Jay Z sobre a guerra contra as drogas

epicfail

O New York Times convidou o Jay Z para narrar aquela velha história que a gente já sabe: como a política de tratar drogas como problema de polícia e não de saúde trouxe mais problemas que soluções. As ilustrações são de Molly Crabapple.

Diga não à Guerra contra as Drogas – em números

just-say-no-to-war-on-drugs

O assunto já pode ser considerado velho, mas ainda tem muito chão até isso virar verdade.

Too cool to do drugs

toocooltododrugs

Este infame lápis lançado no auge da guerra contra as drogas nos anos 90 trazia a mensagem Too Cool to Do Drugs escrita de tal forma que, ao ser apontado, transformava-se em Cool to Do Drugs, to Do Drugs, Do Drugs e finalmente apenas Drugs. Na época, o lápis foi recolhido após ser lançado, mas a loja BRRYBNDS resolveu relançá-los. Compre aqui. Vi no Laughing Squid.

Tumblr do dia: Apreensão e arte

apreensaoearte-0b

apreensaoearte-0a

apreensaoearte-0c

apreensaoearte-0d

Um tumblr dedicado a fotos “artísticas” de apreensões policiais. Tem outras aí embaixo.

 

Uma terça-feira, dois eventos online, duas cidades e OEsquema

OEsquema em dose dupla nessa terça-feira. No Rio, eu e o Bruno estaremos nos bastidores do Prêmio Multishow desse ano que ajudamos a redesenhar – os shows começam às 21h45 pela emissora fechada, mas nós iremos acompanhar de perto a discussão do Super Júri (formado por André “Cardoso” Czarnobai, André Forastieri, André Midani, Katia Lessa, Marcelo Castello Branco, Miranda, Pablo Miyazawa, Pedro Seiller, Ricardo Alexandre, Roberta Martinelli e Sarah Oliveira), que será transmitida integralmente pela internet.

Já em São Paulo, o bom e velho Camilo Rocha representa OEsquema na inauguração de mais um novo blog da casa – o Pense Livre, uma rede de discussão sobre a política em relação às drogas estréia seu canal de contato com o grande público a partir de um evento que acontece agora à noite, no Itaú Cultural, em São Paulo. Camilo já fazia parte do grupo antes mesmo de entrar para OEsquema, no ano passado, e foi ele quem fez a ponto entre nosso site a rede em si, cujo blog trará novidades do mundo todo sobre como diferentes países tratam a questão da legislação em relação às drogas. O evento também será transmitido online a partir das 19h30 pelo próprio site do Pense Livre nOEsquema.

Aparentemente, os dois eventos não têm muita relação – como se o parentesco com OEsquema fosse apenas genético pois alguns integrantes publicam no site. Mas, juntos, começamos a mostrar que, mais do que falar de programas de TV, modinhas de internet, bandas semidesconhecidas e links legais, estamos, todos (blogueiros e leitores, vocês também têm sua parcela de culpa) ampliando o horizonte do público brasileiro, trazendo novos assuntos, temas e pontos de vista e subindo o nível da discussão numa hora crucial para o país.

Marcos Piangers e as drogas pesadas: CROCS

DENÚNCIA:

Se você não conhece o Piangers, o azar é seu.

“Seu filho está lidando com artes pesadas”

Bem boa a campanha do College for Creative Studies.

A Encyclopaedia Britannica e as drogas

Esse filme de 1951, produzido pela Encyclopaedia Britannica, foi desenterrado do Internet Archive pela Atlantic.

Lego = droga?

Que viagem esse comercial antidrogas dos anos 70…

Nossa Senhora do Crack

Enquanto isso, no centro de São Paulo… “Fumai por nós?”

O engraçado é que o autor da obra também é o autor da notícia, que veio à baila graças ao canal Você Repórter do Terra.