.
Ops, ela fez de novo: “Toda noite, em toda cidade, cantaremos uma música de um artista local”, disse Dua Lipa em sua segunda noite em Melbourne, na Austrália, logo depois de fazer um show em que cantou “Highway to Hell”. A australiana homenageada desta quarta-feira foi Natalie Imbruglia, com seu irresistível hit “Torn”. E, como fez na musica do AC/DC, a senhorita Lipa fez bonito e mostrou que não está no lugar que está à toa. Resta saber se essa tática pode reverter o jogo de ter lançado um disco fodíssimo no ano da pandemia e em seguida lançado um disco sem graça que agora começa a circular ao vivo. Parece uma boa tática, mas vamos ver…
E a Dua Lipa que começou a turnê de seu disco Radical Optimism nesta segunda-feira em Melbourne, na Austrália, chutando a porta ao homenagear os heróis locais AC/DC numa versão bem foda de “Highway to Hell”? Se ela continuar nesse rumo, essa turnê vai render mais que o disco… Assista abaixo:
Quando Dua Lipa lançou seu clássico instantâneo das pistas, em 2020, foi atropelada, como todos nós, pela pandemia e o que poderia ser um colosso dançante para entrar no imaginário coletivo tornou-se um disco escapista para aquele ano pesadelo em que mergulhamos a partir daquele fatídico março. Sem a possibilidade de fazer shows, ela em vez de optar por lives, propôs uma versão remota do programa Tiny Desk, da emissora pública norte-americana NPR, como um clipe em movimento do que poderiam ser suas apresentações ao vivo, transformando sua edição do programa em um acontecimento online que fez parte do planeta se acabar de dançar mesmo recluso socialmente. A expectativa para o sucessor de Future Nostalgia aumentou quando o homem Tame Impala logo Kevin Parker apareceu na ficha técnica, mas infelizmente Radical Optimism, lançado no início do ano, soa como assistir pela rede de segurança uma trapezista que achávamos que estava voando, com boas músicas mas nada nem remotamente parecido com o assombro dance que foi o disco de quatro anos atrás, quase como uma versão de si mesma gerada por inteligência artificial – funciona, mas parece que não tem alma. E isso foi endossado quando ela voltou ao programa que bateu recorde de audiência em sua aparição em 2020: a nova edição do programa traz versões que parecem soar chochas comparadas às músicas originais, que no entanto só revelam sua fragilidade musical, tornando o programa tão esquecível quanto o anterior fora memorável. Uma pena.
E um dos discos do ano não para de crescer. Primeiro Charli XCX lançou uma versão com três faixas a mais de seu Brat chamando-a de Brat and it’s the Same But There’s Three More Songs so It’s Not e agora acaba de anunciar outra versão, desta vez batizada de Brat and It’s Completely Different But It’s Also Still Brat, que funcionará como um disco de remixes em cima do disco original. A nova versão de “Talk Talk” que conta com Troye Sivan e Dua Lipa, anunciada no início da semana e que já está nas plataformas digitais, é apenas a ponta do iceberg de um disco que ainda terá versões novas para “360” (esta com Robyn e Yung Lean), “Von Dutch” (um remix feito pelo produtor A.G. Cook com a participação de Addison Rae) e as versões de “Girl So Confusing” com Lorde e “Guess” com Billie Eilisih. Mas estas quatro são apenas um quarto do disco inteiro, cuja relação das faixas foi anunciada apenas com a numeração de cada uma delas (a faixa 2 chama-se “Track 2” e por aí vai), o que indica que virão novas participações – e talvez novas músicas – no lançamento que chega ao público dia 11 de outubro. O detalhe é que no site dela há um produto anunciado para o dia 17 próximo (terça que vem) representado apenas por um cadeado. Ah, aí tem…