Primeiro programa com um convidado, eu e Tomaz Paoliello recebemos o professor Paulo Pereira, colega de Tomaz no Departamento de Relações Internacionais da PUC de São Paulo, para conversar sobre o assunto de sua especialização: a questão sobre como governos do mundo todo lidam com o tema das drogas. Mas para contextualizar, optamos por voltar no tempo, às raízes do proibicionismo contemporâneo, para entender como ele deu origem à infame guerra às drogas, que tem desdobramentos muito mais complexos do que a simples forma como as pessoas expandem sua consciência e a relação deste direito com a repressão estatal.
O New York Times convidou o Jay Z para narrar aquela velha história que a gente já sabe: como a política de tratar drogas como problema de polícia e não de saúde trouxe mais problemas que soluções. As ilustrações são de Molly Crabapple.
Este infame lápis lançado no auge da guerra contra as drogas nos anos 90 trazia a mensagem Too Cool to Do Drugs escrita de tal forma que, ao ser apontado, transformava-se em Cool to Do Drugs, to Do Drugs, Do Drugs e finalmente apenas Drugs. Na época, o lápis foi recolhido após ser lançado, mas a loja BRRYBNDS resolveu relançá-los. Compre aqui. Vi no Laughing Squid.
Um tumblr dedicado a fotos “artísticas” de apreensões policiais. Tem outras aí embaixo.
OEsquema em dose dupla nessa terça-feira. No Rio, eu e o Bruno estaremos nos bastidores do Prêmio Multishow desse ano que ajudamos a redesenhar – os shows começam às 21h45 pela emissora fechada, mas nós iremos acompanhar de perto a discussão do Super Júri (formado por André “Cardoso” Czarnobai, André Forastieri, André Midani, Katia Lessa, Marcelo Castello Branco, Miranda, Pablo Miyazawa, Pedro Seiller, Ricardo Alexandre, Roberta Martinelli e Sarah Oliveira), que será transmitida integralmente pela internet.
Já em São Paulo, o bom e velho Camilo Rocha representa OEsquema na inauguração de mais um novo blog da casa – o Pense Livre, uma rede de discussão sobre a política em relação às drogas estréia seu canal de contato com o grande público a partir de um evento que acontece agora à noite, no Itaú Cultural, em São Paulo. Camilo já fazia parte do grupo antes mesmo de entrar para OEsquema, no ano passado, e foi ele quem fez a ponto entre nosso site a rede em si, cujo blog trará novidades do mundo todo sobre como diferentes países tratam a questão da legislação em relação às drogas. O evento também será transmitido online a partir das 19h30 pelo próprio site do Pense Livre nOEsquema.
Aparentemente, os dois eventos não têm muita relação – como se o parentesco com OEsquema fosse apenas genético pois alguns integrantes publicam no site. Mas, juntos, começamos a mostrar que, mais do que falar de programas de TV, modinhas de internet, bandas semidesconhecidas e links legais, estamos, todos (blogueiros e leitores, vocês também têm sua parcela de culpa) ampliando o horizonte do público brasileiro, trazendo novos assuntos, temas e pontos de vista e subindo o nível da discussão numa hora crucial para o país.
Esse filme de 1951, produzido pela Encyclopaedia Britannica, foi desenterrado do Internet Archive pela Atlantic.
Que viagem esse comercial antidrogas dos anos 70…